Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 19 de abril de 2024

17 de junho de 2021|

Literatura: a biografia de Camões – e o poema épico ‘Os Lusíadas’ em uma versão como história em quadrinhos

Conheça mais sobre a história da ortografia do nosso idioma, a biografia de Camões e uma versão de ‘Os Lusíadas’ em quadrinhos – com acesso gratuito ao livro por professores cadastrados

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

Luís de Camões (1524-1580) foi um poeta e soldado português, considerado o maior escritor do período do Classicismo. Além disso, ele é apontado como um dos maiores representantes da literatura mundial.

Autor do poema épico “Os Lusíadas”, revelou grande sensibilidade para escrever sobre os dramas humanos, sejam amorosos ou existenciais. Pouco se sabe sua vida, portanto, o local e os anos de nascimento e morte ainda são incertos.

Você sabia? –  Quando foi escrito, Camões estava se baseando em um conhecimento fonético da língua portuguesa em ‘Os Lusíadas’: na época do seu nascimento, em 1524, ainda não havia uma ortografia para o Português. As regras gramaticais foram iniciadas em 1536 (veja uma pequena história da língua portuguesa e as regras da atual reforma ortográfica aqui).

Três períodos – A história da ortografia portuguesa pode ser dividida em três períodos. O primeiro, denominado fonético, começa com o aparecimento dos primeiros textos escritos em língua portuguesa, no século XII, e vai até o século XVI; o segundo, chamado de pseudoetimológico, estende-se do século XVI até o início do século XX; o terceiro, conhecido como histórico-científico ou simplificado, inicia-se em 1911 , com a reforma ortográfica em Portugal (veja mais aqui).

 

Luís de Camões

Biografia de Camões –  Filho de Simão Vaz e Ana de Sá, Luís Vaz de Camões nasceu em Lisboa por volta de 1524. Provavelmente teve uma boa e sólida educação, na qual aprendeu sobre história, línguas e literatura.

Estudos indicam que ele era indisciplinado e que supostamente teria ido à Coimbra para estudar. No entanto, não há registros de que ele tenha sido aluno da Universidade.

Ainda jovem, interessou-se pela literatura iniciando sua carreira literária como um poeta lírico na corte de Dom João III. Muitos historiadores dizem que nesse período Camões teve uma vida muito boêmia. Na altura, também passou por uma desilusão amorosa, momento em que decidiu tornar-se um soldado.

Assim, ingressou no Exército da Coroa Portuguesa em 1547 e, no mesmo ano, embarcou como soldado para a África. Foi ali que Camões perdeu o olho direito.

Em 1552, ele volta a Lisboa e continua com sua vida boêmia e de promiscuidade. No ano seguinte, embarca para as Índias, onde participa de várias expedições militares.

Estudos apontam que ele foi preso tanto em Portugal, quando no Oriente. Foi durante uma de suas prisões que ele escreveu sua obra mais conhecida: Os Lusíadas.

Quando retornou a Portugal, resolveu publicar sua obra. No momento, recebeu uma pequena quantia em dinheiro do Rei Dom Sebastião. Muitas vezes incompreendido pela sociedade, Camões se queixou pelo pouco reconhecimento que teve em vida. Foi somente após sua morte que sua obra passou a ser foco das atenções.

Hoje, ele é considerado um dos maiores escritores de língua portuguesa e ainda, um dos maiores representantes da literatura mundial. Seu nome é conhecido em todo o mundo e é usado em diversas praças, avenidas, ruas e instituições.

 

 

‘Os Lusíadas’ em quadrinhos – Ainda que você não tenha lido Os Lusíadas nas aulas de literatura na escola, você provavelmente já ouviu falar nesta obra. A obra é composta de dez cantos, 1.102 estrofes e 8.816 versos decassílabos, e narra a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama.

A maior obra épica da língua portuguesa, de Luís de Camões, foi transporta para os quadrinhos em 2006, pelas mãos do cartunista Fido Nesti

Gratuito para professores – o livro está disponível para aquisição aqui  – mas professores podem se cadastrar no site da editora e ler a versão online gratuitamente, nesta página).

 

Veja as primeiras páginas do livro:

 

 

Veja aqui todos os tópicos que preparamos para sua aula

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio