Fepesp - Federação dos Professores do Estado de São Paulo

Por agencia sindical em 14 de novembro de 2025

XI CONGRESSO DA FEPESP - Abertura foi ampla, mas focada nas demandas da categoria

Foi ampla a mesa de abertura do nosso XI Congresso, dia 8, em Campinas. Prestigiaram a abertura dos trabalhos o coordenador-geral da Contee, Railton Nascimento, o presidente da CUT-SP, Raimundo Suzart, e Rene Vicente, presidente da CTB-SP. Pela nossa Federação, os trabalhos foram conduzidos por Celso Napolitano e Lorival Fante Júnior, presidente e secretário-geral da Fepesp, respectivamente, na gestão 2021-2025.

O tema do Congresso, “Soberania e Justiça Social”, foi elogiado pelos convidados. Railton Nascimento, que representa trabalhadores em estabelecimentos de ensino no País, lembrou que a soberania emana do povo trabalhador e que a Educação é o melhor caminho para qualificar a participação popular em uma democracia.

O dirigente da Contee afirmou: “Este Congresso reforça o compromisso dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação com um projeto de País que una desenvolvimento, democracia e valorização do trabalho”. Railton ainda parabenizou a Federação por conseguir, no TRT-SP, manter a Cláusula 63 da Convenção da Educação Básica. E concluiu: “A Contee se mira no exemplo da Fepesp. Vida longa à Federação!”.

Na mesma linha, Rene Vicente declarou que o Brasil só pode ser soberano a partir de um projeto de desenvolvimento que contemple renda, emprego e dignidade. Ele destacou o papel central da Educação nesse contexto, e pediu unidade no combate à extrema direita nas eleições do ano que vem: “Só assim defenderemos os direitos da classe trabalhadora. Contem com a CTB nessa caminhada!”.

Raimundo Suzart, da CUT-SP, destacou o papel da Educação na formação de cidadãos conscientes de seus direitos. “É preciso conhecer a história do País pra não repetir os erros”, afirmou. Ele também clamou pela construção de uma unidade progressista em 2026 a fim de impedir o avanço do bolsonarismo no Executivo e no Legislativo.

Homenagens - O XI Congresso da Fepesp levou o nome da Professora Regina Helena Fernandes, em homenagem à diretora do Sinteee Franca falecida este ano. No primeiro dia do evento, Celso Napolitano destacou a importância de Regina na construção e consolidação da Federação. Após um minuto de silêncio, delegados e delegadas do Congresso gritaram a plenos pulmões: “Regina, presente!”

Os congressistas também exaltaram o legado do professor José Salvador Faro, ex-diretor do SinproSP, onde concebeu o projeto editorial da Revista Giz, atuando como coordenador da publicação. A quinta edição da revista, publicada em outubro, foi distribuída aos participantes do Congresso.

MAIS - Sites dos Sindicatos integrantes.

crossmenu
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram