O XI Congresso da Federação dos Professores do Estado de São Paulo vai acontecer nos dias 8 e 9 de novembro (sábado e domingo). Local é o Hotel Dan Inn (Rua Benjamin Franklin, 682, bairro Techno Park, Campinas, São Paulo). Abertura às 9h30 do dia 8.
O XI Congresso leva o nome da Professora Regina Helena Fernandes, em homenagem à diretora do Sinteee Franca falecida este ano. O tema escolhido pelos Sindicatos integrantes da Federação é “Soberania e Justiça Social”. Objetivo é marcar a posição da categoria contra a tentativa do governo de Donald Trump e seus partidários no Brasil de interferir na ordem política e jurídica interna.
O edital de convocação foi publicado dia 30 de julho, na Folha de S. Paulo, página A25 - clique aqui para acessar. Cada Sindicato integrante fará assembleia geral para eleger seus delegados, conforme a proporção estipulada pelo Estatuto da Federação.
O Seminário é a instância máxima de deliberação da Fepesp, que representa professoras, professores, técnicos de ensino e auxiliares de administração escolar da rede privada no Estado de São Paulo.
Temas - Balanço político-financeiro da gestão 2021/2025; conjuntura nacional e internacional; conjunturas educacional, sindical e trabalhista; sustentação financeira da Fepesp e dos Sindicatos integrantes; estratégias de mobilização para as Campanhas Salariais referentes à data-base de 2026; alteração estatutária, eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal da Fepesp gestão 2025/2029; posse da Diretoria e do Conselho Fiscal.
Palestras - Estão confirmadas palestras de José Geraldo de Santana, com o tema “Precarização e Pejotização”, e Gilberto Maringoni, “Conjuntura nacional e internacional”.
Santana é graduado em História e Direito pela Universidade Federal de Goiás. Presidiu o Sindicato dos Professores de Goiás na década de 1980, atualmente é assessor jurídico do Sinpro Campinas e da Contee.
Maringoni é Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Leciona Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC.
MAIS - Sites dos Sindicatos integrantes.