Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 28 de maro de 2024

8 de outubro de 2019| , , ,

ABC: Sinpro realiza debate sobre BNCC

O 5 de outubro marca o dia Internacional dos Professores e soma-se a outras lutas do país em defesa da Educação

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

No último sábado, 05/10, o Sindicato dos Professores do ABC e Região promoveu um debate sobre as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que também incluiu a pauta da Base Nacional Comum de Formação de Professores. Além da relevância natural dos temas, a conversa se engrandece ao chegar no mês de outubro, época de comemoração e homenagem aos docentes. Ademais, o 5 de outubro marca o dia internacional da profissão.

Dra Eliane de Souza Cruz, que também é docente na Unifesp Diadema e coordenadora do Programa de extensão Articul@ações

Durante a manhã, os educadores puderam fazer questionamentos e se informar sobre as diretrizes que regulamentam a Base Nacional, esta que definirá as aprendizagens essenciais que serão trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Os professores acompanharam a condução do tema pelo pedagogo Fabio Santos de Moraes, professor de História e Conselheiro da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; e pela Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Aveiro em Portugal, Dra Eliane de Souza Cruz, que também é docente na Unifesp Diadema e licenciada em Física pela Usp. Eliane de Souza é coordenadora do Programa de extensão Articul@ações.

Ambos falaram sobre os impactos, com a implementação do BNCC e a importância de se manter atualizado, de resistir aos ataques que desejam enfraquecer o papel do docente na sala de aula e tolher a liberdade de cátedra.

 

O presidente do SinproABC, Professor José Jorge Maggio, fez um vídeo tecendo algumas considerações sobre a importância do evento e seu papel emancipador para a categoria.

“[O debate] serve para tentarmos esclarecer aos professores a importância de se apoderar desse conhecimento sobre a BNCC para compreender o que vai acontecer de agora em diante”, afirma.

SinproABC amplia debate sobre BNCC

SinproABC amplia debate sobre BNCCSábado pela manhã foi o dia de debate sobre as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – o BNCC e a Base Nacional Comum de Formação dos Professores. A atividade promovida pelo SinproABC – Sindicato dos Professores do ABC marca o primeiro debate sobre o tema.O evento aconteceu no mês de outubro – mês dos professores e a atividade no dia 5, marca o dia Internacional dos Professores e soma-se a outras lutas do país em defesa da Educação – como as mobilizações ocorridas dia 3.Para o presidente do SinproABC, Professor José Jorge Maggio é importante levar o debate para a categoria e fundamental que os professores se apoderem desse conhecimento para compreender o que vai acontecer de agora em diante .

Publicado por Sindicato dos Professores do ABC – SINPRO ABC em Terça-feira, 8 de outubro de 2019

 

 

A atividade foi transmitida ao vivo pelo SinproABC.
Assista na íntegra: 

Publicado por Sindicato dos Professores do ABC – SINPRO ABC em Sábado, 5 de outubro de 2019

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio