Fepesp - Federação dos Professores do Estado de São Paulo

Por Beth Gaspar em 17 de julho de 2020

17/07 - projeção de mortes por covid-19 pode adiar volta às aulas em SP, Brasil supera os 2 milhões de casos e 76 mil mortos, ministro pede respeito ao professor - e mais.

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O Senado retirou da pauta de votação a Medida Provisória (MPV) 927/2020, que altera as regras trabalhistas durante o período da pandemia.

O texto irá caducar, já que o prazo de vigência da proposição expira no próximo dia 19 (domingo). A retirada de pauta atende a manifestações do movimento sindical, que exigiu dos parlamentares que votassem contra ou a deixassem caducar.  Matéria completa aqui: https://bit.ly/399InqH

 


Após projeção de aumento de mortes por Covid-19 entre crianças, governo de SP pede para comitê reavaliar volta às aulas
G1; 16/07
https://glo.bo/3fEhTA6

O centro de contingência contra o coronavírus, comitê do governo de São Paulo que delibera sobre a quarentena no estado, vai reavaliar a volta às aulas programada para o início de setembro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16) após o coordenador-executivo do grupo, o médico João Gabbardo, ser questionado sobre uma projeção matemática que estima até 17 mil mortes entre crianças com a retomada das escolas em todo o Brasil.

No debate virtual com especialistas realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp) e o Butantan, o matemático Eduardo Massad (na foto)  afirmou que São Paulo e o Brasil não vivem um bom momento para reabertura de escolas.

"As aulas absolutamente não podem voltar em setembro. Nós temos hoje no Brasil 500 mil crianças portadoras do vírus zanzando por aí. Se você reabrir agora em agosto, mesmo usando máscara, mesmo botando distância de dois metros. No primeiro dia de aula nós vamos ter 1.700 novas infecções, com 38 óbitos. Isso vai dobrar depois de 10 dias e quadruplicar depois de 15 dias. Então, abrir as escolas agora é genocídio", declarou.


Não há risco zero, mas volta das aulas é baseada na ciência, diz Uip
UOL; 16/07
https://bit.ly/3fPf2nO

O médico infectologista David Uip disse hoje saber da responsabilidade sobre o retorno das atividades presenciais nas escolas do estado de São Paulo, mas afirmou que a decisão pela reabertura das escolas tem como base a ciência e a pesquisa. A previsão inicial é que as aulas presenciais na rede estadual paulista voltem a partir de 8 de setembro, mas a data pode ser revista.

 

 

Descoordenação

  • O Brasil superou ontem 2 milhões de casos de contaminação pelo novo coronavírus, com mais de 76 mil vítimas fatais. Com a pandemia descontrolada, o Ministério da Saúde comandado por militares enfrenta uma crise interna. associada a críticas por má gestão e adoção de políticas anticientíficas. / nexo

Aceleração

  • O ritmo de contágio da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, desacelerou em 32% das cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Mas continua crescendo em 60% delas, entre as quais as capitais Belo Horizonte, em Minas, e Teresina, no Piauí. / folha

 

Demissões na Uninove: assembleia aprova proposta feita no Tribunal
Sinpro SP; 16/07
https://bit.ly/3eK02Xm

Reunidos nesta quinta-feira (16) em assembleia remota convocada pelo SinproSP, professores que foram demitidos pela Uninove no final do semestre aceitaram a proposta construída em audiência no Tribunal Regional do Trabalho. A assembleia contou com a participação de 127 professores e terminou com o placar de 57% votos a favor, 33% contra e 10% de abstenções. A proposta apresentada e aprovada inclui a manutenção do plano de saúde dos demitidos até 31 de outubro, manutenção de bolsas de estudo já existentes até o final do ano, reintegração de professores com deficiência ou garantias especificas.

 

 

 

Na posse, novo ministro da Educação defende Estado laico
Estadão; 16/07
https://bit.ly/3eAIInh

Milton Ribeiro disse na sua posse que nunca defendeu violência física na educação escolar. "Nunca defenderei tal prática, que faz parte de um passado que não queremos de volta." Em vídeo há quatro anos, Ribeiro defendeu que crianças sejam educadas "com dor".

Em seguida, nesta quinta, afirmou que "a implementação de políticas e filosofias educacionais equivocadas" desconstruíram a autoridade do professor em sala de aula e, por isso, "existem atualmente por muitas vezes episódios de violência física de alguns maus alunos contra o professor". "As mesmas vozes críticas de nossa sociedade devem se posicionar contra tais episódios com a mesma intensidade (...) Precisamos resgatar o respeito pelo professor."

 

Artigo: ‘O Ministério da Educação precisa de líderes, e não só de um ministro
Valor Econômico; 17/07
https://glo.bo/3jgqURZ

Por Renato Janine Ribeiro: “As trapalhadas na escolha de ministros da Educação tornam importante explicar aos leigos como funciona essa pasta, fundada logo após a Revolução de 1930 com o nome de Ministério da Educação e Saúde, da qual depois saíram Saúde (1953), Cultura (1985) e Esporte (1995). Mesmo assim, o MEC é enorme.

Por líder, entendo alguém que não só entenda como funcionam o ministério e suas secretarias mais visíveis, mas também saiba comunicar-se bem, empolgar o universo enorme no qual se move a educação. Comparando: saúde, agricultura, economia, que afetam o país inteiro, podem se sair bem mesmo que o ministro se comunique apenas com os principais atores dessas áreas. Na educação, não dá. Tem que empolgar os alunos e suas famílias, bem como professores e funcionários. A educação passa pela consciência das pessoas.

Então a questão não é apenas ter um bom ministro, o que o governo atual não consegue ou não quer; é preciso também que os titulares pelo menos da educação básica, superior e técnica, bem como o secretário-executivo, sejam dirigentes com esse perfil de liderança, como o que os franceses chamam de “ministre délégué”, subordinado a um ministro de tutela, mas que tenham autonomia e liderança.

Estamos muito longe disso”.

 


Deputados querem sabatina com o recém-empossado ministro da Educação
Metrópoles; 16/07
https://bit.ly/2OLYce1

O novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, mal tomou posse oficialmente mas já é alvo de um pedido de sabatina na Câmara dos Deputados. De autoria do deputado federal professor Israel Batista (PV-DF), a proposta está em fase final da coleta de assinaturas.

 

 

Homem Virtual da USP promove educação cidadã sobre corpo e saúde
UOL; 15/07
https://bit.ly/2ZCtaeE
https://youtu.be/Eh-CKQB_xSo

Entender anatomia, fisiologia e outros tópicos sobre saúde nem sempre é tarefa fácil pois os termos científicos utilizados tendem a dificultar a compreensão. Foi justamente para quebrar as barreiras comunicativas desses conteúdos que o Homem Virtual foi criado pela Faculdade de Medicina (FM) da USP. O projeto utiliza computação gráfica 3D para criar imagens, vídeos e peças tridimensionais com o objetivo de facilitar o ensino-aprendizagem sobre corpo humano e saúde.

Quando o projeto foi desenvolvido pela disciplina de Telemedicina da Universidade em 2003, já possuía o propósito de “promover entendimento e adesão sobre temas específicos de saúde”, conta o professor Chao Lung Wen, coordenador do Homem Virtual.  É por meio do uso da computação gráfica 3D que a ferramenta se baseia, reproduzindo partes do organismo humano, como músculos e estrutura óssea, além de demonstrar patologias, ações dos medicamentos e técnicas de procedimentos cirúrgicos. “Por meio dessa tecnologia há uma forma de comunicação capaz de abordar tópicos de maneira facilitada”.

Essa facilitação faz com que o projeto beneficie muitas áreas, especialmente da educação, como os ensinos básico e médio, nas quais os conteúdos podem ser utilizados para demonstrar o funcionamento e as estruturas do corpo, por exemplo. “Os serviços que quiserem abrir iniciativa para conscientizar a população sobre as recomendações científicas, entrem em contato para que nós façamos esse trabalho em conjunto. A educação é a melhor forma de prevenirmos o contágio”, finaliza animado o professor.

Para entrar em contato com o Projeto Homem Virtual, basta enviar um e-mail para chao@usp.br ou acessar a aba “contato” do site http://homemvirtual.org.br.

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