5 de fevereiro de 2021|

Campanha 2021: hora das assembleias!

Mais do que campanha salarial: é hora de defesa de direitos e o principal deles é a defesa da vida!

SESI/SENAI: PROFESSORES
DEFENDEM PAUTA PELA VIDA

(Atualização 11/02)  Na assembleia de professores do Sesi/SP realizadas esta semana em todo o Estado houve unanimidade na aprovação de uma série de reivindicações que vão além da renovação ou aperfeiçoamento de cláusulas do seu acordo coletivo de trabalho: diante da situação crítica provocada pela pandemia do coronavírus e da volta às aulas precipitada determinada pelo governo estadual, as professoras e professores formularam uma ‘pauta pela vida’, com itens específicos à defesa de sua saúde e condições de trabalho diante da covid-19.

As propostas da pauta pela vida foram apresentadas pelos sindicatos integrantes da Federação dos Professores de São Paulo-Fepesp, que nesta quinta-feira (11/02) foram reunidos em reunião virtual para consolidar os itens de pauta de reivindicações apresentados nas assembleias e consolidá-los em uma pauta unificada.

As medidas emergenciais da ‘pauta pela vida’, bem como a pauta de reivindicações para a renovação do acordo coletivo, serão protocoladas nesta sexta-feira, dia 12, junto à direção do Sesi/SP.  O protocolo dessas pautas deverá dar início ao processo negociação entre a Federação e o Sesi e incluem também propostas de reajuste salarial dos professores.

 

(atualização 10/02) Nas assembleias de professores e técnicos de ensino no Sesi/Senai de SP  desta quarta-feira, dia 10 em todo o Estado, o comparecimento foi maciço. Os professores discutiram a volta às aulas presenciais e a pauta de reivindicações, que os Sindicatos irão se reunir amanhã para consolidar as propostas apresentadas, discutir os encaminhamentos e unificar as pautas

 

Pauta unificada, agora vamos defender direitos na negociação

 

Rodada de Assembleias – Os sindicatos integrantes da Fepesp já iniciaram a programação de assembleias para o início desta Campanha 2021: confira no seu sindicato a data, horário e o link para as assembleias.

As assembleias nesta rodada serão virtuais. A intensidade da pandemia do coronavírus não permite a aglomeração de assembleias presenciais. Cada sindicato irá agendar e disponibilizar links para os ambientes de reunião virtual – que permitem a discussão e votação de itens, pautas e cláusulas por meio de chat.

Neste ano, a campanha será pela renovação da Convenção Coletiva da Educação Básica e dos Acordos Coletivos de Trabalho no Sesi, Senai e Senac em São Paulo. Na Educação Superior, há concordância entre os negociadores pela extensão da convenção coletiva por dois anos.

 

Saúde, o maior dos direitos  –  entre as muitas cláusulas das nossas convenções e acordos coletivos, batalhadas, negociadas e definidas já há muitos anos, o direito à preservação da saúde dos profissionais de educação sempre foram as mais importantes.

Nisso se incluem as férias e o recesso de professores, para preservar nossa sanidade, adicionais por trabalho noturno, seguros de vida em grupo, estabilidade no emprego para portadores de comorbidades, duração de aulas, abono de faltas para ir ao médico. E outras.

É o mesmo caso da proteção dos educadores nesta pandemia. Mesmo antes da campanha, a Federação dos Professores assegurou na Justiça a proteção aos educadores em grupos de risco ou que residam com pessoas nos grupos de risco. Por liminar, em nenhum dos casos, os educadores não podem ser convocados para a participação em atividades presenciais enquanto permanecer a emergência sanitária desta pandemia.

E, por isso mesmo, nesta campanha salarial, além de nossa pauta de reivindicações, e da defesa dos direitos que já estão conquistados e incluídos, iremos defender nosso direito à saúde, na forma de condições seguras de volta às aulas. É seu direito: vírus não, saúde sim!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio