31 de julho de 2019| , ,

Ato de resistência na ‘Casa da Liberdade’

Fepesp e sindicatos integrantes reafirmam chamada à resistência e prestam apoio à nova diretoria da ABI

Ao reunir milhares de pessoas no Rio de Janeiro na noite desta terça-feira, 30/07, o ato pelas liberdades democráticas na sede da Associação Brasileira de Imprensa – a ABI – enfrentou o medo, recusou aceitar ameaças contra a liberdade de expressão, expressou esperança na busca por um país mais justo e demonstrou como se dá a resistência que se espera de quem não aceita retroceder a um tempo em que só valia a lei dos mais fortes.

 

Ato na Associação Brasileira de Imprensa: pela liberdade de expressão e solidariedade às publicações da ‘vaza jato’

O mote foi o de expressar solidariedade ao jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept BR, que corajosamente vem coordenando a publicação de conversas pouco republicanas no âmbito da Justiça brasileira e se vê ameaçado por exercer um dos princípios básicos da democracia – o da liberdade de expressão.

O jornalista agora se vê diante do caso clássico de que, quando a mensagem não agrada, culpa-se o mensageiro e dane-se a apuração dos fatos revelados.

 

Essa manifestação de resistência soma-se à defesa de direitos fundamentais, como a liberdade de cátedra, a proteção ao trabalho, o respeito ao indivíduo, o repúdio a manifestações de preconceito racial e de gênero que professores e auxiliares sempre defenderam.

Cabe ainda ressaltar o ressurgimento de uma ABI fortalecida, que reabre suas portas com nova diretoria eleita democraticamente após um difícil processo eleitoral na entidade, e que a qualifica a entidade a voltar a representar a ‘casa da liberdade’, como ficou conhecida durante os anos de transição do regime ditatorial à democracia instituída pela Constituição de 1988.

 

Fepesp: apoio à nova ABI – À nova diretoria da ABI, a Federação dos Professores do Estado de São Paulo e seus sindicatos integrantes oferecem solidariedade, apoio e votos de que esta manifestação seja a indicação do caminho de retomada da nossa frágil democracia.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio