O Supremo Tribunal de Justiça negou, na tarde desta quarta-feira, 13/05, o pedido da UNE e outras entidades estudantis pelo adiamento da prova do Enem 2020. Os estudantes reclamam que, com a paralisação das aulas provocada pelo coronavírus, a preparação dos candidatos está sendo precária - tanto pela qualidade das aulas, improvisadas em muitos casos, como pela dificuldades de acesso de uma multidão de estudantes ao que está sendo oferecido.
O MEC insiste na data (1 e 8 de novembro) e abriu as inscrições na segunda passada, dia 11. O STJ alega que não acolheu o pedido d UNE por que os editais do Enem são atos do INEP, não do Ministério da Educação. Portanto, não é competência do STJ analisar o mandado de segurança.
Qual a sua opinião? O Enem deve ser adiado? Ou o exame deve seguir na data indicada? O ensino remoto - ou a falta de ensino - durante a paralisação de aulas pode prejudicar os candidatos a uma vaga nas faculdades? Se o exame for adiado, para quando ele deveria ser remarcado? Novembro seria um período adequado ou até ainda sofreremos as consequências da pandemia no ensino?