| A força moral, política e econômica do sindicato é o que vai garantir o poder da categoria na negociação com as instituições. E essa força vem das professoras, professores e auxiliares sindicalizados.
|
Volta às aulas presenciais em todo o país é urgente, diz presidente do Conselho Nacional de Educação
Yahoo; 14/07
https://bit.ly/3i5Qr0o
A volta às aulas presenciais em todo o país é ação prioritária, urgente e imediata. Essa é a orientação do Conselho Nacional de Educação (CNE) que consta da resolução recém-aprovada para regulamentar o ensino nas escolas brasileiras no contexto da pandemia.
O documento, que seguirá para homologação do ministro da Educação, faz uma análise do que considera "a maior crise educacional já enfrentada pelo Brasil", listando prejuízos impostos à educação em decorrência do prolongado fechamento das escolas, como retrocessos de aprendizado, problemas socioemocionais dentre estudantes e professores, explosão da evasão escolar e aprofundamento da desigualdade.
SERVIÇO
Dissidio Educação Básica 2021
Quando: hoje, quinta-feira, 15/07, 16 horas
Onde: Virtual, a partir do Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região
O que é: fase preliminar da ação de dissídio coletivo, quando o relator busca uma alternativa para que o processo seja encerrado por acordo entre as partes, sem a necessidade de julgamento.
Bahia: em assembleia, professores da rede particular decidem permanecer apenas com aulas remotas
Acorda Cidade; 13/07
https://bit.ly/3r9PwjT
Foi realizada uma assembleia no dia de ontem (12) com professores e representantes do Sindicato dos Professores da Rede Privada do Estado da Bahia, para dialogarem sobre o retorno das aulas presenciais, autorizado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o diretor do Sindicato da rede particular de Feira de Santana, Jorge Luiz, informou que cerca de 92% dos professores presentes na assembleia optaram por não retornar neste momento para sala de aula.
"Nós tivemos uma assembleia no dia de ontem com os professores e eles decidiram em não retornar para as atividades presenciais. Então iremos manter as atividades de forma remota e não retornar para as salas de aulas, porque em torno de 92% dos professores presentes, optaram por esta decisão. Teremos outra assembleia, já foi convocada, mas ainda estamos no aguardo da publicação do edital e já estamos também pensando na possibilidade do indicativo de greve", disse.

CORONAVÍRUS
Prefeitura confirma circulação da variante delta em São Paulo
Pocder360, 15/07
https://bit.ly/3ihkG4P
A prefeitura de São Paulo confirmou na 4ª feira (14.jul.2021) que a variante delta do coronavírus está em circulação comunitária na cidade. De acordo com o comunicado, a comprovação de circulação da cepa veio com o rastreamento epidemiológico de um paciente de 45 anos na zona leste da cidade.
A transmissão comunitária significa que as infecções não são casos de pessoas que estiveram na Índia ou tiveram contato com uma pessoa infectada que veio de outro local. O paciente em questão foi diagnosticado com covid em 21 de junho. Em 5 de julho, o sequenciamento genético mostrou que a cepa do coronavírus era a delta.
A Secretaria Municipal de Saúde rastreou ao menos 40 pessoas que tiveram contato com o paciente, mas nenhuma delas havia viajado nas últimas semanas. A mulher do paciente também foi infectada pela covid-19.
Na CPI, diretora ligada à Covaxin se contradiz sobre datas de envio de fatura da vacina; veja checagem
Folha de S. Paulo; 14/07
https://bit.ly/3ejKHz2
Depois de ficar em silêncio no primeiro depoimento, na terça-feira (13), a diretora técnica da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, depôs na CPI da Covid-19 nesta quarta-feira (14). A empresa foi responsável por intermediar com o Ministério da Saúde a venda da vacina Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech. Essa negociação é investigada pela comissão por suspeita de irregularidades e uma suposta pressão atípica, denunciada por servidor da Saúde, para sua aprovação.

POLÍTICA EDUCACIONAL
SBPC solicita prorrogação do prazo de resolução sobre formação de professores
Jornal da Ciência; 14/07
https://bit.ly/3xJK4Xg
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), junto ao seu Grupo de Trabalho sobre a Educação Básica, enviou no dia 8 de julho uma carta à presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães, (veja a íntegra aqui) solicitando prorrogação do prazo para a materialização das alterações requeridas pela Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum para Formação Inicial de Professores da Educação Básica.
A entidade também manifesta preocupação com a Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada).
Enem alinhado com novo ensino médio será aplicado a partir de 2024
Estadão; 14/07
https://bit.ly/3hDSfyU
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá estar alinhado com as diretrizes curriculares dessa etapa de ensino a partir de 2024. É o que define um cronograma publicado nesta quarta-feira, 14, pelo Ministério da Educação (MEC). O ensino médio terá mudanças em todo o Brasil, a partir do ano que vem, com a ampliação da carga horária para os estudantes e currículo mais flexível. Na prática, os alunos poderão escolher diferentes áreas para estudar.
Por causa das mudanças previstas para a etapa, o Enem, principal porta de entrada dos alunos no ensino superior, também terá de mudar. A atualização da matriz de avaliação do novo Enem vai ocorrer ao longo dos próximos anos para que, em 2024, a aplicação do exame já seja realizada conforme as novas diretrizes.
Ministérios defendem ensino domiciliar para crianças com deficiência
Folha de S. Paulo; 14/07
https://bit.ly/2UOupr2
A pauta é a única prioridade legislativa do governo Jair Bolsonaro na área de educação neste ano, o que tem sido criticado por especialistas por conta da pouca relação com os grandes desafios da educação brasileira. Trata-se de uma reivindicação histórica de grupos religiosos. Por isso, o governo quer, com a aprovação, dar um aceno à sua base de apoio guiada por princípios cristãos e ideológicos.
Projeto de lei que regulamenta a prática tramita pela Câmara dos Deputados —o texto prevê regras como a realização de avaliações anuais.
O NEGÓCIO DA EDUCAÇÃO
Yduqs (Estácio) vai investir R$ 30 milhões para criar seu maior campus de medicina
Estadão; 14/07
https://bit.ly/3yZPr4P
O investimento é parte do projeto da companhia de ampliar a sua penetração nos cursos premium, mas com a área de saúde como um dos principais pilares de expansão. Além do Idomed, a Yduqs é dona também do Ibmec, marca que veio junto com a aquisição do grupo Adtalem, concluída em 2020.
Segundo Marina Fontoura, vice-presidente de operações premium da Yduqs, a companhia de educação tem um crescimento muito forte contratado com a abertura dessa e de outras operações. “Temos 6,3 mil alunos com a gente, mas estamos prevendo aumentar para 15 mil alunos em sete anos quando as nossas operações estiverem plenamente maturadas”, afirma.
![]()

Gigante chinesa da internet vai limitar uso de games por crianças
Nexo; 07/21
https://bit.ly/3xJ3NXg
Empresa usará sistema de reconhecimento facial para proibir jogos após as 22h. Iniciativa é parte de debate mais amplo no país
A empresa chinesa Tencent, dona do estúdio de games Riot (do jogo “League of Legends”) vai restringir o uso de games por crianças durante a noite. O anúncio foi feito na quarta-feira (7). A Tencent é uma das principais empresas do ramo de tecnologia e internet na China, e considerada líder mundial na indústria de jogos eletrônicos.
A restrição será possível a partir de um sistema de reconhecimento facial. Se o jogador exceder um determinado número de horas — não divulgado pela empresa — após as 22h, o jogo vai enviar uma notificação solicitando o uso do novo programa de escaneamento da face. Caso a câmera reconheça que se trata de alguém com menos de 18 anos, o game será interrompido até o dia seguinte.
A empresa não esclareceu o que pode acontecer se, por exemplo, um adulto for reconhecido erroneamente como uma pessoa menor de idade. A medida é limitada ao território chinês. Em 2018, a Tencent já tinha feito um teste limitado da restrição no jogo “Honor of Kings”.
A presença excessiva de crianças e adolescentes nos games é parte de um debate mais amplo na China. Defensores de medidas similares dizem que jogos eletrônicos em excesso comprometem o desempenho escolar dos jovens e pode causar problemas oftalmológicos.