2 de agosto de 2019| , , ,

OSASCO: Dicas para os professores na volta das aulas

Dicas que podem evitar ou resolver problemas no trabalho 

Da checagem do valor dos salários à guarda dos holerites, do cuidado nas redes sociais à organização dos materiais e comunicados digitais: pequenos hábitos que os professores podem incorporar desde o começo do semestre letivo para evitar problemas no trabalho.

Pensando assim, o SinprOsasco preparou uma lista de dicas e medidas para lidar com problemas comuns na vida dos professores e professoras nesta volta as aulas de agosto:

 

1. Arquive todo o material digital

Esse material pode ser útil no futuro, na cobrança do trabalho a distância ou de direitos autorais sobre o material pedagógico. Também pode ajudar para comprovar a convocação para uma atividade.

 

2. Mantenha contas profissionais nas redes sociais

É normal que os alunos procurem por seus professores nas redes sociais, por isso, é importante haver certa distância entre a vida particular e o trabalho.

 

3. Salve cópias dos holerites digitais 

Os holerites são necessários para cobrar dívidas trabalhistas, resolver problemas com a Receita Federal, e na hora da aposentadoria, razão pela qual eles devem ser guardados a vida toda e não apenas os últimos cinco anos.

 

4. Confira sempre o seu salário

O professor tem que saber como o seu salário é calculado e deve fazer a conferência todo mês. Dê especial atenção ao pagamento das horas extras, descontos, contribuição previdenciária e imposto de renda.

 

5. Controle o seu FGTS mês a mês

 

6. Não jogue fora o calendário escolar

O calendário pode comprovar as atividades exigidas, confirmar se as férias e o recesso estão sendo respeitados e conhecer a data limite para a demissão sem justa causa.

 

7. Anote suas horas extras

 

8. Conheça o plano de carreira

O plano de carreira integra o contrato de trabalho e por isso, os professores deve ter acesso à integra, para conhecer os enquadramentos, as faixas salariais, as regras de ascensão e mobilidade. Se o plano não estiver disponível na intranet ou na sala dos professores, solicite e guarde uma cópia.

 

E a dica mais importante? Sindicalize-se!

Leia a matéria na íntegra no site do Sindicato dos Professores de Osasco: http://bit.ly/2Yn0J5g

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio