Fepesp - Federação dos Professores do Estado de São Paulo

Por agencia sindical em 8 de outubro de 2025

Série 'Encontros Literários', do SinproSP, entrevista o jornalista Sérgio Gomes

O novo episódio da série “Encontros Literários”, produzida pelo Sindicato dos Professores de São Paulo, traz entrevista com o jornalista Sérgio Gomes, mais conhecido como Serjão. A conversa é conduzida por Celso Napolitano, presidente do SinproSP e da Fepesp, e Ailton Fernandes, diretor das duas entidades.

Sérgio tece considerações sobre política, comunicação, religiosidade e até comensalidade. São temas que hoje lhe são caros e que o levam a ter fé no futuro. Para ele, o convívio e a amizade entre as pessoas é a chave para vencer as muitas lutas que estão por vir.

Trajetória - Serjão é formado em Jornalismo pela ECA/USP, em 1973, onde também lecionou Jornalismo Sindical, Comunitário e Popular. Militou no Partido Comunista Brasileiro e no movimento estudantil. Foi preso e barbaramente torturado pela ditadura em 1975. Em 1978, fundou, com um grupo de jornalistas e artistas, a OBORÉ Editorial.

Trabalhou na Folha de S. Paulo, notadamente na equipe do lendário Folhetim, comandado por Tarso de Castro entre 1977 e 1981. Mas foi no movimento sindical de trabalhadores que deu sua contribuição mais marcante, ao organizar departamentos de imprensa de centenas de Sindicatos e associações, em todo o Brasil, inclusive do SinproSP e da Fepesp.

Entrevista - Está dividida em capítulos, mas também pode ser vista integralmente ou à escolha do interessado.

Os temas são: Atuação no centro acadêmico da ECA-USP; A ditadura no Chile e os movimentos solidários ao povo chileno; Decisão de trabalhar "na encolha" do Jornalismo; A eleição de 1974;

Movimentos contra a ditadura e as consequências; Os papéis da Oboré, do SinproSP e do Diap; Constituinte, eleições de 1989 e o entrosamento com o Parlamento; Reflexão sobre a Fepesp; Movimentações comunistas na universidade e na sociedade; O que significa "OBORÉ" e os princípios da OBORÉ Editorial.

Assista à entrevista completa aqui.

MAIS - Site e redes sociais do Sinpro SP.

crossmenu
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram