Funcionários do MEC afirmam que resultado do Enem não é 100% confiável Folha de S.Paulo; 29/01 http://bit.ly/2vxeyR7 Uma decisão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) de pular uma etapa no recálculo do Enem para apressar a resposta aos erros em notas no exame de 2019 abre dúvidas sobre os resultados da prova, afirmam funcionários do instituto e do MEC (Ministério da Educação). PSOL pede na Câmara que comissão e TCU fiscalizem iniciativas do MEC A bancada do PSOL na Câmara protocolou um projeto propondo uma ferramenta para que a comissão de Educação da Casa, com auxílio do Tribunal de Contas da União, fiscalize as iniciativas do MEC. A sigla cita as “possíveis ilegalidades cometidas” pela pasta no Enem e o “indevido uso de redes sociais pelo ministro” para justificar a iniciativa. Maia: Com um ministro da Educação desses, nosso país não tem futuro Valor; 29/01 Em meio a graves problemas envolvendo o Enem, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), atacou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e disse que o Brasil “não tem futuro” com um ministro como ele no comando da Pasta. “Weintraub é fraude”: Ministro da Educação ganha marchinha de carnaval O polêmico ministro da Educação, Abraham Weintraub, virou tema de uma marchinha de carnaval na cidade do Rio de Janeiro. Composta por Jorge Antunes, a música critica a atuação do integrante do governo e diz que a “educação no Brasil está fodida”. O nome da marchinha é inspirado na fala do presidente Jair Bolsonaro, que disse ter a sensação que os erros do Enem de 2019 foram fraudes cometidas por adversários políticos. MEC define regras para habilitar instituições privadas a ofertar cursos técnicos Ministério da Educação deu mais um passo para a consolidação do programa Novos Caminhos. A pasta publicou, no Diário Oficial da União (DOU) da segunda-feira (27), a portaria com prazos e regras para que instituições privadas de ensino superior ofertem cursos técnicos de nível médio. Em meio a campanhas de desinformação, a escola precisa defender a ciência O desprezo pelo saber acumulado e organizado pela humanidade, conhecimento muitas vezes incompreensível para quem não é cientista, soma-se a crenças próprias, opiniões pessoais e argumentos simplórios, sem comprovação alguma, mas que parecem fazer sentido. As suposições em torno do aquecimento global, da teoria da evolução humana e da esfericidade do planeta são outros exemplos de temas sub judice do achismo das redes sociais.
Educação tem queda de gasto e ‘empoçamento’ Valor; 30/01 Envolto em uma crise por causa dos problemas na correção do Enem, o Ministério da Educação teve uma forte queda nos seus gastos discricionários (aqueles que podem ser livremente direcionados pelo gestor) em 2019. De acordo com os dados do Tesouro Nacional, essas despesas (cujo fluxo depende das autorizações de limite orçamentário e financeiro pelo ministério da Economia) caíram R$ 3,2 bilhões, um recuo real (atualizado pelo IPCA) de 16%. Os valores pagos nessa área totalizaram R$ 21,8 bilhões no ano passado, segundo o Tesouro. Estudantes denunciam mais problemas no Sisu, agora na lista de espera Estudantes que tentam acessar a lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) denunciaram mais problemas nesta quarta-feira (29). Os relatos são de que não estão conseguindo se inscrever e, entre os erros, uma mensagem informa que as inscrições estão encerradas.
Professoras e professores que lecionam no Instituto Metodista de Ensino Superior têm assembleia na próxima quinta-feira (30), com primeira convocação às 17h30 e segunda às 18h. Confira a pauta e participe!
Fim da TV Escola coloca em risco 10 milhões de surdos brasileiros A TV Escola, que não é pública mas combina investimento público e o trabalho da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, sofreu ataques do governo, foi cortada e já teve seu pessoal demitido. O problema é que ela é importantíssimo para os deficientes auditivos do país, sendo fonte de educação de Libras para milhões de brasileiros. A educação na era da tecnologia passa por mudanças mais lentas do que vistas em outros segmentos. Porém, executivos da área garantiram, durante evento promovido pelo Credit Suisse nesta terça-feira (28), que elas seguem contribuindo para o aperfeiçoamento e desburocratização de alguns processos. |