Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 06 de dezembro de 2021

15 de outubro de 2021|

15/10 – Dia dos Professores: relatos da profissão na pandemia, os ataques de Bolsonaro, a volta à sala de aula dos que sempre estiveram presentes, e mais: a biografia de Paulo Freire no cinema

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É o que Paulo Freire dizia – ‘neste país, manter a esperança é um ato revolucionário!’ Pois hoje, neste dia dos professores, é dia de esperançar! 



Os relatos de professores sobre a profissão na pandemia
Nexo; 15/10
https://bit.ly/3AFaF8x

“Agora, com o retorno gradativo às aulas que ocorreu basicamente no segundo semestre, no caso da escola particular, pelo relato que nós estamos tendo, ao que parece, os protocolos sanitários estão sendo observados pelas escolas. Também porque tem a própria fiscalização das famílias. É preferível, numa situação dessa, onde o contágio caiu, ter aluno em sala de aula a atender duas situações simultâneas [dar aulas presenciais e remotas]”, é o relato de Celso Napolitano, da Fepesp na matéria , que ainda conta com depoimentos de Cláudio Pinto Nunes, doutor em educação, e Dione Fonseca, professora de educação infantil.

“A atitude do governo de São Paulo [de obrigar a presença] é péssima”, segue Napolitano. “Primeiro, porque as escolas públicas não têm condições de atender todo mundo. Eles vão fazer rodízio. Segundo, em todo segmento, tanto público quanto particular, há famílias que estão morando fora da cidade onde os filhos estudam. Deveriam, pelo menos, montar um cronograma e avisar, ou então manter o ensino optativo até o final do ano”.

 

Feliz dia dos professores e das professoras!
Brasil247; 14/10
https://bit.ly/3p2dpLa

Feliz Dia do acorda, se arruma, vai pra escola. Dois períodos, recreio, dois períodos. Almoço. Dois períodos, recreio, dois períodos. Descansa. Descansa? Não! Preenche planilha, acessa o drive, acessa o Classroom, upload de atividade, corrige as devolutivas, dá retorno ao grupo C.

De segunda a sexta. Sextou!!! Sábado letivo! Fim de semana!!! Ops, responde aluno no WhatsApp, responde pai no Messenger, responde mãe na ligação. Descansa! Descansa? Não! Prepara a aula da semana, planejamento, caderno de chamadas, conteúdos programáticos, objeto do conhecimento, habilidades, código alfanumérico. Segunda-feira: Acorda, se arruma, vai pra escola…

 

 

Dia do Professor: a volta à sala de aula dos que sempre estiveram presentes
O Povo; 14/10
https://bit.ly/3p5sZ8J

No Dia do Professor, em 15 de outubro, mais do que celebrar a data, reconhecer o trabalho dos profissionais que acompanham mais de uma década da vida de muitas gerações nos traz a reflexão sobre a significância que esse ofício possui na sociedade em que vivemos. Com o início da pandemia de Covid-19 e suas rotinas afetadas, longe das salas de aulas, esses profissionais passaram por uma série de adaptações, reinvenções e, sobretudo, desafios.

Quando alunos, a percepção de que o professor também é um ser humano pode escapar aos nossos olhos. Na ilusão de que eles não possuem falhas, esquecemos que eles também vivenciaram a ansiedade ao abruptamente deixarem seus postos de trabalho para adotarem o home office; sentiram saudade do ambiente comum das salas de aula e temeram pela vida de seus entes queridos.

 

Dia dos professores 2021 + 100 anos de Paulo Freire
Rádio Peão Brasil; 14/10
https://bit.ly/3p4so7i

Neste Dia dos Professores, nada mais justo que uma homenagem de todos nós – professoras, professores, todos os profissionais de Educação – ao nosso patrono que neste ano estaria completando cem anos, Paulo Freire: um centenário não é nada perto de uma obra que seguirá pelos anos, educando ao redor do mundo.

 

Bolsonaro ataca PT e Paulo Freire: “Primeiro mundo não adota o método Paulo Freire”
DCM; 14/10
https://bit.ly/3j7dmKm

Andando sem máscara pelo Guarujá, após 600 mil mortes por covid, Jair Bolsonaro resolveu atacar o Partido dos Trabalhadores (PT). E mirou também no educador Paulo Freire”.

 

Biografia de Paulo Freire será adaptada para o cinema por Cao Hamburger e seu filho, Tom
O Globo; 14/10
https://glo.bo/3DE2gEc

Para pai e filho, filmar a vida de Paulo Freire é um desdobramento natural de uma família envolvida com a educação. Cao ganhou dois Emmys Internacional com séries relacionadas ao tema: “Pedro & Bianca” e “Malhação: Viva a diferença”.

A aplicação do método que leva o nome do pedagogo pernambucano, reconhecido mundialmente, ganhou caráter histórico quando a sua última aula, em 2 de abril, foi dada pelo próprio presidente da República, João Goulart.

Castelo Branco foi na formatura, deu golpe, virou presidente e prendeu Paulo Freire – A cerimônia de formatura contou com a presença de outras autoridades, como o governador potiguar Aluízio Alves e o então comandante da Região Militar no Recife, o general Castelo Branco — que, ao final da formatura teria dito a jornalistas que estavam “engordando cascavéis nesses sertões”. Um ano depois, o general seria empossado como o primeiro presidente militar da período ditatorial. Entre os primeiros atos do novo regime, Paulo Freire seria preso e seu do Programa Nacional de Alfabetização, implementado no início de 1964, desarticulado.

 

Paulo Freire, 100 anos: aumento na venda de seus livros prova que educador, inimigo do bolsonarismo, está mais popular do que nunca
O Globo; 13/10
https://glo.bo/2YPCXAe

Desde 2018, quando ganharam um novo projeto gráfico, que traz na capa a caligrafia do próprio Freire, as vendas das 33 obras do educador cresceram 15%. Alguns títulos registraram aumentos extraordinários, como “A pedagogia da libertação em Paulo Freire” (270%), “Educação como prática da liberdade” (401%) e “Educação pela mídia” (700%).

A procura pelos títulos mais conhecidos, “Pedagogia da autonomia” e “Pedagogia do oprimido” cresceu cerca de 10%. Juntas, as duas obras venderam quase meio milhão de cópias nos últimos 10 anos.

 


O plano de ações 2021-2025 da Fepesp: pela valorização profissional

Fepesp; 15/10
https://bit.ly/3moTWBo

Conheça o Plano de Ações deliberado pelos delegados ao 10ºCongresso da Fepesp – será nossa atuação pela gestão 2021-2025!

 

 

VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS

Após Doria determinar retorno obrigatório, secretaria diz que só 24% das escolas estaduais estão aptas a receber 100% dos alunos
G1; 14/10
https://glo.bo/2YPlMPD

Apenas 1.251 das 5.130 escolas estaduais de São Paulo vão voltar a receber 100% dos alunos todos os dias da semana na próxima segunda-feira (18). Isso porque somente elas conseguem garantir o distanciamento de 1 metro.

Nas demais, onde isso não é possível por falta de espaço físico, as aulas presenciais só voltam a ser obrigatórias para todos os estudantes em 3 de novembro. O número representa pouco menos de um quarto (24%) do total de escolas.

Na quarta, o governo de São Paulo determinou a volta obrigatória para todos dos alunos no estado a partir da próxima segunda-feira (18) na rede estadual. A exigência também vale para as escolas privadas, mas elas terão prazos definidos pelo Conselho de Educação para se adaptarem.

No caso das municipais, a maioria das prefeituras tem autonomia para decidir. Somente em cidades menores, que não têm Conselho de Educação próprios, devem seguir a determinação do estado.

 

Rodízio de alunos em escolas municipais de SP termina em 25 de outubro; presença física em escolas não será obrigatória
G1; 14/10
https://glo.bo/2YPlMPD

A Prefeitura de São Paulo suspendeu a exigência de distanciamento mínimo entre os estudantes da rede municipal e liberou o rodízio a partir do dia 25 de outubro. Com isso, a ocupação das unidades volta aos 100%. Apenas as creches estavam autorizadas a funcionar com a capacidade completa na cidade.

Diferente do que foi anunciado pelo governo estadual, que exige o retorno presencial dos alunos da rede, os estudantes da rede municipal não são obrigados a voltar a frequentar as escolas, já que existe uma lei municipal que diz que a presença física é facultativa.


Opinião: ‘Ao obrigar aula presencial em SP, governo acha que na escola coronavírus não infecta ninguém’
Folha de São Paulo; 14/10
https://bit.ly/2YRsDaE

Por Fernando Cássio, doutor em ciências pela USP e professor da UFABC: “Nenhuma surpresa com o anúncio do governo de São Paulo de que a presença de estudantes nas escolas públicas e privadas será obrigatória. É só mais um degrau na escalada de um governo que há mais de um ano tenta convencer a população de que as escolas são ambientes onde o coronavírus não infecta ninguém.

Ao que parece, contudo, um grande número de estudantes, famílias e profissionais da educação –que conhece a precariedade das escolas estaduais e a preocupação sanitária postiça dos que exploram lucrativamente a educação privada– resiste a acreditar que já podem voltar à vida escolar presencial de antes”.

 

CORONAVÍRUS

Sequelas da covid-19 devem afetar mais da metade dos ‘curados’ da doença
Rede Brasil Atual; 14/10
https://bit.ly/3p33rJl

Também foram observadas sequelas da covid graves como distúrbios cardíacos, dermatológicos, de garganta, dermatológicos, perda de massa cinzenta no cérebro, entre outros. “E as consequências disso, além de afetar a qualidade de vida das pessoas após a recuperação da infecção? Esses efeitos de longo prazo ocorrem em uma escala que pode sobrecarregar a capacidade existente de assistência à saúde, particularmente em países de baixa e média renda”, explica a neurocientista e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Mellanie Fontes-Dutra.

 

 

 

Nova tempestade de areia atinge cidades no interior de São Paulo; veja vídeo
O Globo; 14/10
https://bit.ly/3ADCgHf

Municípios do interior de São Paulo voltaram a registrar tempestades de areia nesta quinta-feira. Vídeos publicados nas redes sociais feitos por moradores da região de Ribeirão Preto mostram as cidades cobertas por poeira.

Também foram registradas tempestades de areia nos municípios de Brodowski, Colômbia, Barretos, Batatais, São Joaquim da Barra, Pitangueiras, Pirassununga, Sertãozinho, Serrana e Jardinópolis.

 

No último mês, pelo menos outras três tempestades de areia foram registradas. A primeira ocorreu em 26 de setembro. Moradores registraram em vídeos cidades como Presidente Prudente, Franca, Jales, Araçatuba, Barretos e Araçatuba tomadas por um vendaval e nuvem de poeira.

Como no deserto – Em regiões desérticas como Saara, Sudão e algumas áreas dos Estados Unidos, o fenômeno é conhecido como “haboob” (habb, em árabe, significa vento). No Brasil, não é raro, mas tampouco comum.

A ocorrência de haboob neste ano tem sido provocada pela seca aliada ao início de chuvas da primavera.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13/10 – a volta obrigatória às aulas presenciais, a PLR negociada na Educação Básica e paga até sexta no Ensino Superior, os salários do Sesi/Senai e mais: um canal de videoaulas em Libras

 

Minuto Fepesp 13/10: Dissídio 2021 na Educação Básica: garantidas cláusulas sociais de direitos por quatro anos, reajuste de 6,29% retroativo a 01/03 (pago de uma vez!) e a PLR – que por decisão do Tribunal será negociada na escola, com comissão eleita, com assistência do sindicato.

 

SP vai determinar volta obrigatória às aulas presenciais, a partir de segunda
Estadão; 13/10
https://outline.com/xaEJK5

A partir de segunda-feira, todos os alunos do Estado, de escolas públicas e particulares, terão de voltar obrigatoriamente às aulas presenciais, segundo determinação do governo estadual. O governador João Doria vai anunciar hoje, em coletiva à imprensa, que a presença deixa de ser facultativa. Além disso, a partir do dia 3 não será mais necessário o distanciamento de 1 metro entre estudantes, o que atualmente acaba levando ao revezamento de dias presenciais por falta de espaço nas salas.

Os prefeitos têm ainda autonomia para decidir apenas se as redes municipais vão acompanhar as medidas, mas a estadual e a privada (com exceção das que têm só educação infantil) são reguladas pelo Estado.

 

Rio de Janeiro: Escolas particulares se dividem sobre retorno pleno às aulas presenciais recomendado pela Prefeitura do Rio
Extra; 12/10
https://glo.bo/3mIgPje

Um dia após o comitê científico da Prefeitura do Rio recomendar o retorno pleno às aulas presenciais para todas as redes do município, inclusive a privada, as escolas particulares se dividem na adesão à medida.

 

Salvador: pais e professores estão incertos sobre volta às aulas 100% presenciais
Extra; 10/10
https://glo.bo/3AIRivC

Anunciadas pelo governador na sexta (8), as aulas da rede estadual voltarão de forma 100% presencial a partir do próximo dia 18 de outubro, na terceira fase do ano letivo continuum 2020/21. O anúncio foi feito por Rui Costa durante visita à cidade de Floresta Azul, no sul baiano, mas, depois, o assunto também apareceu nas suas redes sociais.

Acontece que o rodízio das aulas presenciais dia sim, dia não, se aplica apenas aos alunos, que, por muitas vezes, utilizam um transporte público lotado para se deslocarem até as aula

 

Para lembrar: de ‘incrível’ a ‘frustrada’, estudantes relatam volta às aulas presenciais
Guia do Estudante; 11/10
https://bit.ly/3BDcnc7

Com uma média móvel por volta de mil mortes diárias por covid-19, o Brasil começou a retomar as aulas presenciais na maior parte do país em agosto. Em estados como São Paulo e Espírito Santo já foi permitida 100% da presença dos alunos nas escolas desde a semana passada. Entretanto, ainda é necessário que os estabelecimentos de ensino tenham capacidade física para receber todos os matriculados, seguindo os protocolos de segurança, como o distanciamento de um metro.

GUIA escutou os estudantes sobre o retorno – e também o não retorno de alguns – às salas de aulas físicas e o contato presencial com os colegas e professores.

 

SESI/SENAI

Ministério Público sugere divulgação de salários de Senai e Sesi
Painel S/A; 12/10
https://bit.ly/3FGVfo4

O MPF (Ministério Público Federal) emitiu parecer ao STF (Supremo Tribunal Federal) na segunda (11) sugerindo a divulgação do salário dos funcionários do Senai e do Sesi em seus sites oficiais.

Segundo o órgão, as entidades recebem recursos públicos e, portanto, os funcionários devem seguir as mesmas regras de transparência válidas aos servidores da administração federal, como determina a Lei de Acesso à Informação. As entidades questionam no STF uma decisão do TCU (Tribunal de Contas da União), que determinou a publicação mensal do salário dos funcionários na internet. O relator é o ministro Luís Roberto Barroso.

A transparência do Sistema S é uma briga antiga. Em maio de 2019, Jair Bolsonaro assinou um decreto obrigando as entidades a informar gastos com salários e serviços prestados.

 

 

ESPECIAL DIA DOS PROFESSORES

Edição especial da revista ‘Sem Terrinha’ traz o legado de Paulo Freire para crianças
Rede Brasil Atual; 12/10
https://bit.ly/3Ax37Vz

O legado de Paulo Freire é o tema da edição especial da revista Sem Terrinha, lançada hoje (12) pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). A obra já está disponível em versão impressa e digital, podendo ser acessada no site do MST e baixada gratuitamente.

A publicação é lançada em meio à Jornada Nacional “Movimento Sem Terra: Cultivando Solidariedade”, que começou domingo e termina hoje, Dia das Crianças. A jornada, que acontece nos quatro cantos do país, inclui atividades educativas e lúdicas, com o lema “Sem Terrinha cultivando solidariedade e o legado de Paulo Freire”.


Paulo Freire vive no jornalismo feito sobre, para e a partir das periferias e favelas brasileiras
Observatório da Imprensa; 07/10
https://bit.ly/3iXA9YU

Não é só no meio acadêmico que as homenagens ao centenário de Paulo Freire acontecem. No jornalismo, elas também estão presentes, sobretudo naquele praticado pelas populações periféricas e faveladas, a quem a educação freiriana foi dedicada. Em reportagem publicada no último mês, o portal jornalístico Periferia em Movimento (SP) afirmou que os “estudos do educador seguem muito atuais e presentes nas práticas cotidianas nas escolas, nas culturas populares e movimentos sociais que estão nas quebradas e favelas do Brasil”. Compartilho do mesmo entendimento ao observar atualmente o modo de agir do Jornalismo profissional feito sobre, para e a partir desses contextos.

 

100 anos de Paulo Freire: Educador está presente nas práticas educacionais em periferias e favelas
Periferia em  Movimento; 05/10
https://bit.ly/3DI0IJH

Periferia em Movimento conversamos com 2 profissionais da educação da cidade de São Paulo sobre como os estudos do educador seguem muito atuais e presentes nas práticas cotidianas nas escolas, nas culturas populares e movimentos sociais que estão nas quebradas e favelas do Brasil.

Elas também contam como, em especial, a educação infantil se baseia de diferentes formas em Freire em sua relação e apoio ao desenvolvimento das crianças. Confira a conversa completa que fizemos com Núbia Amorim e Luciana Dias aqui, ou clicando na imagem acima.

 

Ensino Superior: Segunda parcela do abono especial deverá ser paga até o dia 15 de outubro
Sinpro ABC; 05/10
https://bit.ly/3v7hpek

Atenção, professores do Ensino Superior: Conforme determina a Convenção Coletiva da categoria, a segunda parcela do abono especial ou PLR deverá ser paga até sexta-feira, dia 15. Como prevê o acordo, o trabalhador receberá 25% da remuneração mensal até o dia 15 de outubro.

Para o professor admitido até 31/12/2020, entende-se por remuneração mensal o valor da média aritmética do salário base dos meses trabalhados entre 1º de março de 2020 a 28 de fevereiro de 2021, desconsiderando-se nesse cálculo os meses em que houve redução salarial ou suspensão de contrato de trabalho em virtude da aplicação da MP936, convertida na lei 14.020/2020. Para quem foi admitido a partir de 01/01/2021, a referência é o valor do salário base do mês anterior à data do pagamento da PLR ou do abono especial.

Profissionais admitidos a partir de 1 de julho de 2021 terão direito à PLR ou ao abono especial no valor igual à parcela de 25% da remuneração mensal.

 

POLÍTICA EDUCACIONAL

Novo ensino médio começa em 2022 de forma desigual pelo país
G1; 10/10
https://glo.bo/3mNUocK

Com a entrada em vigor do novo ensino médio a partir de 2022, escolas públicas e privadas deverão implementar mudanças no 1º ano dessa etapa do ensino. A começar pela carga horária, que sobe de 4 para 5 horas diárias. Mas essa revolução será sentida de maneira desigual a depender de onde o estudante vive.

Veja os principais pontos do novo ensino médio:

  • Sabe aquele modelo tradicional de aprender só sobre matemática na aula de matemática, só sobre português na aula de português? Não será mais assim: as disciplinas precisarão “se conversar”, em vez de ficarem separadas em “gavetinhas” distintas.
  • O tempo de permanência na escola aumentará de 4 para 5 horas diárias. O objetivo é que a carga horária cresça progressivamente para haver mais colégios em tempo integral (com 7 horas diárias).
  • Cada estudante poderá montar seu próprio ensino médio, escolhendo as áreas nas quais se aprofundará. A intenção é que sejam três anos de estudo com: conhecimentos básicos de cada disciplina + conteúdos focados nos objetivos pessoais e profissionais dos alunos.
  • Foi criado o chamado “projeto de vida”: um componente transversal que será oferecido nas escolas para ajudar os jovens a entender suas aspirações.
  • Atenção: nenhuma disciplina vai sumir do currículo. Pelo contrário: todas elas deverão ser oferecidas seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – um documento que estabelece as habilidades e matérias que precisam ser ensinadas a todos.
  • As mudanças acima são regulamentadas por uma lei aprovada em 2017 – ou seja, as redes de ensino tiveram 4 anos para se preparar até a estreia, marcada para o início do ano que vem.
 

Governos estaduais reduzem gastos com educação apesar de aumento de receita
Agência Fapesp; 06/10
https://bit.ly/3FJWD9C

A maioria dos governos estaduais deixou a educação em segundo plano, aproveitando o período de suspensão das aulas presenciais para economizar o dinheiro em caixa em vez de usá-lo para reformar escolas e se preparar para receber os alunos de volta neste ano.

“Não houve prioridade para a educação, apesar dos desafios criados pela pandemia”, diz a economista Úrsula Peres, da Universidade de São Paulo, coordenadora do grupo que fez o estudo, ligado à Rede de Pesquisa Solidária. “Falta coordenação nacional e planejamento das ações dos estados.

 

 

CORONAVÍRUS

Flexibilização do distanciamento pode levar à retomada dos casos de covid, aponta a Fiocruz
Rede Brasil Atual; 11/10
https://bit.ly/3oZH2wr

O surto de covid-19 segue tendência de estabilidade no Brasil. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) o cenário é de “pequenas oscilações, em todas as faixas etárias analisadas”. A entidade reafirma a necessidade de cuidados como uso de máscaras e pede a revisão do fim das medidas de distanciamento. “O Brasil como um todo apresenta sinal de estabilização na tendência de longo prazo, ou seja, em relação às últimas seis semanas, e de crescimento no curto prazo, últimas três semanas”.

 

Professora cria canal em Libras para potencializar a educação inclusiva
Band; 12/10
https://bit.ly/3FM1GXc

AO primeiro contato de Doani Emanuela Bertan com a língua de sinais veio nos anos 80, quando a cantora Xuxa lançou a música “Abecedário da Xuxa”. Mal sabia Doani que isto viraria carreira e contribuiria para torná-la uma das dez melhores professoras do mundo.

Hoje, educadora de uma escola municipal da cidade de Campinas, no interior de São Paulo, ela é professora bilíngue de alunos surdos e ouvintes.

Em 2018, já lecionando, ela estava insatisfeita com o conteúdo passado às crianças surdas e teve a ideia de criar o Sala 8, um canal de vídeoaulas em Libras.

O projeto a levou a ser selecionada para o Global Teacher Prize, o Nobel da Educação, em 2020. Ponto importante: as aulas não são adaptadas, são pensadas especificamente para os estudantes surdos.

A educação inclusiva foi implementada no Brasil em 2003, antes o Ministério da Educação separava em escola regular e escola especial.

A área, no entanto, é negligenciada também nos dados. Não existem informações sobre o perfil dos estudantes, nem a quantidade de professores capacitados para atendê-los.

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