Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 28 de fevereiro de 2024

22 de julho de 2022

22/07 – No Ensino Superior ‘queremos o que é justo’, Fies abre inscrições em 9 de agosto, 30 dias para Governo de SP achar vagas nas escolas, e mais: 3 Filósofos que revolucionaram a educação no mundo

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Juiz dá 30 dias para Governo de SP apresentar dados sobre vagas em escolas  O juiz Luis Manuel Fonseca Pires determinou que o Governo de São Paulo apresente em 30 dias dados sobre o número de vagas e turmas disponíveis nas escolas estaduais antes e depois da implementação do PEI (Programa de Ensino Integral). A ação foi movida pelo deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) depois de milhares de crianças terem ficado sem matrícula para estudar no 1º ano do ensino fundamental nas escolas estaduais e municipais da capital, conforme mostrou a Folha.  Folha de S. Paulo, 21/07  https://bit.ly/3Oq6GUs


Inscrição para o Fies será aberta em 9 de agosto, anuncia governo –
 O governo informou ainda que ampliará o teto da mensalidade para estudantes de medicina. A prestação sairá de R$ 7.100 para R$ 8.800. Em live, o presidente destacou que são cerca de 100 mil vagas por ano ao Fies e lembrou que o governo sancionou o perdão de até 99% das dívidas de estudantes com o programa. Folha de S. Paulo, 21/07    https://bit.ly/3PuvBr7 POLÍTICA EDUCACIONALGuarulhos: casos de covid-19 nas escolas particulares triplicam em junho –   Segundo enquete, em junho, 5,37% dos colaboradores (o equivalente a 38 profissionais) testaram positivo para a doença. Em maio o percentual era de 2,11% (22 funcionários). Entre os alunos o crescimento de casos foi ainda maior: 132 estudantes (2,29% do total de respondentes) contra 44 em maio (0,68%).Guarulhos Hoje, 20/07  https://bit.ly/3cyocsq
Osasco: escolas particulares terão selo que comprove sua legalidade –  O objetivo é identificar estabelecimentos de ensino que estão regulamentados em Osasco. Conforme a Lei, o “Selo Escola Osasco Legal trata do reconhecimento por certificação das instituições escolares particulares, de educação infantil, que sejam devidamente autorizadas e reconhecidas pelos órgãos governamentais e atuem em consonância com as normas vigentes”.  Diário da Região, 20/07  https://bit.ly/3yZ5xgW


A influência da mídia no ensino de geografia na escola – Segundo pesquisa, o oligopólio dos noticiários internacionais direcionam os conteúdos para os discursos geopolíticos pautados por visões favoráveis às políticas externas das principais potências globais e, em contrapartida, apresentam representações negativas a respeito de nações ou organizações consideradas hostis pela cultura ocidental. Nexo, 21/07  https://bit.ly/3ROy5SZ


Prisão especial para portadores de diploma terá validade julgada pelo STF –   O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, na sessão do dia 10 de agosto, a validade do direito a prisão especial a portadores de diploma de ensino superior. A prisão especial é prevista no Código Penal. O questionamento sobre sua validade chegou ao Supremo em 2015.  Valor Econômico, 22/07    http://glo.bo/3zq8rwr

 

ELEIÇÕES 2022

Após EUA, embaixada britânica exalta eleições seguras e ‘força da democracia’ no Brasil – A Embaixada Britânica no Brasil divulgou uma nota nesta quinta-feira (21) em apoio ao processo eleitoral brasileiro. Os diplomatas reafirmaram a confiança “no bom funcionamento” do processo democrático do Brasil. E disseram que “quem for escolhido pela nação brasileira”, em “eleições livres e justas”, poderá contar com o governo britânico para fortalecer as relações entre os dois países. Rede Brasil Atual, 21/07   https://bit.ly/3Prpl3t

Lula cita Paulo Freire para justificar aliança com Alckmin – “Eu li em um livro do Paulo Freire que a gente tem que juntar os divergentes para derrotar os antagônicos”, disse Lula em sua conta no Twitter nesta quarta-feira (21). “E é isso que vocês precisam saber. Nós vamos consertar esse país”, afirmou o ex-presidente. Um dos fundadores do PSDB, Alckmin deixou o partido em dezembro de 2021 para compor a chapa de Lula e se filiou ao PSB. Estadão, 21/07   https://bit.ly/3PNXURi


O que a sociedade civil pode fazer em defesa das eleições –
 Mobilização de entidades é essencial para demonstrar reprovação aos ataques do presidente ao sistema eleitoral, mas é preciso agir também em outros campos, segundo cientistas políticas ouvidas pelo ‘Nexo’. Nexo, 21/07   https://bit.ly/3PLaC3c

SAÚDE  

Como diferenciar covid da gripe comum, apesar dos sintomas cada vez mais parecidos Dor de garganta, dor de cabeça, coriza, nariz entupido e tosse são alguns dos principais sintomas que podem indicar um quadro de covid-19. Então, como saber se o que você está sofrendo é gripe ou covid? Não é possível. A única maneira de descobrir é fazendo um teste. UOL,  21/07  https://bit.ly/3Prqw2TJ


Pesquisa mostra que 72% dos professores enfrentam problemas de saúde mental
Esta classe de trabalhadores é uma das que mais sofre do chamado burnout, síndrome de esgotamento físico e mental, ainda enfrenta as angustias, medos e ansiedades por uma pandemia tão cheia de incertezas e que não se encerra no momento em que as aulas retornam ao formato presencial. Estadão,  21/07  https://bit.ly/3IV2mLPJ  

3 Filósofos que revolucionaram a educação no mundo
Jornal de Brasília; 21/07
https://bit.ly/3PNUON6

Argentinos dizem que a medida visa combater o mau desempenho escolar

Estes três filósofos que não apenas mudaram a educação, mas a revolucionaram. Através de seus métodos, eles procuraram transformar e combater ideias opressivas e antiquadas.

1- Jean-Jacques Rousseau – O homem do “Contrato social”, um dos livros mais estudados em filosofia e sociologia. Em sua obra mais famosa, Rousseau afirma que o homem corrompe quando é incorporado à sociedade moderna. Ele disse que a civilização destruiu o ser “puro” que estava presente no estado da natureza. Ele prosseguiu dizendo que o homem nasce livre de “manchas” que se transformam quando ele habita o social.

Talvez fosse por isso que Jean-Jacques tinha tantos ideais de educação. Ele sabia que através dela ele poderia mudar o panorama da sociedade. Rousseau diz em suas obras que uma criança não deve ser tratada como um adulto e que cada etapa da vida tem suas próprias peculiaridades, suas características únicas e que, sabendo disso, devemos trabalhar para aprendê-las.

2- John Dewey – Um representante, ou o maior de todos, da educação pragmática. De acordo com Dewey, as idéias só são úteis se puderem ser colocadas em prática. Um ensino não vale nada se não estiver ligado à sua vida cotidiana. John queria que a educação trabalhasse o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes.

3- Anísio Teixeira (na foto acima) – No Brasil, Anísio trabalhou na educação no início e meados do século XX. Ele valorizava o intelecto e se opunha ao ensino da memorização. Ele tinha como objetivo a capacidade de julgar. Ele defendia a educação livre, pública, secular e compulsória no país.

O ensino da filosofia no contexto da educação e da aprendizagem é, em síntese, um instrumento libertador que tem sucessivos efeitos transformadores, de uma sociedade que busca meios para se consolidar na ascensão, para ser sujeitos que têm um giro e uma voz. Neste sentido, o ensino do componente da filosofia na escola, é uma oportunidade de colocar como alunos provocadores aqueles que foram instruídos a se tornarem pessoas que têm uma identidade crítica, libertadora e transformadora em geral.

Assim como o Grande Mestre Paulo Freire enfatizou que a educação liberta da opressão e da ilusão da mente, a filosofia nasceu na Grécia antiga séculos antes de Cristo e foi chamada por diferentes filósofos como; Mileto, Platão, Sócrates, aos mais modernos como; Descartes, Comte, Maquiavel e muitos outros. Todos eles justificaram suas teorias libertadoras, pensamentos e contextos e se referiram a novos pensamentos que refletiam a busca incessante de poder e auto-identidade sem dominação estrangeira.

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