Fepesp - Federação dos Professores do Estado de São Paulo

Por agencia sindical em 6 de outubro de 2025

SinproSP é homenageado na Alesp por seus 85 anos

Carlos Giannazi, Celso Napolitano, Luciene Cavalcanti e Celso Giannazi

Por iniciativa do deputado Carlos Giannazi (Psol), o SinproSP foi homenageado dia 2, em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A cerimônia marcou os 85 anos do Sindicato.

A Sessão Solene foi antecedida por um coquetel de confraternização no Hall Monumental. A cerimônia teve lugar no Plenário JK, a partir das 20 horas. Participaram diretoria, professoras e professores, assessores e funcionários do Sindicato, além de representantes governamentais, instituições parceiras e Sindicatos integrantes da Fepesp.

Compuseram a mesa de abertura Carlos Giannazi, a deputada federal Luciene Cavalcanti (Psol-SP); o vereador Celso Giannazi (Psol); o presidente do Conselho Nacional de Educação, César Callegari; a coordenadora da Secretaria-Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Madalena Peixoto; o Chefe da Seção de Fiscalização do Trabalho e Superintendente Substituto Regional do Trabalho e Emprego no Estado, Antônio Fojo da Costa; e o presidente do SinproSP e da Fepesp, Celso Napolitano.

Giannazi - "Fui sindicalizado durante muitos anos, como professor da Unisa, então eu conheço a luta histórica do Sinpro. Essa homenagem na Assembleia Legislativa aos 85 anos da sua existência tem a ver com a luta, a resistência e a defesa que o Sindicato sempre fez dos direitos, necessidades e da dignidade dos professores e professoras de São Paulo”, diz Carlos Giannazi.

Ele também ressaltou que o SinproSP sempre se faz presente em todas as lutas, como a defesa da democracia, pela Constituinte, por eleições diretas, no combate ao regime militar e a redemocratização do País. Lutou também contra as reformas Previdenciária e Administrativa. “Por tudo isso decidimos homenagear o Sinpro na Assembleia Legislativa. Conheço tanto o presidente atual, Celso Napolitano, que sempre esteve à frente das batalhas, como o ex-presidente, Luiz Antonio Barbagli, que sempre conduziu muito bem as lutas do Sinpro", concluiu o deputado.

Luta - "A palavra que resume o que foi feito no SinproSP nesse tempo todo é 'luta'. A luta que representa a resistência, a perseverança, a busca por superar obstáculos e alcançar nobres objetivos. Para nós, professores, a luta também é matéria de ensinar. As lutas do SinproSP pela valorização das professoras e professores do Ensino Particular da cidade de São Paulo têm sinalizado, tanto para nossa categoria profissional quanto para toda a sociedade, o cenário complexo no qual transitam hoje as grandes questões que envolvem a Educação em nosso País", afirmou Celso Napolitano em seu pronunciamento.

Homenagem - "Particularmente pra nós, do Sinpro, esta é uma semana marcante. Alegre, pela homenagem proposta pelo deputado Carlos Giannazi, mas sofrida pela perda do grande companheiro José Salvador Faro", lembrou o presidente Celso. Professor, historiador, docente e pesquisador, José Salvador Faro faleceu dia 29 (segunda-feira), aos 78 anos, no hospital Samaritano Higienópolis, em São Paulo. Ele editava a Revista Giz, produzida pelo SinproSP, cujo lançamento da 5ª edição aconteceu na Sessão Solene.

MAIS - A cerimônia teve transmissão ao vivo pela TV Alesp e está disponível no YouTube do SinproSP. Site: www.sinprosp.org.br. YouTube: @sinprosp

crossmenu
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram