Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 28 de maro de 2024

25 de fevereiro de 2022| ,

Sesi/Senai: reajuste salarial de 10,80% repõe integralmente inflação em alta

Fique atento: texto final do acordo coletivo está sendo finalizado em seus detalhes.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

O reajuste salarial dos professores e técnicos de ensino do Sesi e do Senai de São Paulo será de 10,80%. Esse reajuste recupera as perdas causadas pela inflação no período de fevereiro de 2021 a março de 2022 (a data base dos docentes do Sesi/Senai é 1º de março).

O reajuste de 10,80% será também aplicado aos benefícios de Vale Refeição e Vale Alimentação, onde aplicável.

Assim como na campanha salarial da Educação Básica, a determinação dos companheiros do Sesi/Senai o apoio necessária à comissão de negociação dos sindicatos coordenada pela Fepesp, para garantir o reajuste integral – como apontou o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estados Socioeconômicos), menos da metade das categorias em campanha salarial este ano conseguiu repor integralmente a defasagem salarial provocada pela inflação.  Professores e tecnicos de ensino do Sesi/Senai, bem como professores e auxiliares na Educação Básica, foram duas dessas categorias que conseguiram fazer prevalecer seus direitos!

 

Sesi/Senai: assembleias defendem direitos e aprova extensão do acordo coletivo – Assembleias de professores e técnicos de ensino do Sesi e do Senai de São Paulo aprovaram nesta sexta-feira, 25/02, a renovação por mais um ano do seu acordo coletivo de trabalho com a manutenção de todas as suas cláusulas.

 

“Os docentes do Sesi/Senai compreenderam a importância da defesa dos seus direitos neste ano difícil, não só pela situação econômica e de emprego no país, mas pelo noviciato da nova direção da Fiesp´, que ainda está tomando pé da gestão da instituição”, diz Celso Napolitano, presidente da Fepesp, que coordena a comissão de negociação dos sindicatos integrantes.

Cláusulas importantes, como a garantia semestral de salários (que equivale à garantia de emprego durante o semestre) e a estabilidade provisória para professores e técnicos de ensino em vias de aposentadoria.

 

Reajuste salarial e de benefícios – A renovação do acordo coletivo inclui o reajuste de salários a partir de 1º de março, com a recuperação integral da defasagem inflacionária acumulada, pelo índice apurado pelo INPC de março de 2021 a fevereiro de 2022.

“A inflação dispara e deve ultrapassar os 10% nesse período, por isso é muito significativa a defesa da reposição integral”, lembra Napolitano. “Menos da metade das categorias profissionais conseguiram repor a defasagem inflacionária nas campanhas deste ano”, segundo indica estudo recente do DIEESE, o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos.

O reajuste também será aplicado aos valores de benefícios como Vale Refeição e Vale Alimentação.

As assembleias foram realizadas pelos 24 sindicatos integrantes da Fepesp em todo o Estado de São Paulo, que conduzem a campanha salarial 2022 de forma integrada.

Além da manutenção de todas as cláusulas do acordo, alguns itens serão atualizados, como a própria estabilidade provisória a trabalhadores em vias de aposentadoria, procedimentos para a homologações em casos de dispensa e gala ou luto pelo falecimento de sogros ou sogras.

 

Reforma do Ensino Médio, DPC – O acordo ainda prevê que a implantação da reforma do Ensino Médio com a consequente redução e atribuição de aulas será acompanhada pela Fepesp e Sindicatos integrantes em reuniões já previstas com a direção de Educação do SESI.  Esse acompanhamento prevê também a discussão de possível ampliação da DPC (Discussão Pedagógica Coletiva) para todos os professores em 2022.

A decisão das assembleias será encaminhada aos representantes do Sesi e do Senai pela comissão de negociadores dos sindicatos, para a celebração do acordo coletivo de 2022.

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio