Garantimos o reajuste de salários, protegendo nossos ganhos contra a erosão provocada pela inflação. Garantimos o reajuste de benefícios como o VA e VR pelo mesmo índice. E, mais importante, não recuamos em nada do que já foi conquistado em muitos anos de mobilização e negociação.
Nas atuais circunstâncias, defender o acordo que temos tem que ser considerado uma vitória!
Como todos sabem, o ambiente desta campanha salarial foi duro e difícil. Brasília ataca a sua aposentadoria, quer endurecer ainda mais a perversidade da ‘reforma’ trabalhista, ameaça com uma carteira de trabalho ‘verde-amarela’ sem direitos. E o Sistema S entrou na alça de mira. Mas mesmo com um corte de 30% há condições de manter toda a estrutura da educação - exigiremos e fiscalizaremos que isso aconteça e para isso é importante abrir a ‘caixa-preta’ do sistema.
O que foi aprovado:
• Defesa do acordo coletivo, com a manutenção de todas as cláusulas existentes.
• Reajuste salarial pelo índice do INPC*, valendo a partir de 1º de março.
• Reajuste do VA e VR pelo índice do INPC*.
* O INPC para o reajuste de salários e benefícios é o acumulado entre Março/18 a Fevereiro/19. Esse índice ainda não foi divulgado. Para ter uma idéia, o acumulado entre Março/18 e Janeiro/19 chegou a 3,38%. Acrescen- tando o valor de Fevereiro/19, seu reajuste será maior.
Além disso, na reta final fomos surpreendidos pela demissão do interlocutor, o que poderia ocasionar um recuo na proposta formulada. Rapidamente, atuamos no sentido de garantir a manutenção da proposta, sem emendas. O substituto confirmou todas as posições assumidas na mesa, mantendo nosso acordo.
E isso conseguimos, com unidade e apoio de todos. As assembleias entenderam e decidiram. Agora, em todas as unidades, nossa união é o que conta!
Em São Carlos, a unidade do Sesi de Mococa aprovou por unanimidade o acordo, mas o Sinpro São Carlos ainda aguarda uma decisão final por se tratar de uma base regional que também abrange as unidades do município de São Carlos.