![]()
|
Professores (e auxiliares) da rede particular terão reajuste
Agência Sindical; 23/09
https://bit.ly/3u8R3rI
O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) julgou quarta (22) o dissídio coletivo dos professores da educação básica em instituições de ensino particular. Os trabalhadores receberão reajuste salarial de 6,29%, retroativo a 1º de março, e estabilidade de 90 dias.
A divergência entre os Sindicatos dos Professores e as entidades patronais estava nas cláusulas econômicas e em algumas das cláusulas sociais. As escolas queriam manter os direitos existentes na Convenção Coletiva da categoria até 2018, enquanto os profissionais reivindicavam a manutenção dos direitos do Dissídio Coletivo de 2019/2020.
Enquanto aguarda ser publicado o acórdão, para conhecimento do inteiro teor da sentença, Celso Napolitano, presidente da Federação dos Professores do Estado de SP (Fepesp), informa: “Quem não teve nenhuma antecipação, deverá receber o valor dos retroativos a partir da publicação do acórdão”.
O dirigente reforça: “As mantenedoras deverão arcar com 44% de diferenças salariais, porque pagarão 6,29% a partir de março pra quem não teve nenhuma antecipação”. Por esse motivo, as demais cláusulas deferidas só serão conhecidas com a publicação da sentença. Segundo o advogado Ricardo Gebrim, o acórdão pode levar algumas semanas para ser publicado.
Ensino geral de Libras beneficiaria alunos com e sem deficiência, dizem especialistas
Folha de S. Paulo; 23/09
https://bit.ly/3CMJdYb
Reconhecida como meio legal de comunicação em 2002, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) ainda é pouco difundida. Isso ocorre ainda que 88,1% de 1,3 milhão de matrículas de alunos com deficiência (além de pessoas com transtornos do espectro autista e altas habilidades ou superdotação) estejam em classes comuns, de acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2021.
A introdução da Libras para estudantes com e sem deficiência deve partir das redes públicas, diz Raquel Franzim, diretora de educação do Instituto Alana., inicialmente pela educação infantil, pois a mudança exige qualificação de profissionais e, portanto, não seria possível implementá-la em todos os anos ao mesmo tempo.
O Ministério da Educação não respondeu aos questionamentos sobre o andamento do projeto.
CENTENÁRIO PAULO FREIRE
Ocupação Paulo Freire, no Itaú Cultural
Jornal da USP; 22/09
https://glo.bo/3Cw2Of0
No exato dia do aniversário de Paulo Freire, o Itaú Cultural abriu a Ocupação Paulo Freire, no segundo andar de seu edifício. Felizmente, ficará aberta até dezembro e conclamo todos aqueles que o querem cancelar e os que não concordam com a tentativa de destruição do ideário freiriano que a visitem.
Os organizadores da ocupação deram uma aparência alegre à instalação, escolheram recortes de vídeos que o apresentam em conversas descontraídas. Em um dos vídeos, ele, que era um grande contador de casos, conta a história de se surpreender com a assimilação inconsciente das normas e preconceitos culturais que já havia contado para mim e meu marido no passado.
As ocupações do Itaú cultural se constituem num dos primeiros projetos culturais e de curadoria decolonizador em São Paulo. As ocupações se apropriam de métodos de pesquisa feministas e dos métodos baseados em história de vida.
Professora de Osasco é destaque em reportagem sobre Paulo Freire
Portal Osasco; 21/09
https://bit.ly/3oiGHF9
Professora da rede municipal de ensino de Osasco, Nilma Sladkevicius Castellani foto), vencedora do Prêmio Educador Nota 10, foi destaque no telejornal do SP1 da Rede Globo na segunda-feira, 20/9. A reportagem exibiu o centenário do pernambucano educador Paulo Freire, que entre as suas diversas contribuições para a educação, construiu um método pedagógico inovador, sendo referência em dezenas de países e patrono da educação brasileira.
Na ocasião, a professora enfatizou que os alunos não sabiam ler e escrever, e após ingressarem na EJA, citou exemplos, que os mesmos estudantes já conseguem ler o destino do ônibus e preencher ficha de emprego, sem precisar da ajuda de outras pessoas. “É uma felicidade imensa perceber e acompanhar essa transformação na vida deles”, explicou.
Paulo Freire sabia que educação sem comunicação não transforma
Folha de S. Paulo; 23/09
https://bit.ly/39zjNAD
Em sua obra "Extensão ou Comunicação?" (Ed. Paz e Terra), Freire diz que: “a comunicação verdadeira não nos parece estar na exclusiva transferência ou transmissão do conhecimento de um sujeito a outro, mas em sua coparticipação no ato de compreender a significação do significado. Esta é uma comunicação que se faz criticamente”. |
Ao falar em comunicação, Freire defende, definitivamente, que educação não é transmissão de conhecimento, mas uma construção em comunhão, que envolve participação, perspectiva que reconhece o saber prévio do educando e o valoriza. Assim, Freire propõe o diálogo como método de uma educação comunicativa, capaz de desenvolver autonomia e criticidade.
Quando Paulo Freire trocou Harvard pelo Conselho Mundial de Igrejas
Carta Capital; 22/09
https://bit.ly/3i5IPfj
Entre um convite para atuar na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e outro para integrar a equipe do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) como consultor de programas populares, Freire optou pelo CMI e articulou uma proposta que lhe permitiu permitiu um ano em Havard e um mergulho no movimento ecumênico. Ele assim relatou ao jornal Pasquim, em 1978: |
“Eu preferia vir para o Conselho, porque o problema de ser professor para mim não se coloca. Eu me acho professor numa esquina de rua. Eu não preciso do contexto da universidade para ser um educador. Não é o título que a universidade vai me dar que me interessa, mas a possibilidade de trabalho. E naquela época eu sabia que o Conselho ia me dar a margem que a universidade não me daria. Eu temia, ao deixar a América Latina, perder o contato com o concreto e começar a me meter dentro de bibliotecas e começar a operar sobre livros, o que não me satisfaria e me levaria à alienação total. Não me interessa passar um ano estudando um livro, mas um ano estudando uma prática diretamente. O Conselho me dava esta oportunidade.
Paulo Freire é o homenageado no
10° Congresso Fepesp, dias 1 e 2 de Outubro.
Saiba mais aqui: https://bit.ly/3j9RWwl
POLÍTICA EDUCACIONAL
Lei inclui aulas de prevenção da violência contra a mulher na Educação Básica
Jornal Nacional; 23/09
https://glo.bo/3u7nl6B
As escolas brasileiras começaram a cumprir uma lei federal e incluíram nos currículos da Educação Básica aulas de prevenção da violência contra a mulher.
A lei traz para a sala de aula novidades no currículo da Educação Básica: um conteúdo sobre a prevenção e o combate à violência contra a mulher. Os professores vão decidir qual a melhor forma de abordar o assunto, em palestra ou atividades escolares, de acordo com a faixa etária ou mesmo dentro de outras matérias.
A lei, que vale para todo o país, também cria a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, que deve acontecer todo ano, sempre em março.
'O que determina a qualidade da educação é a pedagogia, não a tecnologia', diz professor de Columbia
portal Terra; 24/09
https://bit.ly/2XOcbYT
É fato: quando, há 18 meses, todas as escolas do País fecharam as portas, o ensino remoto e mediado pela tecnologia foi o único caminho possível para que o aprendizado não fosse paralisado. O uso das ferramentas tecnológicas, que ainda engatinhava no sistema educacional brasileiro, foi disseminado. Mas do jeito que deu. "A pandemia foi um regime de emergência e todos fizeram o possível para reduzir danos, mas, quando vamos perenizar, precisamos saber o que foi emergencial e o que queremos que seja efetivo nas nossas escolas", afirma Paulo Blikstein, professor da Escola de Educação da Universidade de Columbia (EUA).
O especialista enumera quatro desafios, que vieram à tona durante a pandemia, para a implementação da tecnologia nos processos educacionais. "O primeiro deles é que precisamos distinguir emergência de reinvenção", observa. Além disso, ele cita a questão da carência de infraestrutura e conectividade; a urgência em criar um ecossistema de formação de professores e gestores escolares que englobe universidades, terceiro setor e governo; e, um ponto importante e pouco abordado, a necessidade de legislação e suporte técnico para garantir a proteção de dados dos estudantes. Leia, no link, a entrevista completa. |
CORONAVÍRUS
Ministério da Saúde volta atrás e libera vacinação de adolescentes
Reuters via Nexo; 22/09
https://bit.ly/3EN8jYu
O Ministério da Saúde voltou atrás nesta quarta-feira (22) e liberou a vacinação contra covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos. A medida, formalizada em uma nota técnica, foi tomada seis dias após a pasta anunciar a suspensão da imunização para esse público e no dia seguinte a uma decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou a autonomia de estados e municípios para aplicarem doses de substâncias aprovadas pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) nessa parcela da população. A única vacina aprovada pelo órgão para uso em adolescentes no Brasil é a da Pfizer.
A decisão de retirar adolescentes sem comorbidades do Plano Nacional de Imunização foi anunciada pelo ministro Marcelo Queiroga no dia 16 de setembro e foi muito contestada. Técnicos da pasta ameaçaram se demitir e gestores locais afirmaram que iriam ignorar a diretiva.
Casos aumentam, mas internações por covid no Brasil seguem em queda Rede Brasil Atual; 23/09 https://bit.ly/3kADIFFEm seu relatório Observatório Covid-19 divulgado ontem (22), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou tendência de queda sustentável nas internações por covid-19 no Brasil. Enquanto o número de novos casos segue direção oposta, consequência do fim das medidas de distanciamento social, as vacinas seguem comprovando sua alta efetividade. O levantamento da entidade vai de encontro a outro estudo,este do Instituto Butantan, que identificou queda de 88% nas mortes causadas pelo coronavírus entre idosos entre março e agosto deste ano.A Fiocruz reforça seu posicionamento de que, apesar do cenário positivo das internações, não é adequado deixar medidas protetivas de lado. “Conforme temos repetido, apesar da melhoria dos indicadores, ainda é necessário cautela, mantendo-se o uso de máscaras e algumas medidas de distanciamento físico, como acelerar e ampliar a vacinação entre adultos que não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal, entre idosos que requerem a terceira dose e entre adolescentes. Neste contexto, o passaporte vacinal é uma política de proteção coletiva e estímulo à vacinação”, afirmam os cientistas.
|
Laerte recebe o troféu Juca Pato de intelectual do ano de 2021
Folha de São Paulo; 22/09
https://bit.ly/3kzTkJA
A cartunista Laerte Coutinho foi eleita a intelectual brasileira de 2021 pelo prêmio Juca Pato, da União Brasileira de Escritores. O resultado da 58ª edição do evento foi anunciado nesta quinta-feira (23).
A paulistana havia sido indicada ao troféu ao lado de nomes como os do escritor Carlos Nejar, da historiadora Lilia Moritz Schwarcz, da escritora Nélida Piñon e da repórter da Folha Patrícia Campos Mello. Laerte criou personagens icônicos das HQs nacionais, como os Piratas do Tietê e o Overman. Na década de 1980, ganhou sucesso ao lado de Glauco e Angeli, com o grupo Los Três Amigos.
Em junho de 2021, quando completou 70 anos, publicou "Manual do Minotauro", que reúne mais de 1.500 tirinhas, protagonizadas por diversos personagens, que vão desde uma tecelã canibal até um sapo à procura de ideologia. Criado em 1962, o prêmio Juca Pato é entregue a autores que tenham publicado obras de sucesso nacional —em qualquer área do conhecimento— que contribuíram para o desenvolvimento do país e da democracia. O troféu premia anualmente um intelectual brasileiro que tenha se destacado. Nos últimos anos, a premiação condecorou nomes como o líder indígena Ailton Krenak, o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira e os escritores Ignácio de Loyola Brandão e Milton Hatoum. |
O troféu traz as feições de um personagem criado pelo jornalista Lélis Vieira e desenhado pelo chargista Belmonte.