Foram dois dias de trabalho coletivo, intenso e produtivo. Os 116 delegados e delegadas dos Sindicatos integrantes da Federação participaram de palestras, definiram alterações estatutárias, realizaram balanço político-financeiro e também elegeram a Diretoria e o Conselho Fiscal. Contudo, o fato mais marcante, no XI Congresso da Fepesp, foi a decisão pela estadualização/unificação das Campanhas Salariais para o ano de 2026.
Delegados e delegadas aprovaram por unanimidade. Ou seja, as assembleias que definirão as Pautas de Reivindicações no Sesi/Senai, Senac e Ensino Superior serão estaduais, de forma remota. O calendário está sendo construído e, antes do recesso escolar, será divulgado pela Federação, a fim de informar e mobilizar a categoria. Vale lembrar que, na Educação Básica, a Convenção Coletiva de Trabalho vigente é válida até 28 de fevereiro de 2027.
Celso Napolitano, presidente da Fepesp até o final da gestão 2021-2025, destacou a importância da deliberação aprovada por delegados e delegadas. Ele afirmou: “Considero histórico o dia de hoje. A estadualização das campanhas é a principal deliberação deste Congresso. Ela coroa o empenho da Federação, ao longo das últimas gestões, para unificar os textos dos Acordos e Convenções Coletivas”.
Napolitano destaca o fato da decisão ter sido tomada em Congresso, com representação dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação, o que reforça ainda mais a unidade da categoria. “Com essa medida, vamos ouvir de forma unificada as reivindicações dos professores e auxiliares de administração escolar de todo o Estado. Isso trará mais peso à nossa assembleia e nos fortalecerá nas negociações coletivas com as mantenedoras”, ele explica.
Ailton Fernandes, presidente eleito para a gestão 2025-2029, celebrou a decisão do Congresso. Ele afirma: “A diretoria encabeçada pelo professor Celso atuou intensamente na construção de nossa unidade. Saio do Congresso confiando que faremos um grande trabalho nos próximos quatro anos, a começar pelas Campanhas Salariais de 2026. Vamos lutar incansavelmente para manter as conquistas atuais e ampliar, nas Convenções e Acordos Coletivos, benefícios que valorizem a categoria”.
MAIS - Sites dos Sindicatos integrantes.