Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 28 de maro de 2024

18 de maio de 2022| , ,

Mobilização, para romper impasse na negociação do Ensino Superior

Patronal nega repor defasagem da inflação, quer impor teto de salários, recusa mediação!

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

As mantenedoras das instituições de ensino superior querem impor um teto ao salário de professores e auxiliares de administração ao negar repor as perdas causadas pela inflação e insistir em reajuste de 6% parcelado entre 4% agora e 2% em janeiro de 2023 mesmo diante de uma inflação crescente, que chegou a 10,57% na data base das categorias, em 1º de março.

“É o impasse. O patronal decidiu que não quer repor a defasagem nos salários, mas dizem que ‘querem negociar’? Isso não é uma negociação de verdade”, disse Celso Napolitano, coordenador da comissão de negociadores dos sindicatos integrantes da Fepesp na rodada de negociação desta quarta-feira, 18/05, da campanha salarial do Ensino Superior.

 

Assembleias rejeitam proposta patronal: ‘inaceitável’ – No início da sessão, os representantes das instituições foram informados do resultado das assembleias realizadas pelos sindicatos integrantes na sexta-feira 13 e sábado, 14. Todas rejeitaram os 4%+2% do patronal. “Não dá para suportar uma defasagem nos salários no nível em que está ocorrendo”, disse Napolitano. E essa defasagem fica ainda pior com a forma como as instituições cortam seus custos com a redução de carga horária, alteração de grade curricular, disciplinas em EaD e ‘ensalamentos’ – ou juntada de salas de turmas de períodos ou mesmo cursos diferentes em uma mesma aula.

 

 Mobilização da categoria; é agora! – Como forma de tentar superar o impasse os negociadores dos sindicatos propuseram submeter as propostas à mediação pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, em uma fase denominada pré-processual. Não é o dissídio coletivo, mas uma tentativa de conciliação, sem caráter normativo e sem que as partes se obriguem a aceitar a proposta conciliatória.

Mesmo assim, os representantes patronais recusaram qualquer forma de mediação e fincaram pé no que foi oferecido até agora – ou seja, sem reposição da defasagem provocada pela inflação.

“Temos que nos organizar, ampliar nossa mobilização para fazer andar a negociação”, conclui Celso Napolitano. Os sindicatos irão discutir formas de mobilização com a categoria. “Todos devem ficar atentos às chamadas dos sindicatos. As assembleias já se manifestaram. Não aceitamos salários sem a correção da defasagem. Vamos ampliar nossa mobilização e romper esse impasse”.

 

Hora de mobilização! Patronal recua e aceita respeito à convenção (até 12 de julho!) mas insiste em corte geral de salários com proposta de 4%+2% na negociação desta quarta, 18/05

 

Recuo patronal pela ultratividade – Os representantes das instituições cederam, entretanto, na negociação desta quarta, à reivindicação dos sindicatos e concordaram com a manutenção de todas as cláusulas da convenção coletiva do ano passado, o que é conhecido como ‘ultratividade das normas’, até o dia 12 de julho. Portanto, todos os direitos de professores e auxiliares de administração escolar estão preservados até essa data e podem ser consultados no site da Fepesp (aqui: convenções coletivas do Ensino Superior)

 

Então já sabeAgora, a saída é a mobilização! “Temos que nos organizar e demonstrar o descontentamento com a atuação das mantenedoras na negociação. E vencer o impasse com o poder e a disposição de luta das categorias”, conclui Celso Napolitano.

Todos devem ficar atentos às convocações dos sindicatos. a manifestação das assembleias foi contundente: não aceitamos salários sem a reposição da inflação. Discuta essa situação com seus colegas, nas instituições de ensino ou nas plataformas remotas.

 

Ensino Superior: proposta salarial baixa para garantir lucro das grandes corporações

Sindicatos insistem em recuperação de perdas da inflação

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio