Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 25 de setembro de 2022

9 de março de 2020

09/03 – acerto de contas de dispensados com reajuste do dissídio, contrato ‘verde amarelo’ no Congresso, coronavírus fecha escolas – e mais.

.

DISSÍDIO EDUCAÇÃO BÁSICA
Dispensado em 2019 e 2020
deve conferir suas contas no Sindicato:
dinheiro a receber

Com o julgamento do dissidio, reajuste de salários – que também se aplica a verbas rescisórias – tem efeito retroativo até 1º de março de 2019. Pode afetar cálculo de FGTS, INSS, descanso semanal remunerado, férias e horas extras. Venha conferir no sindicato. Veja tudo aqui:  http://bit.ly/2PYGpRK

 

Mulheres marcham em São Paulo contra a violência e por direitos
Rede Brasil Atual; 09/03
http://bit.ly/331ieau

Mesmo sob chuva, milhares de mulheres tomaram a Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (8) para marcar o Dia Internacional das Mulher. Em pauta, estiveram o combate à violência e ao machismo estrutural, e a luta por direitos negados historicamente. A concentração começou por volta das 14h e, a partir das 17h, seguiu em passeata até a Praça Roosevelt, no centro da capital.

O ato, que reuniu cerca de 50 mil pessoas, segundo os organizadores, fez parte de um conjunto de mobilizações em 23 estados, mais o Distrito Federal. Presente na Paulista, a ex-ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para Mulheres, extinta após a ascensão do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) no Brasil disse que as mulheres estão nas ruas “para celebrar um dia de luta e não de comemoração”.


Manifestações do Dia da Mulher ganham tom de resposta a ato pró-Bolsonaro
Folha de S. Paulo; 07/03
http://bit.ly/2TPIOiz

Além de questões diretamente ligadas à causa da mulher, as convocações para os protestos incorporaram nos últimos dias a bandeira do respeito à democracia e à Constituição, em contraponto a reivindicações de viés autoritário esperadas para o ato pró-governo do dia 15.


Comissão vota na terça (10) MP do ‘Contrato Verde e Amarelo’
DIAP; 09/03
http://bit.ly/2Q0M8Xc

A MP 905/19, que institui o “Contrato de Trabalho Verde e Amarelo”, que aprofunda a Reforma Trabalhista — em vigor desde novembro de 2017 —, está agendada para votação na comissão mista do Congresso, nesta terça-feira (10). Programada para votação na semana passada, a matéria foi adiada em razão da pressão sindical na comissão mista. Assim, o movimento sindical precisa comparecer no Congresso nesta terça, a fim de barrar esta proposta que é uma verdadeira “bolsa patrão”.

 


Coronavírus fecha escolas e já afeta 300 milhões de alunos no mundo
El País; 08/03
http://bit.ly/3cImAI6

No Brasil, uma aluna de 13 anos da rede privada de São Paulo teve o diagnóstico . A estudante de 13 anos do Colégio Bandeirantes teve o diagnóstico confirmado, apesar de não ter sintomas da doença. Em nota, a escola informou que a aluna, que havia visitado a Itália, não retornou as atividades escolares e não teve contato com a colegas e outros profissionais. “Seus pais e irmão também foram submetidos ao teste e o resultado foi negativo para o vírus. A família faz questão de reforçar que a filha só voltará às aulas quanto tiver alta e não houver mais nenhum risco de contágio”, declarou o Bandeirantes em nota.

A escola informa que está alinhada com a ações do Ministério da Saúde para contingência do coronavírus, por isso, nenhuma medida preventiva adicional, como quarentena de alunos que viajaram para área de risco, foi determinada.

Coronavírus coloca escolas e pais em alerta em São Paulo
R7; 08/03
http://bit.ly/3cIVcd6

Algumas escolas tomaram medidas exageradas como a quarentena de alunos. Outras transformaram o assunto em tema na sala de aula.

A Abepar (Associação Brasileira de Escolas Particulares), por meio de nota, recomendou que as escolas mantenham as aulas regularmente e os alunos e as famílias sejam orientados sobre medidas de higiene adequadas para evitar contaminação.

Mulheres são maioria na gestão da educação básica no Brasil
MIdiaMAX; 08/03
http://bit.ly/39BUCvx

As mais de 180 mil escolas de educação básica no Brasil são geridas, predominantemente, por mulheres. É o que apontam os dados mais atualizados do Censo Escolar 2019. Diferentemente dos censos anteriores, nesta edição foram incluídos os primeiros registros sobre o sexo de quem está à frente do comando das instituições – 80% dos gestores são do sexo feminino. A pesquisa é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Continuam abertas as inscrições para o EducaSP
SecEDU; 08/03
http://bit.ly/2TB37Br

Estão abertas as inscrições do segundo módulo dos cursos do Educa SP, uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação em parceria com a Universidade São Paulo (USP). As inscrições podem ser feitas pelo site abaixo e o prazo termina no dia 13 de março.

O curso é destinado a alunos das três séries do ensino médio matriculados nas escolas da rede estadual. Ao todo são 15 mil vagas disponíveis para dez opções de cursos em diversas áreas. São eles: astrobiologia; fotografia; programação de aplicativos e jogos; quero engenhar!; robótica; super tecnologias; negociações internacionais; lazers, luzes e cores; decifrando seu dinheiro; expedição literária: viagem pelas letras.


ONG promove a partir desta 2ª encontros para discutir desafios na educação
Poder360; 05/03
http://bit.ly/3aG3eRW

A organização Todos pela Educação realiza a partir desta 2ª feira (9.mar.2020) o “Encontro Anual Educação Já“. O evento reunirá as principais lideranças da política, do Judiciário, do setor público e da sociedade civil, além de especialistas, alunos e educadores para debater e analisar os avanços e desafios da educação básica brasileira.

O encontro será realizado no Complexo Brasil 21, em Brasília. Serão 3 dias de debates até 4ª feira (11.mar.2020).

MEC faz acordo com faculdade de coaching religioso dos EUA

Folha de S. Paulo; 07/03

http://bit.ly/39wOV21

O governo Jair Bolsonaro assinou um protocolo de intenções para ampliar parcerias de universidades brasileiras com uma instituição americana especializada em coaching religioso. A Florida Christian University já foi alvo de sentença por oferta irregular de mestrados no Brasil.

O MEC (Ministério da Educação) e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) firmaram parceria com a universidade dos EUA, apesar de a instituição não ter passado pelos processos de cooperação internacional da agência.


Paraninfo deixa formatura na Unisinos escoltado após discurso sobre ataques à imprensa

Sul21; 08/03

http://bit.ly/38FaewV

Paraninfo da turma de formandos em Jornalismo da Unisinos, em São Leopoldo, Felipe Boff precisou deixar a cerimônia acompanhado por seguranças na noite de sábado (7), depois de, aos gritos e vaias, convidados do evento terem tentado impedir que o professor concluísse seu discurso. “A virulência desse ataque só reforçou a importância do que foi dito”, escreveu Boff em sua página no Facebook, onde compartilhou o discurso.

 

Capes inicia novo modelo de concessão de bolsas de pós-graduação
Folha de S. Paulo; 06/03

http://bit.ly/39EVJuo

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) inicia hoje o novo modelo de concessão de bolsas de pós-graduação para mais de 350 instituições de ensino superior públicas e privadas do país. A distribuição será com base no desempenho acadêmico e no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da cidade onde o curso é ofertado.

A relação das bolsas de mestrado e doutorado será divulgada no site da autarquia. Elas estarão disponíveis para serem distribuídas pelos cursos aos estudantes em março. Essa é a primeira vez que a Capes define regras unificadas para a concessão do benefício. Serão redistribuídas 84,1 mil bolsas.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio