Fepesp - Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 17 de dezembro de 2024

Por Beth Gaspar em 2 de dezembro de 2019

02/12 - MEC não quer Mercosul, Universidades federais de SP contra plano do MEC, escolas mudam currículo para reforma do ensino.

.

Na TV Fepesp: diálogo deixa claro o que representa o sindicato na sua vida. Assista agora: https://youtu.be/bWGTrOgXixY



Escolas mudam currículos para se adaptar à reforma do ensino médio
Folha de S. Paulo; 02/12
http://bit.ly/35OnEps

Como os ajustes precisam ser feitos nos próximos dois anos para que em 2022 o novo sistema tenha início, em 2020 muitas escolas começarão projetos pilotos em algumas turmas e outras vão operar inteiramente reformuladas.

Brasil deixará de participar de reuniões sobre educação no Mercosul, diz ministro Weintraub
Folha de S. Paulo; 29/11
http://bit.ly/360fUkx

O Brasil deixará de participar das reuniões de coordenação de políticas educacionais do Mercosul por entender que os custos são elevados e os resultados objetivos das discussões, nulos, afirmou nesta sexta-feira (29) o ministro Abraham Weintraub (Educação). Ele disse que os demais participantes dessas conversas foram avisados nesta sexta da mudança de postura do governo brasileiro e ressaltou que a decisão do país “praticamente” não terá impacto no que já está em andamento.

 

Opinião: Educação perdida
Folha de S. Paulo; 2/11
http://bit.ly/360fUkx

Embora enfrente concorrência acirrada, a educação talvez seja, dentre todas as áreas de governo, aquela em que a inépcia da administração Jair Bolsonaro se apresenta de modo mais evidente.[...] Tudo somado e subtraído, este 2019 configura um ano perdido para a já precária educação pública brasileira. Trata-se de um luxo que o país não pode se permitir.


A ineficiência do MEC, segundo este relatório da Câmara
Nexo Jornal ; 29/11
http://bit.ly/2DAop9t

Documento que alerta para paralisia na pasta ainda precisa ser aprovado por deputados que integram comissão criada para avaliar ministério de Abraham Weintraub.


Campinas: Secretaria de Educação concede selo de qualidade a escolas infantis da rede privada
NC; 30/11
http://bit.ly/37Z2bw7

A Secretaria Municipal de Educação de Campinas concedeu o Selo Escola Bem Legal para mais 76 escolas infantis da rede particular de ensino da cidade. O Selo é concedido às escolas que são regularizadas junto prefeitura e cumprem todas as determinações.

 

Universidades federais de São Paulo se aliam contra plano do MEC
Estadão; 28/11
http://bit.ly/2P5XzLL

Para se contrapor ao programa Future-se, proposto pelo Ministério da Educação (MEC), as universidades federais paulistas se organizaram em uma aliança e formularam um documento com as medidas que defendem ser efetivas para o ensino superior público. O texto, com as diretrizes, foi intitulado de “Outro Futuro” e será encaminhado ao Congresso Nacional, onde as entidades de ensino e pesquisa dizem ter abertura maior ao diálogo do que com o ministério.

Conversa entre amigos: novo horário do encontro
Fepesp; 26/11
http://bit.ly/33ntI6M

O ‘Café com Paulo Freire’, ciclo mensal organizado pelo professor Martinho Condini, ex-diretor da Fepesp e divulgador do pensamento freiriano, teve seu horário remarcado: será no dia 15 de dezembro, um domingo, das 14 às 17  horas na Escola Municipal Amorim Lima (Rua Vicente Peixoto, 50, no Butantã).

 

Sinpro Bauru: A realidade do Ensino Superior
é tema de série exibida na TV TEM
SinproBau; 02/12
http://bit.ly/33GPYbY

Dados relevantes de demissão em nossa base sindical mostram a realidade do Ensino Superior, em Bauru. A matéria, veiculada no dia 27 de novembro, na TV TEM Bauru, faz parte de uma série, e aborda como determinados pontos podem refletir significativamente no futuro da nossa educação. Assistam à matéria completa no link abaixo, com entrevista do nosso presidente Macalé: https://glo.bo/33JYmY1

 

Greve professores RS: Passeata iluminada reúne milhares em defesa da educação pública
Sul 21; 29/11
http://bit.ly/2qWg2CM

Educadores, funcionários de escolas, estudantes, pais e mães participaram na noite desta quinta-feira (28), em várias cidades do Estado de uma passeata iluminada em defesa da educação pública. Em Porto Alegre, a concentração para a passeata começou por volta das 18 horas, em frente ao Instituto de Educação General Flores da Cunha. Depois, os manifestantes, com velas acesas, saíram em caminhada até o Largo Zumbi dos Palmares.

Campinas: carreira docente de professores da PUC
Sinpro Campinas; 29/11
http://bit.ly/2qg80nO

Foi homologado, na tarde desta sexta-feira, 29, o acordo que trata sobre a hora-dedicação, hora-pesquisa e o Regulamento da Carreira Docente dos professores da PUC Campinas. Na próxima segunda-feira, dia 02, o Sindicato entrará em contato com os professores da universidade.

“Nós falamos brasileiro”, defende doutoranda que pesquisa o português
Carta Capital; 01/12
http://bit.ly/381B2Zw

Com base nessa coleta de dados e todo o aparato teórico que tem conseguido reunir, a pesquisadora diz que, do ponto de vista da gramática do português falado no Brasil, já é possível afirmar que uma outra língua se desenvolveu no país. “Nós falamos brasileiro. Precisamos assumir isso”, sublinha.

 

Melhor livro do ano explica por que o Brasil é como é
UOL; 29/11
http://bit.ly/33DbFth

Escolhido melhor livro do ano pelo prêmio Jabuti, "Uma História de Desigualdade", do economista Pedro H. G. Ferreira de Souza, deveria tornar-se o livro de cabeceira dos brasileiros. Pesquisador do Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas, Souza se debruçou nos dados do Imposto de Renda, em contraste com as pesquisas clássicas que levavam em conta a renda declarada em pesquisas domiciliares, e traçou um perfil de um país no qual o 1% mais rico concentra 25% de toda a riqueza nacional.

Conteúdo Relacionado

crossmenu