O SinproSP lançou novo episódio da série “Encontros Literários”. Os diretores do Sindicato, Ailton Fernandes e Silvia Barbara, conversam com Rogério Zaghi, pianista, diretor da Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado (Osesp) e coordenador dos programas educacionais da Fundação Osesp.
Além de receber a gravação, a própria Sala São Paulo foi um dos focos da conversa. Local é um equipamento público gerido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de SP. Criado em 1999, hoje é um espaço de concertos de renome internacional, e também abriga diversos projetos educacionais.
Ailton, também diretor da Fepesp, enaltece o caráter pedagógico do local. Ele diz: “A Sala São Paulo não se destaca apenas por sua acústica perfeita ou pelas apresentações musicais que recebe. Ela presta à sociedade paulista um valioso serviço de educação musical”.
Entrevista - Afora os programas educacionais da Fundação Osesp, a conversa abordou temas como a conexão da música com a educação e a religião, além da formação de público.
Para Rogério Zaghi, a ideia de que a música de concerto é elitista não é verdadeira. “Há compositores, como Villa-Lobos e Dvorak, que escrevem melodias populares, recebidas calorosamente pelo público. Com outros artistas, é preciso dar uma segunda chance. Isso depende de cada obra, e vale para qualquer arte”, explica.
Assista à entrevista completa aqui.
MAIS - Site e redes sociais do Sinpro SP. Site da Sala São Paulo. Telefone (11) 3367.9500.