Fepesp - Federação dos Professores do Estado de São Paulo

Por Beth Gaspar em 7 de agosto de 2020

07/08 - SP adia volta às aulas para Outubro, 80% dos pais são contra volta às aulas,  confinamento deixa 75% dos alunos ansiosos - e mais.

.

Assista à série de depoimentos pela dignidade da profissão, aqui: https://youtu.be/fm7jBSdp9XM
Apresentado pelo Sinpro Rio.

 

Dia de luto, dia de luta: programação em São Paulo
Praça da Sé, na Capital: às 12h, ato nacional
Campinas: Largo do Rosário, no centro da cidade, às 17h30.
Osasco: às 12h30 no Largo de Osasco, no centro.
ABC: paralisação e manifestação interna, durante 100 minutos, nas montadoras Mercedes-Benz e Scania.
Diadema:, às 7h da manhã, no centro.
Baixada Santista: ato na Praça Barão, em São Vicente, às 15h.

 

Pesquisa mostra que 80% dos pais são contra volta às aulas em SP
Monica Bergamo; 07/08
https://bit.ly/31qWlBb

A secretaria municipal de Educação fez uma pesquisa por telefone com pais de alunos da rede pública e perguntou se eles apoiavam a volta às aulas. Resultado: 80% responderam que são contrários à medida.

O prefeito Bruno Covas, o secretário de Educação, Bruno Caetano, e o secretário de Saúde, Edson Aparecido, têm sinalizado que a reabertura das escolas não ocorrerá no curto prazo. A administração está fazendo um inquérito sorológico que vai testar 24 mil crianças para descobrir o grau de imunidade na faixa etária de 4 a 14 anos, e então definir como será o retorno às classes.

 

Ação de sindicatos da base da Contee garante suspensão das aulas presenciais
Contee; 06/08
https://bit.ly/3gC2IIj

Após a absurda autorização, no último dia 4, do retorno às aulas presenciais no Distrito Federal, a rápida ação do Sinproep-DF junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) trouxe uma vitória na noite desta quinta-feira (6). A Justiça do Trabalho deferiu pedido apresentado pelo MPT e determinou o fechamento das escolas particulares do DF.

Uma importante vitória também foi conseguida no município do Rio de Janeiro. O desembargador Peterson Barroso Simão, da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, determinou a suspensão do decreto 47.683, editado em 22 de julho pela Prefeitura do Rio, que permitia a reabertura das escolas privadas, de forma voluntária, para o 4º, 5º, 8º e 9º anos, a partir do último dia 1°.

 


Artigo: ‘Confinamento deixa 75% dos alunos ansiosos, irritados ou tristes, diz pesquisa’
Folha de S. Paulo; 05/08

https://bit.ly/2XFdDcu

Por Laura Mattos: “Os dados são assustadores: 75% dos alunos da rede pública de São Paulo se mostram ansiosos, irritados ou tristes no confinamento.

Com o ensino remoto imposto pela pandemia, metade dos pais desses estudantes diz acreditar que eles não estarão preparados para concluir o ano letivo, e 70% dos que têm filhos entre o 6º e o 9º ano acham que seria melhor que ficassem na mesma série em 2021. As crianças e os jovens não estão motivados a estudar em casa (57%) e enfrentam problemas na rotina de estudo (62%). O temor de que os filhos abandonem a escola atinge 33% dos pais.

Esse é o resultado de um levantamento que tem o objetivo de mapear as dificuldades decorrentes do fechamento das escolas, realizado pelo Datafolha, em parceria com a Fundação Lemann, o Itaú Social e a Imaginable Futures. Os dados foram encaminhados para o governo do Estado, que nesta sexta anuncia se haverá ou não mudanças no plano de retomada na educação”.

 

Covid-19: clique na imagem ou aqui para seguir para o gráfico interativo

Com mais 1.205 mortos em 24 horas, Brasil está a poucas horas de 100 mil vítimas da covid-19
Rede Brasil Atual; 06/08
https://bit.ly/2PzNMys

O Brasil mantém a média diária de mais de mil óbitos e está praticamente a 24 horas do registro oficial de 100 mil mortos e 3 milhões de infectados pela covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. No último período, foram registradas as mortes de mais 1.205 brasileiros, totalizando 98.493. Os dados foram divulgados no início da noite desta quinta-feira (5) pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o Conass.

 

Rio de Janeiro: Sete escolas particulares já reabriram no Rio, mas estado e prefeitura seguem em desacordo sobre volta às aulas
Extra; 06/08
https://glo.bo/30yDSTQ

Enquanto a Prefeitura do Rio e o governo estadual travam uma batalha sobre a volta ou não das aulas presenciais nas escolas particulares, algumas instituições de ensino decidiram reabrir e receber seus estudantes. Segundo o Sindicato dos Professores de Escolas Particulares do Município do Rio (Sinpro), sete unidades já estão funcionando na cidade: Centro Educacional Camões-Pinochio, na Freguesia; Jardim Escola Tia Paula, em Madureira; Rio Internacional School, na Barra; Colégio Francisco de Assis, em Realengo; Escola Lucena, na Vila da Penha; Fun Kids, na Tijuca; e Centro Educacional Atitude de Ensino, na Taquara.

 

Amazonas: 'Ano letivo deste ano deverá terminar em 2021', diz secretário
G1; 06/08
https://bit.ly/3fEt62N

Com as aulas presenciais ainda suspensas, o ano letivo das escolas do interior do Amazonas deve encerrar apenas no início de 2021, de acordo com o titular da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Luís Fabian Barbosa. O Governo do Amazonas autorizou o retorno de aulas na rede pública de Manaus para o dia 10 de agosto, mas manteve suspensão no interior. Nesta quinta-feira (6), a capital amazonense completa um mês com as escolas particulares abertas.


Rio Gde do Sul: Professores aprovam Convenções Coletivas de Trabalho da educação básica e superior
ExtraClasse; 06/08
https://bit.ly/3fEt62N

Propostas para acordo foram negociadas pelo Sindicato dos professores (Sinpro/RS) e o Sindicato patronal (Sinepe/RS). As tratativas iniciaram em março e foram concluídas somente na segunda quinzena de julho, em função da pandemia. Dentre as cláusulas, reajuste salarial, estabilidade do aposentando, 13º salário, férias, extensão do ano letivo.

Conteúdo Relacionado

crossmenu
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram