Fepesp - Federação dos Professores do Estado de São Paulo

Por Beth Gaspar em 10 de setembro de 2019

10/09 - Audiência pública sobre as demissões em massa no ensino superior, Brasil investe pouco em pré-escola, sessão temática debaterá ‘reforma’, e mais.

.

A TV Fepesp discute como o Ensino a Distância tornou-se um grande negócio, como afeta as condições de trabalho de professores e a qualidade de ensino. Veja aqui: https://youtu.be/sjEYCkd-GrI.

 


Câmara dos Deputados debaterá demissões no ensino superior
SinproSP; 10/09
http://bit.ly/2kEw3K6

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados realizará na próxima quinta-feira, 12, audiência pública para discutir as demissões massivas no ensino superior privado em São Paulo. A audiência foi requerida pelo deputado federal Orlando Silva (PCdoB) e é parte de uma série de iniciativas tomadas pelo SinproSP e pela Fepesp, depois de demissões massivas ocorridas em grandes instituições de ensino superior. Em junho, a rede Laureate demitiu cerca de 300 professores, dando continuidade a um programa de cortes iniciados em 2017. A Uninove também demitiu outros 300 docentes.

 

Acesso a mestrado no Brasil é 16 vezes menor do que em países ricos
Folha de S. Paulo; 10/09
http://bit.ly/2m1RZiG

O volume de brasileiros com pós-graduação no Brasil é bastante inferior ao registrado em países ricos, de acordo com relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O diagnóstico é divulgado no momento em que o país debate decisões do governo Jair Bolsonaro (PSL) sobre a área. A gestão do presidente já cortou neste ano 12% das bolsas de pesquisa e reduziu pela metade o orçamento de 2020 da Capes, agência de fomento ligada ao Ministério da Educação.

 

Educação que incluiu milhões de brasileiros
sai do radar do governo Bolsonaro
Mundo Sindical; 09/09
http://bit.ly/2m9TnA0

O Brasil iniciou, a partir da década passada, um ciclo inédito de investimento em educação e de expansão de vagas no ensino superior. Seja pela inauguração e ampliação das escolas federais – as universidades e institutos tecnológicos –, seja pelo acesso dos jovens de baixa renda a faculdades particulares, por meio de programas como ProUni, Fies e Refis, além da política de cotas. Mas o atual governo, através de cortes e discursos persecutórios, tenta desmontar as universidades brasileiras.




Matrículas em creche e pré-escola sobem,
mas Brasil gasta pouco por aluno
Estadão; 10/09
http://bit.ly/2lJ1IdP

Estudo internacional divulgado nesta terça-feira, 10, mostra que o número de crianças na educação infantil (alunos até os 5 anos, o que inclui creche e pré-escola) aumentou, mas que o investimento público por aluno ainda é baixo. Os dados são do relatório Education at a Glance 2019,  feito pela Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade que reúne os países mais ricos do mundo e alguns convidados, entre eles, o Brasil.

 


Sessão temática vai debater reforma da Previdência;
textos podem ir à votos nesta semana
Diap; 09/09
http://bit.ly/2kpE6KZ

O Senado agendou para esta terça-feira (10), a partir das 14h, debate com especialistas, em plenário, sobre a reforma da Previdência (PEC 6/19). Serão 3 convidados com posições críticas ao texto, e outros 3 favoráveis à reforma da Previdência, de acordo com o que foi apresentado pelo governo e vem sendo aprovado na Câmara e no Senado.

 

Artigo |  Desvalorização dos docentes
é causa de depressão e suicídio na categoria
CTB; 09/09
http://bit.ly/2keFJuU

Por Ísis Tavares: Profissão de professor/a,  profissão de alta relevância social e que já teve um elevado status na sociedade, hoje vive um processo de desqualificação, criminalização e pauperização e que são constantemente apresentados para a sociedade como culpados/as pelos problemas do ensino-aprendizagem e nas escolas, oriundos da falta de políticas consequentes e mais investimentos em educação. Jogam a população contra a escola pública e seus/suas profissionais.


Campinas: ‘Sarau do Professor’
Sinpro Campinas; 10/09
http://bit.ly/2lJK5dJ

 

 


Pauta de costumes de Bolsonaro perde espaço e empaca no Congresso
Folha de S. Paulo; 10/09
http://bit.ly/2m8Owiv

A expectativa criada após a vitória de Jair Bolsonaro (PSL) de que a chamada "pauta de costumes" chegaria com força no Congresso não se confirmou até agora e não deve sair do papel tão cedo. A análise dos dez temas que estão no topo da lista de bandeiras ideológicas do presidente da República mostra, inclusive, o contrário: projetos como o da chamada Escola sem Partido e os que endurecem as proibições ao aborto, que fervilharam na legislatura passada, estão adormecidos nestes oito meses de novo governo federal.

 


Glenn em ato pela democracia:
‘Não vamos deixar este país regredir a uma ditadura de novo’
Rede Brasil Atual; 10/09
http://bit.ly/2kpEtVT

“Não tem importância o que esse governo faz contra a gente e que eles ameacem, nós vamos continuar publicando o material até o final. A primeira coisa que fizemos ao receber o arquivo foi colocá-lo em muitos lugares do mundo, para eles saberem que podem matar um jornalista, prender outro, mas esse material vai ser revelado”, disse o jornalista Glenn Greenwald, ao encerrar sua fala no “Ato em Defesa da Liberdade de Imprensa, do Jornalismo e da Democracia”, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no centro da capital. “Nunca vamos deixar este país regredir para uma ditadura de novo”, acrescentou.

Conteúdo Relacionado

crossmenu
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram