Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 20 de abril de 2024

17 de março de 2021

17/03 – Dois mil setecentos e noventa e oito mortos por covid em 24h, patronal da educação básica quer voltar a 2018, Rio cancela aulas presenciais, e mais: o grande segredo das máscaras PFF2 e N95

.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]
Fazem de conta que covid não existe e querem voltar no tempo, retrocedendo a direitos de 2018. Pode?
Campanha Salarial 2021, leia aqui:  http://bit.ly/3eN5RXo

 

CORONAVÍRUS

Brasil registra 2.798 mortes por Covid em 24 h, recorde da pandemia
Folha de S. Paulo; 15/03
http://bit.ly/3ePJ8KCO Brasil teve mais um dia de recordes trágicos, com o registro de 2.798 mortes por Covid, o maior número de vidas perdidas em 24 horas de toda a pandemia. O valor significa quase 1 morte a cada 30 segundos.

As mortes registradas nesta terça-feira (16) superam as dos ataques às Torres Gêmeas (2.750), em Nova York, em 11 de setembro de 2001, segundo a Enciclopédia Britannica. Quase 3.000 pessoas ao todo morreram nos ataques daquele dia nos EUA.

Desde o início da pandemia, o Brasil registrou 282.400 óbitos. Nesta terça-feira (16), também foram registrados 84.124 novos casos da Covid e, com isso, o total de infecções desde o início da pandemia chegou a 11.609.601.


Rejeição a Bolsonaro na condução da crise sanitária chega a 54%, diz Datafolha
Valor Econômico; 17/03
http://glo.bo/2Q5V68k

Em meio à sequência de recordes diários na média móvel de casos de coronavírus e com o país se aproximando do patamar de 3 mil mortes por dia – foram 2.798 nesta terça-feira –, mais da metade dos brasileiros, pela primeira vez, rejeitam a gestão do presidente Jair Bolsonaro na condução da pandemia. Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta terça-feira pelo jornal “Folha de S. Paulo” mostra que 54% da população avaliam como ruim ou péssima a atuação presidencial na crise sanitária.

Em outro dado colhido pelo instituto, 44% reprovam o governo como um todo – eram 40% no fim de janeiro.

 


Ministro da Educação diz que pediu prioridade na vacinação de professores: ‘Eu creio que (?) para abril’
Yahoo; 16/03
http://bit.ly/3tzmTg1

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse nesta terça-feira (16) que pediu ao ainda ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, prioridade na vacinação de professores contra a Covid-19. De acordo com Ribeiro, o objetivo é acelerar a retomada das aulas presenciais.

Na manhã desta terça (16), Ribeiro foi ao Ministério da Saúde para conversar com Pazuello, que também recebeu o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que assumirá o cargo na pasta, para tratar de assuntos sobre a transição.

 

VOLTA ÀS AULAS?

Rio adia volta às aulas presenciais na rede municipal
Folha de S. Paulo; 17/03
http://bit.ly/30SgWhS

A segunda fase do retorno às aulas presenciais da rede municipal de ensino no Rio de Janeiro foi adiada em duas semanas. A cidade vive recorde de pedidos de internação em UTIs, que estão próxima do limite.

Com o adiamento, estudantes do 3º ao 6º ano e do 9º ano do ensino fundamental vão permanecer em ensino remoto. Os alunos voltariam para as salas de aulas nesta quarta-feira (17).

Professores de São Paulo fazem carreata da educação contra aulas presenciais
Reconta; 16/03
http://bit.ly/3qQIDlP

Pedindo vacinas e condições seguras de trabalho, professoras e professores da cidade de São Paulo fizeram uma carreata nesta terça-feira (16) motivada pela decisão do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, de antecipar o recesso escolar para a fase emergencial da pandemia.

 

CAMPANHA SALARIAL 2021

Fepesp; 16/03
http://bit.ly/3rVi5kt

Já está praticamente concluída a discussão para renovação do acordo coletivo de trabalho para professores do Sesi e técnicos de ensino o Senai de São Paulo nesta Campanha Salarial 2021. Há consenso sobre a renovação da maior parte das cláusulas do acordo atual, como ficou estabelecido na sessão de negociação desta terça-feira, 16/03, entre a comissão de negociação coordenada pela Fepesp e os representantes do Sesi/Senai.

Fique atento – sindicatos deverão convocar assembleia para deliberação de todas as propostas.

 

Fepesp; 16/03
https://youtu.be/SepdlfOliqk

Patronal da Educação Básica quer voltar no tempo, aplicar direitos de 2018, esquecer que houve greve (justamente) em 2018 e dissidio em 2020. E faz de conta que não há covid, recusando discutir medidas de proteção a professores e funcionários. Fique alerta e saiba tudo cobre a negociação da campanha salarial 2021 no Minuto Fepesp de desta quarta-feira, 17/03, aqui.

 


TRABALHO

Campanha de fortalecimento de sindicatos é lançada pela CTB
Agência Sindical; 16/03
http://bit.ly/30QyfQf

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) lança no dia 22 a Campanha de Fortalecimento das Entidades Sindicais. Com abrangência nacional, a iniciativa visa fortalecer as entidades de classe nas lutas por direitos.

Mobilização – A Campanha “Sem Sindicato, seu Direito Desaparece” é uma iniciativa da CTB com sindicatos afiliados. A direção da Central pede que os dirigentes enviem seus logos em alta resolução para o e-mail presidencia@ctb.org.br para que sejam confeccionadas as peças de divulgação pelas redes sociais.

 

Indústria e serviços puxam abertura de 260 mil vagas no Caged em janeiro
Valor Econômico; 16/03
http://glo.bo/38Q15Vs

Houve forte criação de vagas na indústria (90,4 mil vagas) e nos serviços (83,6 mil), estes puxados por atividades administrativas, de informação, comunicação e financeiras, atividades típicas do home office. Saúde e serviços sociais, movimentados pela pandemia, também tiveram saldo positivo em janeiro (20 mil). Construção (43.498),  agricultura (32.986) e comércio (9.848) completam o quadro.

 

O NEGÓCIO DA EDUCAÇÃO

Ânima e Laureate esperam benção do Cade em abril, sem restrições à união
Estadão; 17/03
http://bit.ly/3eWdmLE

O grupo Ânima Educação espera receber o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a conclusão da compra dos ativos da norte-americana Laureate no País em meados de abril, apurou o Estadão/Broadcast. A expectativa, de acordo com fontes, que falaram na condição de anonimato, é de que a bênção por parte do órgão antitruste seja concedida sem a exigência de ‘remédios’, abrindo, assim, o caminho para a fase da integração dos negócios, após acirrada disputa no mercado de educação local.

A aquisição dos ativos da Laureate pela Ânima por R$ 4,4 bilhões criou um grupo de 338 mil alunos e a posiciona como a terceira maior empresa de educação no País listada em bolsa, atrás de Cogna e Yduqs.

 

O grande segredo das máscaras
Minuto da Física; 16/03
https://youtu.be/fqQx080ckJU

O que é máscara pff2? O que é máscara N95? Por que usar máscara PFF2 ou N95? Qual a diferença entre máscara PFF2 e N95? Essas e tantas outras perguntas podem ser respondidas pela física. Neste vídeo te contamos o segredo da melhor máscara contra COVID.

Clique aqui ou na imagem para assistir ao vídeo no canal Minuto da Física.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio