Fepesp - Federação dos Professores do Estado de São Paulo

Por administrador sitefepesp em 24 de agosto de 2018

Julgamento da desaposentação continua dia 09/10

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta 5ª feira, dia 09/10, o julgamento de duas ações sobre a chamada desaposentação.

Na sessão do dia 08, já havia passado das 18 horas quando o relator, ministro Luis Roberto Barroso, fez um breve e didático resumo sobre os dois recursos. Em seguida, o Ministro Ricardo Lewandowski consultou os ministros sobre a possibilidade de estender a sessão ou retomá-la no dia seguinte. Ele lembrou que o julgamento já havia começado de fato e a continuidade para o dia seguinte estaria garantida.

Houve uma breve discussão sobre a necessidade ou não de quórum e no final ficou decidido que a sessão do dia 09 seria reservada para a sustentação oral. Os trabalhos foram encerrados às 18h23.

A sessão de julgamento será transmitida ao vivo pela TV Justiça. Dá pra assistir pela TV ou internet. A Fepesp vai acompanhar o julgamento e divulgar o resultado.

Repercussão geral
Das duas ações em julgamento: a mais antiga (RE 661256) tem repercussão geral, ou seja, a sentença passa a orientar decisões judiciais em instâncias inferiores.

Neste caso, o trabalhador aposentou-se proporcionalmente aos 27 anos de serviço e continuou trabalhando. No TRF (Tribunal Regional Federal), ele conseguiu o direito de trocar de benefício, com devolução dos valores já pagos pelo INSS. Em recurso, o Superior Tribunal de Justiça garantiu-lhe ainda a não devolução.

Assim, o que o plenário do Supremo deve discutir é se um trabalhador pode renunciar à aposentadoria. E se essa tese for reconhecida, os ministros também devem decidir se os valores já pagos pela Previdência Social devem ou não ser devolvidos.

crossmenu
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram