Trata-se da maior honraria da Educação, em Campinas, e homenageia profissionais que se destacam na área. O evento teve lugar no Plenário da Casa, José Maria Matosinho.
A escolha da professora Conceição como uma das homenageadas decorre de proposição de Gustavo Petta (PCdoB). O vereador justifica: “Sua luta, reconhecidamente, é incansável na defesa da democracia e da educação de qualidade referendada socialmente”.
Ao fazer uso da Tribuna, a agraciada exaltou a democracia e defendeu a educação de qualidade e acessível a todos. Emocionada, agradeceu à sua família, em especial a mãe: "Se sou professora é graças aos conselhos da minha mãe, que me orientou a buscar o Magistério quando eu pensava em ser médica”.
Lutas - Afora sua extensa folha de serviços ao sindicalismo da categoria, e também em âmbito nacional, a professora Conceição tem uma trajetória destacada nas lutas populares e cidadãs.
Conceição Aparecida Fornasari é professora de Sociologia e Política. Ela esteve na linha de frente contra movimento direitista “Escola sem Partido”, nos atos antigolpe e nas manifestações pró-democracia. Licenciada da PUC-Campinas e da Unimep, também integra a diretoria da Associação dos Professores da PUC-SP.
Emoção - Conceição expressa sua alegria ante a honraria concedida pelo Legislativo local. Ela diz: “Foi uma noite de muita emoção. Eu diria até que foi um oásis de felicidade, num dia tão triste, marcado pela violência contra os palestinos, como vimos no ataque a um hospital em Gaza e a matança de civis”.
Conceição continua: “O Diploma que recebi, referendado por toda a Câmara, me orgulha também por ser inspirado em Darcy Ribeiro, educador extraordinário, escritor, indigenista e, a meu ver, dos maiores brasileiros de todos os tempos”.
MAIS - sinprocampinas.org.br