Neste dia 21 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional das Pessoas com Deficiência no Brasil, foi lançado um e-book gratuito ao fim do simpósio Deficiências e Trajetórias – implicações na e para a pesquisa acadêmica, promovido pela Faculdade de Educação (FE) da USP.
O material, publicado no Portal de Livros Abertos da USP e disponível aqui, compõe uma das atividades do grupo de estudos e pesquisa organizador do evento, composto de pesquisadores da USP e de outras regiões do Brasil, dentre elas, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).
A ferramenta foi pensada para auxiliar tanto profissionais da educação quanto figuras políticas que desejam construir medidas de preservação dos direitos sociais para pessoas com deficiências.
O livro digital é dividido em três seções e envolve questões como dilemas das políticas educacionais direcionadas às pessoas com deficiência, contextos e cotidianos escolares e desafios e possibilidades no entrecruzamento da deficiência enquanto vivência pessoal e objeto de pesquisa. O material é composto de entrevistas realizadas no dia a dia de pessoas com deficiências.
Para uma das organizadoras do e-book e do evento, a professora Shirley Silva, da FE, “o e-book pode colaborar de forma mais ampliada com os profissionais da educação na medida em que o material pode trazer novos elementos para se compreender os cotidianos educacionais, que também são diversos e devem ser contextualizados”.