Fepesp - Federação dos Professores do Estado de São Paulo

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Por agencia sindical em 18 de dezembro de 2023

Artigo relata etapa e destaca oportunidade da Conae, em 2024

O Jornal Estação, que circula nas estações do metrô de SP e na linha CPTM, publica artigo da professora Paola Fernanda Guidi Meneghin.
O texto discorre sobre a etapa da Conae - Conferência Nacional de Educação Etapa Estadual - ocorrida no campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), nos dias 17 e 18 de novembro.

No evento discutiram-se temas como a valorização de profissionais da Educação, a garantia do direito à formação inicial e continuada, o Piso salarial e carreira e melhores condições para o exercício da profissão, com saúde.

Segundo afirma a docente, “compreendo que a valorização de profissionais da educação está intrinsecamente vinculada à consideração das particularidades das licenciaturas e às identidades disciplinares”.

Desta maneira, conforme diz, “a revisão dessas normativas enfatiza a necessidade de reconhecer e valorizarmos as peculiaridades das licenciaturas, essenciais para o desenvolvimento e formação dos futuros educadores”. Ela pontua: “Não podemos retroceder ao tempo das formações de professores que predominou durante o regime militar, por exemplo”.

Paola conclui o artigo: “Lutamos por uma escola de produção e não de reprodução. É fundamental que ocupemos esses espaços e pautemos essas temáticas, rumo ao Nacional”.

Paola é doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática. Diretora de Assuntos Culturais e Educacionais da Fepesp e diretora do Sinpro-Campinas. Professora do Sesi.

Clique aqui e lei o artigo na íntegra

Mais: Site do jornal Estação

crossmenu