Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 29 de maro de 2024

28 de janeiro de 2020

28/01 – ProUni suspenso, assembleia na Metodista, saúde mental do professor, e mais.

.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

Uso da ciência de dados nas escolas traz benefícios para a educação
Ebc; 27/01
http://bit.ly/2GAHVEh

Saber filtrar e extrair informações relevantes de uma grande quantidade de dados pode trazer novas possibilidades para a educação. Uma boa análise dos dados de cada aluno é capaz de melhorar a própria aprendizagem, explica a doutora em psicologia social, Paula Oliveira, em entrevista ao Revista Brasil.

Frota pede afastamento imediato de Weintraub da Educação
Metrópoles; 27/01
http://bit.ly/2U4oHPq

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR), nesta segunda-feira (27/01/2020), que afaste “imediatamente” o ministro da Educação, Abraham Weintraub, do cargo. O parlamentar também solicitou que o titular da pasta seja investigado por improbidade administrativa.




Número de professores que pedem demissão da USP dispara
Folha de S.Paulo; 28/01
http://bit.ly/2U9uun7

O número de professores que pedem para sair da mais prestigiada universidade do país deu um salto nos últimos três anos.

De 2017 a 2019, 73 docentes pediram exoneração da USP, e 70 solicitaram afastamento não remunerado, mostram dados obtidos pela Folha após pedido feito com base na Lei de Acesso à Informação.

MEC suspende inscrições do Prouni por tempo indeterminado
Folha de S.Paulo; 27/01
http://bit.ly/2O6Fyxf

O Ministério da Educação informou nesta segunda-feira (27) que vai suspender por tempo indeterminado a abertura das inscrições do Prouni, programa que oferta bolsas a estudantes em instituições privadas do ensino superior.

A pasta atribui a medida à decisão judicial que manteve suspensa a divulgação dos resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Agenda das Centrais tem ato na Fiesp e protesto contra filas no INSS
Agencia Sindical; 27/01
http://bit.ly/2vuC5Cj

Reunidas na manhã desta segunda (27) no Dieese, representantes das Centrais Sindicais definiram calendário de lutas para iniciar o ano. A primeira atividade da agenda será ato em frente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

A manifestação ocorrerá no próximo dia 3 (segunda), às 10 horas, durante visita de Bolsonaro ao presidente da Fiesp, Paulo Skaff.


 

Assembleia Metodista
Sinpro Abc; 27/01
http://bit.ly/2Rx65G4

Sinpro RS: Entidades lançam campanha Saúde Mental é uma Questão Sindical
Contee; 27/01
http://bit.ly/311MSzA

O Sinpro/RS, em parceria com a ADUFRGS, Cpers, lançou a “Campanha Saúde mental é uma questão sindical”, em oficina integrante da programação oficial do Fórum Social das Resistências. As entidades articulam uma rede de sindicatos e profissionais para debater e apoiar docentes nas questões de Saúde Mental, inicialmente em Porto Alegre. A ideia começou a se concretizar na quarta-feira, 22 de janeiro, durante a oficina.

Prazo para requerer a primeira parcela do 13º Salário vai até 31 de janeiro
Sinpro Campinas; 27/01
http://bit.ly/37A3gd6

O professor que pretende receber a metade do 13ª salário junto com as férias de julho de 2020, tem até o dia 31 de janeiro para requerer o benefício. O direito é assegurado pelo art. 4º. do Decreto 57.155 de 03/11/1965 e se estende a toda categoria.

Unisant’Anna e Faculdades Oswaldo Cruz condenadas na Justiça do Trabalho
Sinpro SP; 27/01
http://bit.ly/37BPGG3

Duas ações movidas pelo departamento jurídico do SinproSP, duas vitórias na Justiça e o reconhecimento dos direitos aos professores da Unisant’Anna e das Faculdades Oswaldo Cruz.

A Unisant’Anna foi condenada a pagar multa por atraso nos salários e no 13º, como garante a Convenção Coletiva, e a depositar o Fundo de Garantia não recolhido.

A sentença do processo contra as Faculdades Oswaldo Cruz determina, além do pagamento do 13º relativo a 2018 e do depósito de FGTS, multa por descumprimento da Convenção Coletiva.

Coronavírus: cuidados são importantes, mas não é caso para pânico
Rede Brasil Atual; 27/01
http://bit.ly/2tNphXm

“(O novo coronavírus) É preocupante, com certeza. As autoridades internacionais têm de prestar atenção, desenvolver ações de vigilância, mas não é tempo de se desesperar”, avalia o infectologista e diretor do Sindicato dos Médicos de São Paulo Gerson Salvador.

A nova mutação do Coronavírus, surgido na cidade chinesa de Wuhan, tem grande capacidade de contaminação e se tornou notícia no mundo todo, trazendo preocupação à população. Até o momento, foram confirmados 2.700 casos da doença na China, com 81 mortos (cerca de 3%). Outros países registraram casos do Coronavírus, mas sem registro de mortes.

MG tem nova suspeita de coronavírus em Belo Horizonte
Veja; 27/01
http://bit.ly/2tNphXm

O governo de Minas Gerais trabalha com a suspeita de um caso de coronavírus em Belo Horizonte, o segundo em menos de uma semana. A paciente, uma mulher de 22 anos, estava em viagem à China e, de acordo com pessoas próximas ao caso, desembarcou na capital mineira vinda de Wuhan, cidade onde o vírus se originou e que está isolada pelo governo chinês. O país asiático registrou 81 mortes pelo coronavírus até o momento.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio