Fepesp - Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 20 de fevereiro de 2024

Por Beth Gaspar em 22 de fevereiro de 2022

22/02 - Governo omite dados do Enem, senhoras de escolas de elite não querem máscaras nas escolas, ações judiciais na volta às aulas, e mais: o que abre e o que fecha neste ‘carnaval’ 2022

.
Confira no seu sindicato o horário e o formato (presencial ou remota) da sua assembleia e participe! A assembleia tem a sua falta abonada e o seu nome na lista de presença será o atestado para o pagamento do dia.

 

 

 

 

 

Faculdades privadas temem aumento de ações judiciais na volta às aulas
Folha de S. Paulo; 21/02
https://bit.ly/35iHG0A

Autorizadas pelos estados a retornar com aulas presenciais, mas ainda liberadas pelo governo federal a continuar com o ensino remoto, faculdades particulares têm divergido sobre como iniciar o ano letivo de 2022 e temem um aumento de ações judiciais.

Até o fim do ano passado, a maioria das instituições planejava iniciar o ano com atividades presenciais. Com o aumento de casos de Covid em todo o país, provocado pela variante ômicron, muitas decidiram adiar o retorno e continuar com o ensino remoto.

A mudança de planejamento já provocou insatisfação em parte dos alunos e até mesmo motivou protestos. Foi o caso do Mackenzie, faculdade da capital paulista, que depois de ter anunciado o retorno presencial, voltou atrás e iniciou o ano letivo de forma remota.

Outras faculdades particulares de São Paulo, como Cásper Líbero, FGV e FMU, também iniciaram o ano letivo com aulas online e só preveem o retorno presencial em março. O mesmo aconteceu em instituições de ensino do Distrito Federal e do Rio de Janeiro. Procurado, o MEC não quis comentar.

 

Cursinho popular gratuito e online está com inscrições abertas
R7; 21/02
https://bit.ly/34ZATcb

O Cursinho Nubo está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira (23)  para estudantes de baixa renda que tenham interesse em estudar para os vestibulares e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ao todo são ofertadas mil vagas, com horários flexíveis e gratuito. Os interessados podem realizar as inscrições através do formulário que o Nubo disponibiliza na internet (aqui).

Nubo é um cursinho popular totalmente online e gratuito, criado pelos preparatórios para o Enem e vestibulares Cursinho da FEAUSP, Cursinho da EACH-USP, CATS e Brasil Cursinhos. O objetivo é democratizar o acesso à educação pública e de qualidade, como forma de amenizar as barreiras sociais.

 


POLÍTICA EDUCACIONAL

Governo omite dados do Enem e gera preocupação entre especialistas
Painel FSP; 21/02
https://bit.ly/3LU6BZ9

Com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deixou de divulgar parte dos chamados microdados, que permitem analisar os resultados com recortes por raça, por renda, ou até mesmo por escola, por exemplo. Técnicos que acompanham o assunto falam em apagão.

Além disso, as informações referentes aos anos anteriores foram retiradas do ar para serem "adequadas ao novo formato", e não há previsão de retorno. Em seu portal na internet, o instituto alega ter omitido os dados como forma de suprimir qualquer possibilidade de identificação das pessoas.

 

Ministro da Educação é recebido com protesto de estudantes da UFRGS
Zero Hora; 21/02
https://bit.ly/36lZPec

Estudantes protestam contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em frente ao Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), em Porto Alegre, prédio que será inaugurado pelo representante do governo federal, nesta segunda-feira (21). O protesto também tem como alvo o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Carlos Bulhões.

Segundo os estudantes, o ato  critica cortes de R$ 800 milhões da educação e o desrespeito da Reitoria à decisão do Conselho Universitário de exigir comprovação de vacinação para acesso aos ambientes físicos da UFRGS.

 

Comissão de Educação vai debater mudanças curriculares e avaliação da aprendizagem
Agência Senado; 21/02
https://bit.ly/3sR37he

A Comissão de Educação (CE) promove audiência pública semipresencial, na quinta-feira (24), a partir das 9h, para debater a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e “o impacto das mudanças curriculares no ensino e nos processos de avaliação da aprendizagem”. O debate foi sugerido pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), presidente da CE, e pela senadora Leila Barros (Cidadania-DF), vice-presidente da comissão.

 

CORONAVÍRUS

Pais pedem o fim do uso de máscaras nas escolas
Estadão; 21/02
https://bit.ly/36xEtL6

O movimento Escolas Abertas, que nasceu na pandemia com o forte objetivo de garantir a reabertura das escolas privadas e a retomada das aulas presenciais, lança um apelo a Secretaria de Educação do Estado para que reveja os protocolos de saúde e retire a obrigatoriedade do uso de máscaras por crianças pequenas.

O movimento Escolas Aberta é um lobby formado por senhoras ligadas a escolas de elite. Veja como funciona aqui.

 

 

 

 

Carnaval 2022: Veja o que abre e fecha no feriado deste ano
Valor Econômico; 22/02
https://glo.bo/3LQrioy

As festas oficiais do Carnaval 2022 foram canceladas, desta vez devido à disseminação da variante ômicron da covid-19.

Não haverá os tradicionais blocos de rua nas principais cidades do país e os desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro foram adiados para abril.

Nesta reportagem, o Valor mostra o que abre e fecha no feriado em grandes centros urbanos do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo. Confira:

Bahia e Pernambuco suspendem ponto facultativo - Estados do Nordeste como Bahia, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, e Piauí suspenderam o ponto facultativo e recomendaram dia normal de trabalho em seus territórios para evitar aglomerações.

Já São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina mantêm o dia de folga.

Bancos vão fechar nos dia 28 de fevereiro e 1 de março - Entre os bancos, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) preservou a folga e as agências bancárias ficarão fechadas nos dias 28 de fevereiro (segunda-feira) e 1 de março (terça-feira). Os bancários retornarão ao trabalho na Quarta-feira de Cinzas a partir das 12h.

Shoppings terão horário especial - Em relação aos shopping centers, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) informou que a diretriz é o funcionamento das 10h às 22h no sábado. No domingo, o horário será das 14h às 20h, com a praça de alimentação podendo operar até às 23h. Na segunda-feira será o habitual das 10h às 22h. Na terça de Carnaval, a orientação é que as lojas abram das 14h às 20h e, na quarta-feira de cinzas, das 12h às 22h, podendo iniciar as operações a partir das 10h.

Correios não funcionam no dia 28 de fevereiro e 1º de março - Nos Correios, no dia 25 de fevereiro, todas as unidades de atendimento funcionarão normalmente, bem como a rotina de entregas de cartas e encomendas em todo o país. No dia 26 de fevereiro, irão funcionar somente as agências que abrem aos sábados. Na segunda-feira, 28 de fevereiro, e 1º de março não haverá atendimento nas agências. O atendimento e as entregas serão retomados na quarta-feira, 2 de março. Nesse dia, as agências abrirão a partir das 12h.

Comércio pode funcionar na terça de carnaval em SP – No comércio de rua, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) esclarece que os estabelecimentos poderão funcionar normalmente durante a terça-feira de carnaval. Apesar da pandemia ter alterado a comemoração de vários feriados, inclusive com a suspensão das festividades da data em diversas capitais, a entidade explica que não houve alterações nas regras atuais. E, embora seja uma festa popular comemorada em todo o Brasil, o carnaval não é feriado nacional.

Estradas em São Paulo - Em São Paulo, a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, que dá acesso à Baixada Santista, vai divulgar a expectativa de movimentação nas estradas para este Carnaval na quarta-feira. No ano passado, quando o Carnaval também esteve cancelado, 226.850 veículos passaram pelas rodovias, número que foi 34,91% menor do que em 2020.

Conteúdo Relacionado

crossmenu