29 de janeiro de 2020

Educação: retratos em filmes que valem a pena

.

Para quem se interessa a fundo pelo estado da Educação, métodos inovadores, dificuldades e como profissionais encaram desafios em outros ambientes além da sua escola, vale a pena conferir estes bons documentários – com links (basta clicar em cada foto), dá para assistir todos agora mesmo.

Com indicações da revista Guia do Estudante. Confira:

 

Carregadoras de Sonhos 

Para entender melhor a situação da educação em um país, é de extrema importância avaliar a rotina e as dificuldades enfrentadas pelos docentes. Neste documentário, conhecemos a história e o dia a dia de quatro professoras de escolas públicas no interior de Sergipe. Com elas, é possível notar a precariedade e os problemas estruturais do sistema educacional no Brasil. Temas como problemas com transportes públicos, dificuldades socioeconômicas e abandono familiar também são retratados.

Disponível aqui.

A Educação Proibida

O documentário A Educação Proibida mostra 45 experiências educativas diferentes dos padrões que conhecemos. Elas foram apresentadas em 90 entrevistas com pessoas de oito países.

A ideia foi mostrar outras possibilidades sobre a maneira como crianças e adolescentes podem aprender e apontar as falhas do modelo tradicional de escolarização.

Disponível aqui.

 

Nunca Me Sonharam 

O foco do documentário é mostrar o cenário do Ensino Médio nas escolas públicas brasileiras a partir, principalmente, da visão dos estudantes. Professores e diretores também fazem relatos sobre o tema. Além de questionar o papel da escola na formação de jovens, o documentário destaca a importância da educação e os desafios e expectativas que rondam quem está de alguma forma envolvido nessa realidade.

Disponível aqui.

 

Quando Sinto que já Sei 

O documentário questiona a forma como a maioria das escolas educa os alunos, a partir de avaliações, divisões por idade, sinal para os intervalos e carteiras enfileiradas, por exemplo. Para isso, apresenta dez escolas com diferentes metodologias alternativas de ensino. Alunos, professores e gestores dão seus depoimentos sobre como foram impactados por essas instituições e as formas de aprendizado defendidas por elas, que se baseiam na autonomia e participação ativa dos estudantes.

Disponível aqui.

 

Pro Dia Nascer Feliz 

Além de analisar o comportamento de adolescentes brasileiros dentro do ambiente escolar, o documentário mostra estudantes de diversas classes sociais discutindo temas presentes dentro e fora dos muros da escola, como banalização da violência e desigualdade social.

Disponível aqui.

 

Girl Rising 

Girl Rising conta a história de nove garotas ao redor do mundo que tentam superar as adversidades socioeconômicas e uma série de injustiças por meio dos estudos. Gravado em países como Etiópia e Peru, o documentário conta com a narração de figuras famosas do cinema, como Meryl Streep.

Disponível aqui.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio