Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 23 de abril de 2024

1 de agosto de 2019

01/08 – Escolas federais têm mais infraestrutura que particulares, bancos ganham com saque do FGTS, sindicatos x Metodista, e mais.

.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

Fepesp: apoio à nova ABI – À nova diretoria da ABI, a Federação dos Professores do Estado de São Paulo e seus sindicatos integrantes oferecem solidariedade, apoio e votos de que esta manifestação seja a indicação do caminho de retomada da nossa frágil democracia. Saiba mais aquihttps://bit.ly/2SRORm2

 



Rede federal tem condições de infraestrutura melhores 
que as de escolas privadas, diz estudo da Unesco
G1; 31/07
https://glo.bo/2YAO1vh

As escolas da rede federal de ensino são as que apresentam as melhores condições de infraestrutura do país, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira (31) pela Unesco, a organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Com o auxílio de pesquisadores de doutorado, mestrado e graduação da UFMG, as professoras cruzaram informações dos microdados do Censo Escolar com os do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ambos divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 


Infraestrutura das escolas está diretamente ligada 
ao desempenho de alunos, diz estudo
CBN; 31/07
http://bit.ly/2YAwjfc

Segundo levantamento da Unesco sobre a educação na rede pública, os alunos mais pobres estudam nas unidades com as piores condições físicas, o que envolve, por exemplo, salas de informática, quadras e banheiro. Além disso, a entidade apontou que onde há mais meninas a situação é ainda pior.

 

Em seminário online, UNESCO lança publicação 
sobre infraestrutura das escolas brasileiras
ONU Brasil; 30/07
http://bit.ly/2MvIvrm

Pesquisa da instituição aponta que a aprendizagem melhora quando os espaços das escolas são seguros, confortáveis, limpos, acessíveis, convidativos e estimulantes. Garantir uma infraestrutura escolar de qualidade é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de nº 4 da Agenda 2030 das Nações Unidas.

 

Qual a relação entre a infraestrutura e o desempenho escolar
Nexo; 31/07
http://bit.ly/333bW9X

Em pesquisa de mestrado realizada na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), investiga-se a existência de uma associação positiva entre a qualidade das condições físicas das escolas e a aprendizagem dos estudantes, analisando o caso de Recife. Além disso, elabora um índice inédito de qualidade da infraestrutura escolar e um ranking dos estabelecimentos educacionais da rede municipal da capital pernambucana nesse quesito. O autor destaca que, dessa forma, o estudo busca ir além da pesquisa científica e propõe uma ferramenta prática para auxiliar gestores públicos na implementação de políticas públicas educacionais.

 

 



Sindicatos se reúnem para discutir situação 
de instituições pertencentes à “Rede” Metodista
Sinpro Campinas; 31/07
http://bit.ly/2KaNoUU

Todas as instituições ligadas à “rede” enfrentam os mesmos problemas: descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho, atrasos sucessivos de FGTS e salário, demissões arbitrárias e sem pagamento de verbas rescisórias e práticas antissindicais. Além das questões trabalhistas, constatou-se o desmonte dos projetos pedagógicos em todas as instituições.

 

Sistema financeiro é quem ganha mais 
com a MP do FGTS, adverte advogado
Agência Sindical; 31/07
http://bit.ly/2SWlK0V

A Medida Provisória 889, editada por Bolsonaro, que muda os critérios de saque do Fundo de Garantia, precisa ser lida com atenção, porque tem várias armadilhas. Pela versão oficial, a MP aquece a economia, pois libera saque de até R$ 500,00, que pode aquecer as vendas no varejo. Mas não é bem assim. O advogado Hélio Gherardi, que já havia alertado à Agência Sindical sobre as armadilhas na MP, volta a chamar atenção. Ele observa: “Ninguém é contra liberar dinheiro ao trabalhador. Mas a pergunta é: quem se beneficiará desse dinheiro?”. O advogado avalia que “bancos e sistema financeiro, em geral, serão os mais favorecidos”.

 

 


Sem nomeação do MEC, universidade federal fica sem reitor na Bahia
Folha de S. Paulo; 01/08
http://bit.ly/2SVOQO1

Sem uma nomeação de um novo reitor pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está oficialmente sem comando desde 0h desta quarta-feira (31). O mandato da reitora em exercício Georgina Gonçalves dos Santos foi encerrado na terça-feira (30) sem que o Ministério da Educação tivesse homologado a nomeação de um novo gestor para a universidade.

 

 



Após ataques em série, movimentos
debatem ‘frente ampla’ contra Bolsonaro

Rede Brasil Atual; 31/07
http://bit.ly/2SVmnrA

As séries de ataques do presidente Jair Bolsonaro, em palavras e ações, contra diferentes segmentos da sociedade, dos trabalhadores aos estudantes, do meio ambiente à liberdade de expressão, devem resultar na formação de uma “frente ampla” unindo a maioria da população contra o seu governo, impondo limites à destruição de suas ações. O paradoxo é que, enfraquecido o governo, ele pode acabar recorrendo ao uso da força, descambando para um estado de exceção. O pano de fundo é um conjunto de transformações da atividade econômica, em nível global, que pretende se ver livre de qualquer amarra ou regulação, transformando em mercadorias os serviços públicos e os recursos naturais.

 

Mobilização da sociedade e da categoria
para barrar a reforma da Previdência

Contee; 31/07
http://bit.ly/2ys5taw

O coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, gravou mensagem aos professores e professoras sobre a situação dramática que o país vive com a possibilidade de aprovação da reforma da Previdência pelo Congresso. “É o maior retrocesso da história da Previdência e do trabalho no Brasil”, alerta. Para ele, a proposta de Bolsonaro, com o argumento de que a reforma vai recuperar a economia, “é um engodo. Na prática, quer transferir R$ 1 trilhão da população mais pobre, dos trabalhadores do Brasil, para os bancos, o sistema financeiro”.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio