A revista GIZ, número 3, outubro, do Sindicato dos Professores de São Paulo, publica um dossiê sobre o intelectual brasileiro mais celebrado no mundo - Paulo Freire. Textos são de Jorge Claudio Ribeiro e Martinho Condini.
A bela capa da GIZ estampa uma conhecida foto do pernambucano, nascido em Recife, em 1921. Talvez o pernambucano, entre todos, mais cidadão do mundo. “Educar, Resistir, Libertar”, diz a chamada para o dossiê. E, na matéria, também há um ensinamento do professor e Secretário da Cultura, em São Paulo, gestão Luiza Erundina: “Aprender a ler, a escrever, a pensar”.
Na primeira contracapa, a GIZ traz um texto do mestre José Salvador Faro, morto recentemente. No artigo, o professor Faro reflete acerca dos 85 anos do SinproSP, completados em 2025.
Vale ressaltar a profunda pensata, por Sandra Caballero Chagas e Rita Fraga (ambas professoras), que situa o sindicalismo no processo histórico: “Os Sindicatos sempre foram e continuarão a ser instrumento fundamental na garantia do trabalho digno, para além da questão salarial”.
Uma questão que pesa hoje no exercício da profissão e também nas relações de trabalho é a “Educação a distância/A invasão do capital estrangeiro nas Instituições de Ensino Superior do Brasil”, escreve o professor Iberê Moreno, dirigente do SinproSP.
O Sindicato é presidido por Celso Napolitano, que até 9 de novembro presidia a Fepesp. O professor Celso também foi presidente, durante anos, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - Diap, à frente do qual prestou bons serviços ao sindicalismo e ao povo brasileiro.
Distribuição - A Revista GIZ pode ser solicitada ao SinproSP pelo telefone (11) 5080.5988.
MAIS - Site do Sindicato - www.sinprosp.org.br