Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 28 de maro de 2024

7 de março de 2019| , ,

Especial: Dia Internacional da Mulher

Artigos, pensamentos, comentários, ação, e um vídeo exclusivo na pauta deste 8 de março.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

Clique para assistir ao clipe: mulher, professora, neste 8 de março de 2019.

 

Mulheres no mundo: para a ONU, o tema do Dia Internacional da Mulher será tecnologia e inovação

“A inovação e a tecnologia trazem oportunidades sem precedentes. No entanto, as tendências atuais indicam que as lacunas digitais estão se ampliando e que as mulheres estão representadas de maneira insuficiente nos campos da ciência, tecnologia, engenharia, matemática e design“, diz trecho da nota. “Isso impede desenvolver e influir no desenvolvimento de inovações sensíveis ao gênero que permitam alcançar benefícios transformadores para a sociedade.” Leia mais aqui.

 

 

Março das Mulheres: PEC da Previdência implode o sonho de 2,1 milhões de professoras

Dos 2,5 milhões de professores que atuam na educação no Brasil, 2,1 milhões são mulheres e fazem parte da maioria de 85% de profissionais que trabalham dando aula nos três níveis da chamada Educação Básica (infantil, com alunos de até cinco anos de idade; fundamental, com alunos de 6 a 14 anos; e médio, com alunos de 15 a 17 anos), segundo o censo do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A Reforma da Previdência, apresentada na PEC 6/19 pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia Paulo Guedes, ignora as peculiaridades, o cotidiano e o desgaste da profissão ao estabelecer regras que obrigam as professoras a continuarem dando aulas, em muitos casos, depois dos 70 anos de idade para conseguir um valor razoável de aposentadoria. Leia mais aqui.

 

Dia da Mulher: Professoras lideram o ranking das ocupações femininas

 A maioria das mulheres está concentrada em ocupações relacionadas a serviços administrativos, de educação e saúde. Segundo dados mais recentes da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), em 2016, as principais profissões desempenhadas por elas eram a de auxiliar de escritório, assistente administrativo, vendedora do comércio varejista e faxineira. No entanto, apesar de não aparecerem entre as cinco principais ocupações femininas, as professoras lideram o ranking das profissões ocupadas por mulheres. Isso ocorre porque, na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), a atividade de professora se divide em 76 especialidades e, quando agrupadas, totalizam 3,1 milhões de profissionais registrados na Rais em 2016, sendo que as mulheres são responsáveis por 2,3 milhões de vínculos. Leia mais aqui.

 

 

Opinião: Ser mulher professora, pesquisadora e escritora

 “Não deveria ser assim, mas, infelizmente, há uma grande dificuldade em conciliar a vida familiar e as duras exigências da vida acadêmica. Muitas vezes, as mulheres não têm o apoio de companheiros e da própria família de origem.” Leia mais aqui.

 

 

 

CINCO FILMES MARCANTES PARA ESTE DIA DA MULHER 2019

Nosso crítico de cinema realizou uma seleção especial de filmes –  entre documentários e ficção – para divertir e aprofundar o debate neste 8 de março. Veja aqui as nossas recomendações. 

 

MENSAGENS DOS SINDICATOS INTEGRANTES

Sinpro Santos

 

Sinpaae Ribeirão Preto

 

Sinpro Jundiaí
Sinpro SP
Sintee Presidente Prudente

 

Sinpro Osasco

Sinpro Campinas, uma série aqui: https://youtu.be/2twwsspZgXA

 

.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio