Vem da Universidade Federal do Piauí uma novidade que vai ajudar as professoras e professores especializados em ensino aos surdos mas sem conhecimento específico de ciências ou dos órgãos e funções do corpo humano. Uma equipe de especialistas liderados pela professora Liana Maria Menezes Galeno criou este Manual de Libras para Ciências, com ênfase na célula e no corpo humano.
"Foi essa ausência de sinais nos termos de Ciências que nos chamou a atenção, pois é visível a dificuldade do profissional intérprete em repassar o conteúdo para o aluno surdo", explica a professora Liana. "Muitas vezes o intérprete tenta recorrer aos recursos visuais, como as imagens do livro didático, mas não obtém sucesso, dificultando mais ainda a aprendizagem do aluno surdo".
O Manual de Libras para Ciências é dividido em onze capítulos e vem acompanhado de um glossário com definições diretas de cada termo apresentado na linguagem de sinais - o livro, afinal, é dirigido ao ensino de Ciências, e as informações do glossário expandem o conhecimento transmitido com a denominação das células, órgãos e suas funções. Cada capítulo ainda traz a definição detalhada das funções orgânicas descritas em cada conjunto de palavras.
"Você que tem contato direto ou indireto com pessoas surdas ou que tem curiosidade sobre o assunto, leia esse manual e adquira novos conhecimentos e, principalmente, entenda que a pessoa surda pensa e interage como você, mudando somente a forma que isso ocorre, diz a professora Liana, na apresentação.
Clique aqui, ou na imagem ao lado, para abrir e baixar o Manual de Libras para Ciencias da Universidade Federal do Piauí.
A reprodução do Manual é livre, desde que citada a fonte.
Exemplo de uma página do Manual:
Não é professor de surdos mas gostaria de começar a aprender Libras? Veja aqui o alfabeto em sinais: