24 de maio de 2019| , , , ,

Obras completas para você baixar de graça

A Fepesp fez uma reunião de obras de grandes pensadores que estão gratuitas para download. Aproveite!

Quando bem utilizada, a internet é um dos melhores e mais democráticos meios para se conseguir informação e conhecimento. Pensando na promoção de conteúdos emancipatórios e na livre circulação de material educativo, a Fepesp reuniu obras de grandes pensadores que marcaram época, e que estão disponíveis para download de maneira totalmente gratuita.

Tratam-se de livros e ensaios de qualidade ímpar, perpétuos para a história do saber, da ciência e do pensamento crítico.

 

Confira:

 

 


Michel Foucault em 26 obras

O pós-estruturalista francês é um dos maiores intelectuais a investigar a questão do poder. Campos do conhecimento, por mais que se digam imparciais e puramente técnicos, como as ciências exatas ou médicas, não são áreas neutras em relação ao que produzem discursivamente e quanto em parte são produzidas pelos jogos de poder na sociedade, segundo Foucault. Há linhas narrativas contidas e também producentes na história do saber, demasiadamente humana, afinal. A abordagem foucaultiana marca uma virada no entendimento sobre como o poder atua além da repressão, e como arregimenta a formação do subjetivo na contemporaneidade, fundando um novo método analítico.

Nesta coletânea, estão obras de magnitude atemporal, cânones da Filosofia, Psicologia, Sociologia, História, etc. As palavras e as coisas (1966) – quando Michel Foucault inicia sua trajetória arqueológica sobre o saber e a potência a partir da linguagem; História da Loucura e História da Sexualidade – estudos que configurariam a crítica à clínica psicanalítica, psiquiátrica, e o discurso médico como um discurso de poder, violência e introjeção de culpa; Vigiar e punir – Nascimento da prisão – com o famoso empréstimo do dispositivo de vigilância imaginado por Jeremy Bentham, o Pan-óptico, para pensar uma analogia da sociedade do controle e disciplinar.

 

Acesse o link clicando AQUI e baixe gratuitamente os livros. Lista completa:

A arqueologia do saber (1969); A coragem da verdade (1984 – último curso ministrado por Foucault); A hermenêutica do sujeito (1981-1982); A história da loucura na idade clássica (1961 – ensaio); A ordem do discurso (1970); A verdade e as formas jurídicas ( 1996 – conjunto de conferências realizadas em 1973); As palavras e as coisas (1966); Ditos e escritos III (2006); Ditos e escritos IV (2006); Ditos e escritos V (2006); Do governo dos vivos (1979-1980); Em defesa da sociedade (1975-1976); Eu, Pierre Rivière, degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão (1973); História da sexualidade I (1976); História da sexualidade II; História da sexualidade III; Isso não é um cachimbo (1973); Microfísica do poder (1979); Nascimento da biopolítica (1978-1979); Nietzsche, Freud e Marx; O corpo utópico, as heterotopias; O governo de si e dos outros (1983); O nascimento da clínica (1963); Os anormais (1974-1975); Segurança, território, população (1977-1978); Vigiar e punir – Nascimento da prisão.

 

 


Paulo Freire em 14 obras

Paulo Freire é considerado um dos maiores intelectuais brasileiros de todos os tempos. Infelizmente, fora da academia, é pouco celebrado. Mas a frequência com que sofre ataques conspiratórios pela parte mais desintelectualizada presente no governo revela o tamanho de sua contribuição e de sua imagem, já que o pensador não pode ser ignorado.

O Patrono da Educação Brasileira pensava que a educação era um ato político e discutir sua práxis, na formação dos alunos e no ato de formar do professor, isto é, a pedagogia per se, estava no cerne do fenômeno do pensamento crítico e da emancipação intelectual. Suas teorias ensinam a lidar com o contexto que circunda o aluno, e fazer uso dele como um espaço de exemplificação e ensino a partir da realidade vivida.

 

Acesse o link clicando AQUI e baixe gratuitamente os livros. Lista completa:

Pedagogia da autonomia; Pedagogia do oprimido; A importância do ato de ler; Educação como prática da liberdade; Educadores de rua; Uma abordagem crítica; Pedagogia da esperança; Pedagogia da indignação; Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar; Política e educação; Extensão ou comunicação?; Educação e conscientização; Que fazer – Teoria e prática em educação popular; Conscientização e alfabetização; A propósito de uma administração.

 

 


Milton Santos em 13 livros

O geógrafo era um crítico teórico do capitalismo e da globalização, que em seu tempo, se iniciava como um modelo virulento e impositivo. É considerado um grande pensador das populações urbanas do chamado Terceiro Mundo, um notável da Geografia brasileira.

Segundo o geógrafo, a globalização capitalista, ao invés de democratizar a comunicação e possibilitar uma sociedade global que entenda as diferenças socioeconômicos a fim de saná-las com soluções, promove uma homogenização do pensamento, formando massas consumidoras e acríticas, além de perpetuar a concentração de renda.

 

Acesse o link clicando AQUI e baixe gratuitamente os livros. Lista completa:

A cidade como centro da região; A Natureza do espaço; A Urbanização Brasileira; Metamorfoses do espaço habitado; O país distorcido; Por uma outra globalização; Técnica Espaço Tempo; O centro da cidade de Salvador; Por uma nova Geografia; Territórios, Territórios – Ensaio sobre o ordenamento territorial; O Brasil – Território e sociedade no início do século XXI; Território – Globalização e fragmentação.

 

 


Nietzsche em 21 livros

Um dos maiores, senão o maior pensador de todos os tempos, Nietzsche foi um filósofo alemão que sobreviveu ao tempo, à elasticidade da história e à dinâmica do esquecimento entre os homens para tornar-se inesquecível. Grande parte de seus ensaios e pensamentos apenas recentemente foi revisitado por outros filósofos contemporâneos, e desta maneira, tido seu devido reconhecimento.

Autor de obras presente no imaginário de qualquer popular – Assim falou Zaratustra; Genealogia da Moral; O Anticristo; Além do bem e do mal, Nietzsche ainda manteve durante sua carreira extra-acadêmica uma linguagem única, particularmente singular, literata. Fazia filosofia a partir da poética, de um tipo de narrativa textual bastante intimista. Até por isso é considerado, por muitos, um dos pioneiros da ciência psicológica.

 

Acesse o link clicando AQUI e baixe gratuitamente os livros. Lista:

Genealogia da Moral; A Gaia Ciência; Humano Demasiado Humano I e II; Além do bem e do mal; O Anticristo; O Nascimento da Tragédia; Vontade de Potência; O crepúsculo dos ídolos; Aurora; Ecce Homo; Introdução à tragédia de Sófocles; Assim falou Zaratustra;

 

 


Žižek em 6 livros

Nascido em 1949 na antiga Iugoslávia, Slavoj Žižek é conhecido por seu neomarxismo, suas misturas inovadoras de Kafka e Marx, e o uso  de Jacques Lacan para abordar temas como cinema, fundamentalismo, política e subjetividade no contemporâneo. É um fenômeno de popularidade, participando de maneira vivaz tanto do ambiente acadêmico, através de palestras e seus famosos debates com Judith Butler e Jordan Peterson, como também é figura frequente em entrevistas na televisão.

Acesse o link clicando AQUI e baixe gratuitamente os livros. Lista:

Cidades Rebeldes; Menos que nada; Lacrimae Rerum; Violência; O Ano em que sonhamos Perigosamente; Em defesa das causas perdidas.

 

 

____________________________________________________________________________

 

E mais: Cursinho popular gratuito em  cadernos pré-vestibular da Unesp

O projeto “Cursinhos Pré-Universitários da Unesp”, organizado e desenvolvido pela Universidade desde o ano de 1987, mantêm os conteúdos de pré-vestibular para download de forma gratuita, em formato digital, sete cadernos das áreas de conhecimento essenciais para estudantes em fase de preparação.

O objetivo da ação da Unesp é oferecer oportunidades de educação às populações mais desfavorecidas e que vêm do ensino público, na tentativa de democratizar o acesso ao ensino superior no país.

Os cadernos pré-vestibulares foram organizados por professores da Universidade e têm como norte principal as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O guia de orientação dos temas para a equipe de autores foi a Matriz de Referência do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Os cadernos contemplam objetos do conhecimento associados às Matrizes de referência das áreas do conhecimento. Veja abaixo:

 

• Caderno 1: Linguagens e Códigos – Língua portuguesa e Língua inglesa; Clique aqui

• Caderno 2: Matemática – Matemática; Clique aqui

• Caderno 3: Ciências da Natureza – Biologia; Clique aqui

• Caderno 4: Ciências da Natureza – Física; Clique aqui

• Caderno 5: Ciências da Natureza – Química; Clique aqui

• Caderno 6: Ciências Humanas – Filosofia, Geografia, História e Sociologia; Clique aqui

• Caderno 7: Caderno de Material Complementar e de Apoio. Clique aqui

 

 

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio