A realização da Conae visa discussão de pautas urgentes da educação básica pública do País.
O tema dessa edição da Conae será “Política de Estado para garantia da Educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.
O regimento detalha os objetivos e diretrizes para organização das etapas preparatórias. As conferências municipais acontecem até 29 de outubro; já as estaduais, até 19 de novembro.
A Fepesp está representada no Fórum Estadual de Educação (FEE) pela diretora da entidade, a professora Conceição Aparecida Fornasari, a professora Paola Fernanda Guidi Meneghin, do Sinpro-Campinas, e a professora Bárbara Maria de Souza, do Sinpro Sorocaba.
Segundo a professora Conceição, também presidente do Sinpro-Campinas e Região, a reestruturação do Fórum possibilitará a discussão sobre os rumos da educação brasileira de forma democrática e de acordo com o diagnóstico que será realizado. Ela afirma: “O retorno das entidades sindicais dos trabalhadores a essa discussão garante a defesa da educação pública e a regulamentação da educação privada”, afirma ela.
Expectativa - Espera-se que 4 milhões de pessoas, aproximadamente, se envolvam nas etapas municipais, regionais e nacional. O objetivo principal da CONAE é elaborar documento base para o novo Plano Nacional de Educação (PNE) a ser entregue ao Ministério da Educação. A MEC é responsável pela formatação do novo Projeto de Lei que instituirá o próximo o PNE 2024-2035.
Regimento - Clique aqui e acesse.
MAIS - Sites da Conae, do FNE, do Sinpro Campinas e do Sinpro-Sorocaba