Nossas assembleias de dezembro deram a largada na campanha salarial 2023 e deliberaram nossa pauta de reivindicações.
Nossa campanha é integrada, unidos em todo o Estado. Estes são os principais pontos da nossa pauta de reivindicações, com pontos em comum para o Médio e o Superior:
■ Acordo coletivo de trabalho por dois anos.
■ Recompor os salários pela média inflacionário com ganho real
■ Abono salarial
■ Plano de carreira
■ Direitos autorais e de imagem sobre material produzido e apresentado em aula
■ Fim das restrições de número de aulas para obtenção de benefícios como plano de Saúde, Vale Alimentação, Bolsas de Estudo, Vale Refeição (que hoje são restritos aos professores com 30 ou mais aulas)
■ Estacionamento gratuito para todos
Para o pessoal do Interior do Estado de São Paulo: a reivindicação principal é a justa equiparação dos salários com os valores praticados na Capital.
No Ensino Médio: é preciso discutir com seriedade a carga horária, com a disponibilização de mais tempo livre para as atividades docentes necessárias fora da sala de aula).
Para todos: queremos a ampliação do número de delegados representantes, permitindo a maior organização, mobilização e fortalecimento da nossa categoria.
Converse com seus colegas. Encontre o seu sindicato aqui: https://fepesp.org.br/sindicato/
Em 2003, o SinproSP realizou o primeiro Acordo Coletivo com o Centro Universitário do Senac-SP com os professores do Ensino Superior. A partir daí novas lutas e mobilizações resultaram na extensão do acordo para o Interior.
Em 2019, o Senac iniciou sua primeira unidade de Ensino Médio em São Paulo. Já em 2018 iniciamos as discussões e firmamos um acordo coletivo, limitado a São Paulo, baseado nos acordos anteriores do Superior e nas Convenções Coletivas de Educação Básica. O primeiro Acordo teve a duração de dois anos, 2019 e 2020.
Em 2020, novas unidades de Ensino Médio foram inauguradas em São Paulo e no interior. Começamos com um acordo do Ensino Médio que abrangia 13 professores e professoras. Hoje temos cerca de 500 em todo o Estado!