Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 28 de maro de 2024

1 de setembro de 2020| ,

O mapa interativo que permite viajar no tempo e ver ‘sua cidade’ há 600 milhões de anos

Você já imaginou como era o pedaço de terra onde hoje fica o Brasil antes dos continentes se separarem? E onde ficava sua cidade?

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

da BBC Brasil; 31/08
https://bbc.in/2ELetyf

Um mapa feito por paleontólogos que perceberam que essa curiosidade é bem comum foi disponibilizado online e permite ver o desenvolvimento do planeta ao longo de diversas eras geológicas.

 

Clique aqui para ir ao site (em inglês):
https://dinosaurpictures.org/ancient-earth#600

 

Então se você mora em, digamos, Teixeira de Freitas, no interior da Bahia, é possível colocar o nome da cidade na barra de busca e acompanhar o desenvolvimento geológico da região onde hoje fica a cidade ao longo de milhares e milhares de anos, conforme os continentes foram se separando.

Uma barra de opções permite que você veja como era a Terra em diversos momentos do seu desenvolvimento geológico a partir de 750 milhões de anos atrás até os dias de hoje. E, ao colocar o nome de sua cidade, você consegue ver o ponto onde ela se encontrava ao longo dessas enormes mudanças do planeta.

Use as setas  e no seu teclado para adiantar a passagem do tempo ou voltar nas eras da terra – e observe o movimento das camadas na formação dos continentes atuais.

O mapa mostra, por exemplo, que há 260 milhões de anos os continentes já haviam começado a se separar, mas o local onde hoje fica a cidade do Rio de Janeiro ficava no meio de uma grande massa de terra, longe do mar.

Nessa época — o fim do período permiano — a Terra estava perto da maior extinção em massa da história, que varreu do planeta cerca de 90% das espécies.

Informações como essa estão disponíveis no mapa para cada uma das eras geológicas mostradas.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio