Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 24 de abril de 2024

27 de novembro de 2018| , , ,

CENSURA NAS ESCOLAS: AQUI, O MANUAL ESSENCIAL DE DEFESA DOS PROFESSORES

Pressão da escola, de pais ou de alunos? Professoras e professores tem agora um guia importante, e completo, para sua defesa contra tentativas de cerceamento de conteúdo em sala de aula, ou intimidação fora dela.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

Este ‘Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas’ foi produzido com o apoio de entidades que representam os profissionais da educação, movimentos sociais e de defesa dos direitos. A Fepesp e os seus sindicatos integrantes são instituições parceiras neste Manual.

É bom ter o Manual em mãos, sempre. E lembramos que o primeiro recurso da professora ou do professor que sentir-se atingido é procurar a rede de proteção aberta pela Federação, no telefone (11)5082-5357 ou via email juridico@fepesp.org.br – o que, aliás, é também recomendação do Manual.

E por que é preciso um Manual de Defesa, agora? “A explosão destes conflitos contra professoras e professores não é voluntária, mas deliberadamente provocada por movimentos que se alimentam da desinformação geral, dos preconceitos e, de forma leviana, mobilizam o sentimento das famílias sobre temas naturalmente inquietantes do ensino”, explicam os autores.  “Ocorre que os princípios constitucionais da educação escolar são direitos previstos como cláusulas pétreas (imutáveis) na Constituição, cujo propósito é justamente servir à proteção e à defesa de educadoras e educadores, estudantes e escolas contra ameaças que possam sofrer.”

LEIA O MANUAL DE DEFESA COMPLETO, AQUI.

 

 

 

 

 

 

 

O Manual tem também o apoio institucional do Ministério Público Federal e da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. De leitura fácil, o Manual traz exemplos de casos concretos e situações enfrentadas por docentes, como o problema foi ou pode ser encaminhado, as instituições e procedimentos de defesa e, naturalmente, a via de contato de cada sindicatos.

“A defesa aqui proposta tem duas dimensões complementares: a primeira compreende o conjunto de estratégias e medidas específicas pensadas como respostas às agressões concretas; a segunda valoriza o debate público sobre essas situações como forma de enfrentamento de um conflito social gerado pela manipulação das ideias”, informam os organizadores.

 

AGORA, NA TV FEPESP:
A REDE DE PROTEÇÃO AOS PROFESSORES
(clique na imagem para assistir – e compartilhar)

E mais: 
Cartilha de Defesa para Professores em Instituições Federais
Pequeno Manual de Defesa da Liberdade de Cátedra (Sinpro ABC)

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio