Fepesp - Federação dos Professores do Estado de São Paulo

terça-feira, 8 de março de 2022

Por Beth Gaspar em 8 de março de 2022

08/03 - Os atos, o emprego, filmes e homenagens neste Dia Internacional da Mulher. E mais: a contribuição negocial na Educação Básica, Justiça do RS obriga a usar máscara, programa do IR2022 já funciona depois de pau no primeiro dia

.
Veja o clipe (aqui) e acompanhe o noticiário e as edições especiais marcando o Dia Internacional da Mulher de 2022
no site da Fepesp.

 

 

Atos do 8M acontecem em todas as regiões do país nesta terça; confira
Brasil de Fato; 08/03
https://bit.ly/3HRRps4

A Marcha Mundial de Mulheres divulgou a lista preliminar dos locais em que ocorrerão atos no dia 8 de março de 2022, Dia Internacional de Luta das Mulheres. “Pela Vida das Mulheres, Bolsonaro nunca mais! Por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome!” é o lema nacional das mobilizações deste ano. Estão previstas manifestações em todas as regiões do país.

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER, O CLIPE DA FEPESP – assista agora aqui (ou clique na imagem acima): várias diretoras de sindicatos integrantes da Fepesp interpretam com emoção um poema alusivo à condição feminina neste 8 de março de 2022!

 

Metade das empresas determina prazo para elevar presença de mulher na liderança, diz estudo
Folha de São Paulo; 07/03
https://bit.ly/3hOHyZz

Cerca de 47% das empresas têm prazo estabelecido para alguma meta de elevação do número de mulheres em cargos de liderança ainda em 2022, segundo levantamento da consultoria de recursos humanos ManpowerGroup com 39 mil empregadores de 40 países, incluindo o Brasil.

Outros 35% dos entrevistados estabeleceram o prazo até 2023, e 10%, até 2024, conforme o levantamento, preparado para o Dia Internacional da Mulher, nesta terça (8).

 

Dia Internacional da Mulher: as verdadeiras histórias por trás do 8 de março
Forbes; 08/03
https://bit.ly/3HRbJtO

Há muitas histórias sobre a origem do Dia Internacional da Mulher. É bastante conhecida a ideia de que a data surgiu em homenagem às mais de cem mulheres vítimas do incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist Company, em Nova York,  mas apesar de trágico e simbólico, o ocorrido em 25 de março de 1911 é posterior a algumas das lutas operárias que culminaram na origem verdadeira. Por conta de todas elas que a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou a data em 1975.

Origem do Dia Internacional da Mulher - Não há um evento específico que explique sua origem: a data nasceu de um conjunto de movimentos no final do século 19 e começo do século 20 contra as péssimas condições de trabalho às quais as trabalhadoras eram submetidas.

“As mulheres tinham que trabalhar 16 horas por dia durante seis dias na semana. Elas eram vigiadas para ir ao banheiro e até fora do trabalho. Sofriam um conjunto de abusos e assédio sexual”, explica a doutora em sociologia pela USP (Universidade de São Paulo), professora e jornalista Isabelle Anchieta, autora da trilogia “Imagens da Mulher no Ocidente Moderno”. Tudo isso para ganhar 33% a menos do que os homens – algo que ainda hoje se mantém.

 

Dia da Mulher: 3 filmes para assistir na data
Alto Astral; 07/03
https://bit.ly/3pMOevP

a Alto Astral separou hoje 3 filmes que possuem protagonismo feminino em suas causas e que hoje são um referencial de luta para todas nós. Confira:

Nise: O coração da loucura | HBO Max - Produzido em 2016, o filme relata a história de Nise da Silveira, – interpretada pela atriz Glória Pires – médica que revoluciona os tratamentos psiquiátricos da época aqui no Brasil. O filme se passa na década de 50, período em que as terapias para pacientes psiquiátricos eram feitas a partir de procedimentos como a lobotomia e eletrochoque.

Estrelas além do tempo | Disney + - Outro filme maravilhoso para assistir no Dia da Mulher é "Estrelas além do tempo", que além de falar sobre o protagonismo feminino, traz uma questão muito importante: o racismo. A história se passa nos Estados Unidos, em contexto de Guerra Fria e de cisão racial entre brancos e negros.

Enola Holmes | Netflix - Apesar de se tratar de uma ficção, "Enola Holmes" é um filme maravilhoso para assistir no Dia da Mulher! A história tem base em um livro e traz no papel de Enola a amada Millie Bobby Brown como irmã de Mycroft e Sherlock Holmes.

 

 

POLÍTICA EDUCACIONAL

STJ vai decidir se adolescentes podem fazer supletivo para se matricular na universidade
adão; 07/03
https://bit.ly/3MAHieI

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça vai decidir se uma pessoa menor de 18 anos que não tiver concluído a educação básica pode se submeter ao sistema de avaliação diferenciado de jovens e adultos – oferecido pelos Centros de Jovens e Adultos (CEJAs) – para conseguir o diploma de ensino médio, e, então, se matricular em curso de educação superior.

O tema de grande repercussão já está na pauta da Corte, mas ainda não há uma data definida para entrar em julgamento. O colegiado vai deliberar sobre o tema durante a análise de dois recursos que estão sob relatoria do ministro Og Fernandes. As informações foram divulgadas pela corte.

 

96% dos alunos da rede estadual de SP concluíram ensino médio sem saber resolver equação de 1º grau
Folha de S. Paulo; 07/03
https://bit.ly/3727qio

Dos alunos que concluíram o ensino médio na rede estadual de São Paulo em 2021, 96,6% saíram da escola sem ter aprendido como resolver uma equação de 1º grau ou interpretar dados estatísticos.

Essas são algumas das habilidades que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) define como essenciais para quem termina a educação básica. Os dados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) mostram que quase todos os concluintes não tiveram a oportunidade de aprendê-las.

 

SINDICATO

Prisão de sindicalistas para coibir greves viola princípios, é ilegal e inconstitucional
Rede Brasil Atual; 07/03
https://bit.ly/3MFZvrF

A prisão de sindicalistas como meio de inibir a realização de greves “revela sérias violações das liberdades de trabalho e sindical”, afirma a Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social (Conalis), do Ministério Público do Trabalho (MPT). Segundo nota técnica divulgada pelo órgão (leia aqui), a medida também mostra “arbitrariedade, ilegalidade e inconstitucionalidade”. A greve, mesmo com limites, é direito social.

 

 

SEU DINHEIRO

Programa da Receita Federal para declarar Imposto de Renda falha no primeiro dia, hoje já funciona normalmente
Folha de S. Paulo; 07/03
https://bit.ly/3CplxtQ

Os contribuintes que tentam baixar o programa para declarar e enviar o Imposto de Renda 2022 nesta segunda-feira (7) encontram falhas e dificuldades para fazer o download (aqui). [hoje já é possível baixar o programa IRP2022 com rapidez]

O motivo da instabilidade é o alto número de acessos, segundo a Receita Federal. Em nota, o órgão pede que os contribuintes com dificuldade tentem baixar o programa mais tarde.

 

CORONAVÍRUS

Fim do uso de máscaras no Rio é ‘temerário’ e deve causar ‘efeito dominó’, diz epidemiologista
Rede Brasil Atual; 07/03
https://bit.ly/3pMJfLD

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta segunda-feira (7) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras. É a primeira capital a liberar o uso da proteção facial inclusive em ambientes fechados. A medida foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) pelas redes sociais. A decisão é respaldada pelo Comitê Científico local, baseada no cenário de queda de mortes e de casos de covid-19 e no avanço da vacinação.

Mas, “como o Rio de Janeiro é uma das cidades turísticas mais importantes do planeta, fazer um relaxamento tão incerto como este é ao menos temerário”, afirmou o especialista. Para ele, medidas de flexibilização desse tipo só deveriam ser tomadas de quatro a seis semanas após a transmissão comunitária da covid-19 atingir níveis “constantemente baixos”.

 

Justiça do Rio Grande do Sul volta a obrigar uso de máscara para menores de 12 anos
Verdes Mares; 07/03
https://bit.ly/3Kquu8T

Uma juíza do Rio Grande do Sul derrubou o decreto estadual que desobrigava crianças com menos de 12 anos de usar máscara de proteção contra a Covid-19. A ação civil pública foi movida pela Associação Mães e Paes pela Democracia que pedia o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras para todas as crianças a partir dos 3 anos.

 

 

 

Professora brasileira que trabalha com educação para surdos vira Barbie
Diário do Nordeste; 07/03
https://bit.ly/3pO7tF1

A professora brasileira Doani Emanuela Bertan, 40 anos, de Campinas, foi uma das 11 mulheres de destaque em diferentes países escolhidas para se tornarem exemplares da boneca Barbie. Entre as outras homenageadas, estão a roteirista e produtora de TV Shonda Rhimes, que esteve por trás da série médica Grey's Anatomy, a estilista chinesa Lan Yu e a cozinheira italiana Sonia Peronaci.

Há pouco mais de um ano, Doani foi uma das dez finalistas do Nobel da Educação 2020, pelo trabalho desenvolvido como professora de educação inclusiva e Língua Portuguesa. A vida dela foi dedicada à educação bilíngue para surdos.

Em 2018, ela criou um canal no YouTube (veja aqui), que tem mais de 14 mil inscritos. A brasileira é considerada uma das pioneiras no ensino pensado diretamente para a comunidade surda, mas que também pode ser acessado por outros tipos de público.

Chamado Sala 8, o canal começou quando alunos surdos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio de Mesquita Filho, em que trabalhava, em Campinas, São Paulo, receberam livros didáticos iguais aos dos demais estudantes: escritos em português, e não em libras. Na tentativa de solucionar o problema, ela criou conteúdos inovadores para atingir os dois públicos, o de pessoas surdas e ouvintes.

"Ver meus alunos com materiais que não entendiam foi um dos desafios que encontrei em todos estes anos como professora de surdos. É como se nós, falantes de português, recebêssemos um material escrito em Alemão", ela diz.

Conteúdo Relacionado

crossmenu