Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 16 de abril de 2024

3 de setembro de 2018

CORAGEM, PELO NOSSO FUTURO

Entre os documentos sob a guarda do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, estava a carta assinada pela regente do Império do Brasil em 1888, a princesa Isabel, enquanto seu pai, Dom Pedro II, viajava pela Europa. Era o decreto de 13 de maio daquele ano, que abolia a escravidão no país. Desse documento, agora, resta apenas uma foto. O original, queimado, desapareceu no incêndio da noite de domingo, dia 2.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

Desapareceu também o fóssil carinhosamente chamado de Luzia, de uma pessoa que andou por aqui há pelo menos doze mil anos e ajudou a reescrever a história da ocupação das Américas pelos Sapiens. Foram queimadas a primeira edição de Os Lusíadas, de 1572, e a gramática do Padre Anchieta, de 1595. Com exceção do meteorito Bendengó, achado na Bahia em 1892, queimou tudo no prédio onde foi assinada a Independência do Brasil.

O incêndio queimou parte importante de nossa história, de nossa identidade nacional. A causa ainda não foi apurada, mas as evidências não deixam dúvida sobre o descaso recente sobre nosso patrimônio, sobre os bens que nos identificam como povo. Não havia dinheiro para cuidar do museu: os orçamentos federais foram congelados por vinte anos com a emenda constitucional 95 – a emenda do teto dos gastos públicos, de 2016 – apesar de todos os alertas emitidos sobre o prejuízo que a medida provocaria na nossa cultura, educação, saúde, segurança, infraestrutura. No futuro do Brasil.

Pouco ajudou, nesse cenário, a desorganização completa do estado do Rio de Janeiro, que abriga o que resta do Museu. Não havia água para apagar o fogo, na hora dramática.

Ao desânimo, somamos nossa indignação. Mas lembrando o poeta que resumiu em frase que a coragem é nada menos que a dignidade sob pressão, recomendamos, urgimos por ainda mais coragem. Por ainda mais resistência aos que tentam colocar o Brasil de joelhos, que desprezam seu povo em troca apenas da conveniência do lucro imediato.

Não iremos esquecer. Haverá futuro. Havemos de prevalecer.

Recomendadas para você

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio