![]() Atenção professores da Uninove de São Paulo: assembleia virtual nesta quinta, 16/07, 10h – link de acesso enviado por email (se não receber link até as 15h de hoje, quarta dia 15, avise em uninove@sinprosp.org.br |

Novo ministro da Educação diz que posse será nesta quinta
UOL; 14/07
https://bit.ly/2CeRdY3
O novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, informou hoje via Twitter que sua posse como titular da pasta será realizada na quinta-feira (16), às 16h (de Brasília). O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participará da cerimônia virtualmente, segundo o professor e pastor. "Acabei de ser informado pela chefia do gabinete da presidência que minha posse se dará nesta quinta-feira às 16 hs no planalto. O Presidente participará virtualmente", escreveu o ministro.
Tese do novo ministro da Educação não aparece no banco de dados da USP
Rede Brasil Atual; 14/07
https://bit.ly/2CeRdY3
Problemas com currículos e teses parecem marcar o histórico dos ministros da Educação escolhidos pelo presidente Jair Bolsonaro. Depois dos questionamentos em torno do mestrado e doutorado do antecessor, Carlos Decotelli, que nem sequer tomou posse, surgem dúvidas em torno da formação acadêmica do novo ministro, o pastor presbiteriano e militar da reserva Milton Ribeiro. De acordo com o seu currículo Lattes, sua tese de doutorado – Calvinismo no Brasil e organização: o poder estruturador da educação – foi defendida na Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo). No entanto, o trabalho não está relacionado no banco de teses da instituição.
Ministro da Educação sinaliza que não impedirá avanço da PEC do Fundeb
Valor Econômico; 14/07
https://glo.bo/30rppYT
Em seu primeiro dia à frente do Ministério da Educação (MEC), Milton Ribeiro sinalizou, em conversas iniciais com auxiliares, que não colocará obstáculos ao avanço da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga a vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Em reunião de líderes partidários na segunda-feira, a Câmara dos Deputados decidiu que analisará o relatório de Dorinha Rezende (DEM-TO) na semana que vem.
Governo autoriza recontratação de demitidos durante a pandemia com salário mais baixo
Folha de S. Paulo; 14/07
https://bit.ly/32jUjop
O governo Jair Bolsonaro autorizou nesta terça-feira (14) que empresas recontratem imediatamente funcionários demitidos durante a pandemia sem que se configure fraude trabalhista.
Com autorização sindical, a demissão poderá ser seguida de recontratação com salário mais baixo. Se não houver essa previsão para a categoria, os termos do contrato anterior deverão ser mantidos.
A regra vigente hoje, presente em uma portaria de 1992, estabelece que é fraudulenta a rescisão acompanhada de recontratação em um período de 90 dias após a data do desligamento.
Bolsonaro nomeia olavistas para o CNE
Extra Classe; 14/07
https://bit.ly/3ewd7Dh
Por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União na última sexta-feira, 10, os novos integrantes do Conselho Nacional de Educação (CNE) foram nomeados pelo presidente Jair Bolsonaro. Conforme o documento, foram reconduzidos ao cargo os presidentes da Câmara de Educação Básica, Sueli Menezes, e da Câmara de Educação Superior, Luiz Roberto Curi.
Porém, entre os 11 novos nomes, não há nenhum representante do Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Por outro lado, a lista contempla um aluno do escritor Olavo de Carvalho, um dono de universidade e um ministro do Superior Tribunal Militar.
Os nomes fazem parte de uma lista prévia de indicados que havia sido encaminhada à Casa Civil pelo ex-ministro Abraham Weintraub antes de ele deixar o cargo em 18 de junho.
Michel Temer admite 'exagero' em propaganda pela reforma trabalhista
Folha de S. Paulo; 15/07
https://bit.ly/3j9FpY2
O ex-presidente Michel Temer afirmou que ministros do seu governo superestimaram os números de geração de emprego na propaganda que embasou a reforma trabalhista, aprovada no governo dele, em 2017.
A fala se deu em uma live promovida pelo programa Violações e Retrocessos, coordenado pelos acadêmicos de direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), nesta segunda-feira (13) – dia em que a sanção do projeto completou três anos.
“Quero concordar com a sua afirmação [...] de que o nosso ministro Meirelles e Ronaldo Nogueira exageraram nas suas previsões”, disse Temer.

Brasil tem maior média de mortos por dia desde início da pandemia
Folha de S. Paulo; 15/07
https://bit.ly/3fvo5uh
O Brasil registrou nos últimos sete dias a mais alta média de mortos por Covid-19 desde o início da pandemia. A chamada média móvel de óbitos do país nesta terça chegou a 1.056.
Em todo o Brasil, apenas nesta terça (14) foram registrados 1.341 óbitos e 43.245 infectados, segundo levantamento do consórcio de imprensa. O país já acumula 74.262 mortes desde o início da pandemia, em março. Mais de 1,9 milhão foram infectados com a doença.
A iniciativa do consórcio de veículos de compilar e divulgar os dados sobre Covid-19 é uma resposta a atitudes recentes do governo Jair Bolsonaro, que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins, retirou informações do ar, deixou de divulgar totais de casos e mortes e divulgou informações conflitantes.
Com 417 mortes na terça, São Paulo foi o estado com mais vítimas nas últimas 24 horas, segundo dados do consórcio. É o epicentro da pandemia, com mais de 18 mil mortos.
Impactos da pandemia no trabalho de professores de Macaé, RJ, é tema de pesquisa da Fiocruz
UOL; 14/07
https://glo.bo/38WWVdf
Uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e o Sindicato dos Professores de Macaé (RJ) e Região (Sinpro Macaé) pretende diagnosticar os impactos causados pela pandemia da Covid-19 no trabalho e na saúde dos profissionais, que agora têm tido a necessidade de se adaptar ao formato remoto de ensino.
A pesquisa, que vai alcançar os profissionais da rede privada, acontecerá em três encontros virtuais a partir do dia 18 de julho.
"Precisamos falar sobre os impactos deste trabalho remoto realizado neste período de pandemia. A partir de denúncias e preocupações advindas dos próprios professores e professoras, o Sinpro Macaé e Região e a Fiocruz irão levantar e debater fatores do trabalho que levam ao adoecimento sob bases acadêmicas", afirmou Kátia Reis, coordenadora da pesquisa na Fiocruz.
![]()

Veja dicas de aplicativos que podem ajudar na alfabetização
Folha de S. Paulo; 15/07
https://bit.ly/3fwspJr
A alfabetização, como qualquer processo de aprendizagem, está totalmente ligada à interação da criança com o mundo que a cerca.
Sem a convivência dos colegas e a presença física do professor para auxiliar no processo durante a pandemia, é natural que as crianças tenham mais dificuldade com o aprendizado e que os pais busquem apoio em aplicativos para reforçar a alfabetização.
Veja estas indicações: