29 de outubro de 2020| , ,

Especial: a plataforma que cataloga livros de fotografia brasileiros

29 de Outubro é o Dia Nacional do Livro


 

Veja aqui:
https://livrosdefotografia.org/

 

A plataforma online “Base de dados de livros de fotografia” cataloga livros fotográficos produzidos no Brasil e na América Latina, com o objetivo de se tornar uma enciclopédia ampla e diversificada sobre a produção editorial da região.

A iniciativa, que conta com centenas de referências, inclui registros de fotolivros (nome dados a livros baseados na narrativa fotográfica) e de outros tipos de publicações de fotografia, como antologias, coletâneas, catálogos de exposição, livros de artistas fotográficos, jornais e revistas da área, entre outros.

600 livros – é a quantidade aproximada de livros cadastrados na plataforma até outubro de 2020

É possível usar a ferramenta para buscar livros individualmente e por temas (como fotojornalismo, retratos, arquitetura), além de explorar coleções que o site montou. Há, por exemplo, uma sobre a cidade de Brasília e outra sobre a produção brasileira de livros fotográficos de 2010 a 2020.

O projeto abarca tanto o catálogo de grandes editoras brasileiras e latino-americanas quanto a produção independente, que inclui o trabalho de editoras menores e as chamadas edições de autor (livros de baixa tiragem sustentados pelos próprios artistas).

 

Os destaques que podem enriquecer a sua aula

Uma resposta para “Especial: a plataforma que cataloga livros de fotografia brasileiros”

  1. Tania Beatriz Deszuta disse:

    Belo projeto acessivel a todos.Parabens

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio