Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 18 de abril de 2024

9 de dezembro de 2020

Fórum Estadual da Educação: psicólogo na escola não pode ser temporário

.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

Em reunião plenária realizada nesta ter-feira, 08,12, os integrantes do Forum Estadual da Educação de São Paulo (FEE SP) discutiram a recente declaração do secretario da Educação do Estado, Rossieli Soares, anunciando a contratação temporária de psicólogos para oferecer assistência aos profissionais de educação.

A professora Conceição Fornasari, Sinpro Campinas, é a representantes da Fepesp no FEE. Diz a nota em seu trecho inicial:

 

“O momento que vivemos em nosso país, provocado pela epidemia de SARSCoV/Covid-19, é inesperado e tem provocado medo, insegurança e sofrimento. O anúncio feito pelo Sr. Secretário de Educação do Estado de São Paulo, de que serão contratados mil psicólogos para atender a professores e estudantes que o desejarem é bem-vindo, pois revela preocupação no
enfrentamento às dificuldades do momento.

 

No entanto, trata-se de uma medida de caráter temporário que não garante continuidade de atenção à saúde e às escolas, nem à comunidade escolar. […]

Em perspectiva diversa, temos aprovada em 2019 a Lei 13.935, que estabelece a composição de equipes multiprofissionais na rede pública de educação básica, com o ingresso, por concurso público, de psicólogos e assistentes sociais, para atuarem permanentemente junto às escolas, apoiando as ações docentes na promoção da aprendizagem, participando da elaboração
e execução de projetos pedagógicos e do planejamento das atividades escolares, apoiando as equipes escolares no enfrentamento conjunto das questões e problemas do cotidiano e da violência escolar, participando das ações colaborativas de formação continuada das equipes e na relação família escola-comunidade.”

Leia a nota completa aqui:
NOTA FEESP SOBRE A CONTRATAÇÃO DE PSICÓLOGOS PARA ATUAREM NA EDUCAÇÃO ESTADUAL

 

Conceição Fornasari: ‘não concordamos com a forma de contratação de psicólogos. É preciso apoio permanente e a legislação suporta isso’.

Serviço Público

Em outra resolução, o FEE SP se manifestou em defesa de um serviço público de qualidade para o atendimento digno à população e contra o desmonte proposto na reforma administrativa.

 

“Ao Governador do Estado de São Paulo, o FEESP reivindica, em apoio às categorias profissionais e em defesa de um Estado forte, que atenda sua população com qualidade, com a imediata chamada dos profissionais através de concursos públicos, bem como a reposição dos quadros de carreira através de provimento efetivo.

Além disto, defendemos e propomos a criação de Comitê em Defesa do Serviço Público, congregando todas as entidades, movimentos, instituições, órgãos e cidadãos e cidadãs que defendem o serviço público como necessário para a garantia de direitos de todos e de todas”.

A nota completa está aqui:
NOTA FEESP EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio