Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 20 de abril de 2024

13 de dezembro de 2018

AI-5: A LEI QUE ACABOU COM AS LEIS

O ato institucional número 5, de 13 de dezembro de 1968, pretendeu ser lei em um país sem garantias constitucionais. E não deu certo.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

Mesmo depois de cinquenta anos a brutalidade do ato que fechou o Congresso, impôs a censura, permitiu cassações e prisões arbitrárias, incentivou a tortura e deu cabo da constituição ainda é lembrada como uma forma de conduzir o país rejeitada pela história.

O ato institucional número 5, de 13 de dezembro de 1968, pretendeu ser lei em um país privado de leis, sem garantias constitucionais. A arbitrariedade passou a ser permitida e incentivada. E não deu certo.

O AI-5 não tornou o Brasil mais feliz e nem mais próspero. Durou dez anos e provou apenas que a força bruta não é substituta para a liberdades, a garantia de direitos, para a vida orientada por regras democráticas.

Neste momento em que a constituição cidadã de 1988 vem sendo ameaçada, que mesmo suas cláusulas pétreas são motivo de zombaria por alguns que pretendem ser donos do poder, lembrar a História é incentivo à união de todos na defesa das liberdades e dos direitos duramente conquistados em nossa jovem democracia.

 

O QUE FOI O AI-5?
AQUI, UM POUCO DA HISTÓRIA

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio