Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 19 de abril de 2024

9 de fevereiro de 2021

09/02 – Secretario não quer prioridade de vacinação para professor, escolas fecham por contaminação na volta às aulas, Procon fiscaliza escolas particulares no Norte, e mais: 42% agora acham Bolsonaro ruim ou péssimo.

.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

ATENÇÃO: LEIA AS NOTICIAS DESTA QUARTA-FEIRA, 10/02, AQUI: https://fepesp.org.br/noticia-do-dia/10-02/

 

 

Campanha Salarial Sesi/Senai – assembleias virtuais nesta quarta, dia 10: obtenha o link de participação com seu sindicato!
Saiba mais aqui:
 http://bit.ly/3cSsQiY

 

Brasil soma 9,5 milhões de casos de covid-19 e mais de 232 mil mortos. Vacina segue lenta e escassa
Rede Brasil Atual; 09/02
http://bit.ly/3cWKsu2

O Brasil registrou 636 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas. Com o avanço, 232.170 brasileiros já morreram em razão da pandemia. Os números às segundas-feiras tendem a ser menores em relação à realidade, já que existe menor corpo clínico em trabalho aos domingos. A diferença deve ser corrigida durante os próximos dias. O país chegou a 9.548.079 infectados desde o início do surto, em março. Nas últimas 24 horas, foram 23.439 novos casos, de acordo com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).

Lentidão – Em relação à vacinação, o Brasil segue em ritmo lento. Ontem, o país superou a marca dos 3,5 milhões de vacinados, com menos de 30 mil pessoas já imunizadas com a segunda dose. O número representa 1,69% da população. O país iniciou o processo de imunização com 6,8 milhões de doses dos fármacos CoronaVac, da chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e com a vacina da AstraZeneca em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade de Oxford, na Inglaterra.

 

Por covid, 7 escolas de SP fecham antes do retorno às aulas
UOL; 08/02
http://bit.ly/3p5TyqN

Sete escolas estaduais de São Paulo foram fechadas por casos de infecção de coronavírus antes mesmo de retomarem as aulas presenciais. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 8, pelo secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, que não detalhou o número de casos confirmados de covid-19.

A Apeoesp, sindicatos dos professores da rede estadual, também apontou casos de contaminação pela covid nas escolas. Os docentes entraram em greve contra a volta às aulas em meio à pandemia e o governo pretende endurecer as medidas contra o sindicato para garantir a reabertura.

 



Não vou forçar aluno a vir na pandemia, diz diretora de escola de SP
UOL; 08/02
http://bit.ly/3rCkoIU

Diretora da maior escola estadual de São Paulo, Heloísa Tavares (foto) afirma que, enquanto seus alunos não sentirem segurança o suficiente para retornar às aulas presenciais em meio à pandemia do novo coronavírus, não forçará nenhum deles a ir, sobretudo os que estão em grupos de risco. Já os alunos que desejarem ir, serão acolhidos. “Eu esperava que viriam mais alunos hoje. Acredito que amanhã virão mais, porque um aluno vai falando que está tranquilo para o outro e eles começam a ter mais confiança. Mas eu perdi minha mãe, não vou forçar aluno a vir no meio da pandemia, afirmou a diretora da Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto, no bairro de Perus, zona norte.


São Paulo: secretário diz que professor não pode ser vacinado antes de prioritário
UOL; 06/02
https://bit.ly/3a2NYBp

O secretário da Educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares, disse que os professores não podem ser vacinados contra a covid-19 antes de grupos prioritários. “Eu sou favorável a ter vacinação [para os professores], mas temos que ter uma lógica que precisa ser observada. Quem mais morre com covid são pessoas de mais de 60 anos com comorbidades”, argumentou o secretário, durante participação no programa “Roda Viva”, da TV Cultura, na noite de segunda-feira


MT do Sul: Aulas presenciais sem vacina geram “pânico” entre professores
Agora; 08/02
http://bit.ly/3aJeApV

A hipótese da volta às aulas presenciais está gerando o sentimento de pânico entre professores da rede pública e privada. De acordo com a diretora da Escola Municipal Clarice Bastos Rosa, Delmeires de Moraes, não existe condições estruturais para se colocar em prática o Plano de Biossegurança exigido pela prefeitura. Segundo ela, faltariam servidores para tais funções.

Delmeires, que também é assessora de imprensa da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul, diz que a entidade, juntamente com os 74 sindicatos da educação espalhados no Estado não concordam com o retorno das aulas presenciais enquanto não tiver vacina para todos.


João Pessoa: Procon-JP fiscaliza escolas da rede privada para verificar medidas de prevenção ao Coronavírus
JP Notícias; 08/02
https://bit.ly/3p7ZgZ3

Com o retorno das aulas presenciais, o Procon-JP está fiscalizando as escolas da rede privada de João Pessoa para verificar o cumprimento das medidas preventivas ao Coronavírus, de acordo com o que prevê o decreto municipal. As instituições de ensino infantil, fundamental, médio e superior devem seguir os protocolos de segurança sanitária, tanto no que se refere aos alunos quanto para professores e funcionários administrativos.

As unidades de ensino que terão aulas presenciais devem observar que a sala de aula não pode ter mais que 50% de sua capacidade, manter um distanciamento mínimo de 1,5m entre os alunos, professores e funcionários, além do uso obrigatório de máscaras para todos que circularem no interior do prédio, da disponibilização do álcool 70% e do aferimento da temperatura corporal em cada pessoa antes que ela entre nas dependências da escola.


Rio Gde do Sul:  Esteio inicia testagem de Covid-19 em todos profissionais da educação
G1; 08/02
http://bit.ly/3cUE7PL

Na manhã desta segunda-feira (8), a Secretaria de Educação de Esteio, com apoio da Secretaria Municipal da Saúde e de outras pastas, iniciou uma ampla testagem de Covid-19 de profissionais que têm contato com os alunos.

Até a próxima quarta-feira (10), serão aplicados 1.378 testes de RT-PCR. O resultado identifica se o vírus está ativo ou não no organismo da pessoa. Os servidores que apresentaram a doença serão afastados das atividades.


ENEM 2021

Questão de matemática do Enem digital é anulada por ser exatamente igual a uma da edição de 2009
G1; 08/02
http://glo.bo/3aMUqeS

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital, aplicado no domingo (7), trouxe uma questão de matemática que já foi usada em 2009, na edição para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL).

Após ser procurado pelo G1, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova, informou que vai anular a pergunta. Segundo a autarquia, o cancelamento não comprometerá a nota dos participantes, por causa do método de correção da prova


Participantes do Enem digital podem pedir reaplicação
Agência Brasil; 08/02
http://bit.ly/3p3N7oa

Candidatos que não puderam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital por estarem com sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa e aqueles que não conseguiram fazer as provas por problemas logísticos podem, a partir de hoje (8), pedir, na Página do Participante ( aqui:  https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ ), para participar da reaplicação do Enem. O prazo para que isso seja feito vai até o próximo dia 12.



42% consideram Bolsonaro ruim ou péssimo, diz XP/Ipespe
Valor Econômico; 09/02
http://glo.bo/3q7Wq7R

A avaliação negativa do governo Jair Bolsonaro cresce consecutivamente desde outubro e atingiu 42%, mostra pesquisa encomendada pela XP Investimentos ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Os dados, divulgados ontem, mostram que Bolsonaro tinha 31% de ruim ou péssimo há quatro meses, passou para 34%, 35%, 40% e agora 42%. O salto de cinco pontos percentuais na avaliação negativa, de dezembro para janeiro, coincide com a segunda onda da pandemia. Houve colapso no Amazonas e pacientes com covid-19 morreram por falta de oxigênio hospitalar.

A XP/Ipespe ouviu 1 mil pessoas em todo o país, por telefone, entre 2 e 4 de fevereiro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio