Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 28 de outubro de 2021

8 de dezembro de 2020|

O manual que traduz o ensino de ciências para os surdos

Especialistas criam volume que ajuda a transmitir conhecimentos de ciências com o uso do vocabulários e sinais em linguagem Libras.

 

Vem da Universidade Federal do Piauí uma novidade que vai ajudar as professoras e professores especializados em ensino aos surdos mas sem conhecimento específico de ciências ou dos órgãos e funções do corpo humano. Uma equipe de especialistas liderados pela professora Liana Maria Menezes Galeno criou este Manual de Libras para Ciências, com ênfase na célula e no corpo humano.

“Foi essa ausência de sinais nos termos de Ciências que nos chamou a atenção, pois é visível a dificuldade do profissional intérprete em repassar o conteúdo para o aluno surdo”, explica a professora Liana. “Muitas vezes o intérprete tenta recorrer aos recursos visuais, como as imagens do livro didático, mas não obtém sucesso, dificultando mais ainda a aprendizagem do aluno surdo”.

 

Clique na imagem para abrir e salvar o Manual.

O Manual de Libras para Ciências é dividido em onze capítulos e vem acompanhado de um glossário com definições diretas de cada termo apresentado na linguagem de sinais – o livro, afinal, é dirigido ao ensino de Ciências, e as informações do glossário expandem o conhecimento transmitido com a denominação das células, órgãos e suas funções. Cada capítulo ainda traz a definição detalhada das funções orgânicas descritas em cada conjunto de palavras.

“Você que tem contato direto ou indireto com pessoas surdas ou que tem curiosidade sobre o assunto, leia esse manual e adquira novos conhecimentos e, principalmente, entenda que a pessoa surda pensa e interage como você, mudando somente a forma que isso ocorre, diz a professora Liana, na apresentação.

Clique aqui, ou na imagem ao lado, para abrir e baixar o Manual de Libras para Ciencias da Universidade Federal do Piauí.

A reprodução do Manual é livre, desde que citada a fonte.

 

 

Exemplo de uma página do Manual:

 

Não é professor de surdos mas gostaria de começar a aprender Libras? Veja aqui o alfabeto em sinais:

 

Os destaques que podem enriquecer a sua aula

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio